O site de notícias Mantan-Web, da Mainichi Shimbun, reportou que a produção actual de anime demora o dobro do tempo a ser concretizada e o triplo do tempo a realizar a dobragem. Esta informação foi recolhida numa série de entrevistas realizada a algumas pessoas da indústria anime.
As Consequências da COVID-19 na Indústria Anime
Um dos entrevistados afirmou que a mudança para trabalho remoto, que se sucedeu em Março de 2020, teve um impacto significativo em particular nos estúdios que trabalham maioritariamente de forma analógica.
Existem muitos estúdios que ainda estão em transição para o digital. Para estes estúdios, no que diz respeito a trabalho remoto, o processo de revisão vai demorar muito mais tempo. Além disso existe muitas pessoas que estão habituadas às reuniões presenciais, o que acaba por prejudicar a qualidade do trabalho. É muito complicado manter a qualidade do trabalho enquanto o fazemos à distância.
A Mantan-Web reportou, também, que existem alguns trabalhadores a afirmar que “a situação está gradualmente a regressar à normalidade, mas que será um processo longo”.
No que diz respeito ao departamento das dobragens reportou que, durante um bom tempo, a produção esteve completamente parada e só actualmente estão a retomar esse trabalho.
Separar os microfones e assegurar o distanciamento social, significa que apenas três actores podem gravar ao mesmo tempo. Anteriormente tínhamos dez actores a gravar ao mesmo tempo, o que agora é muito complicado de executar.
Existem dobragens que demoramos o triplo do tempo para executar. Como resultado, o tempo que o realizador tem de ficar a supervisionar a gravação é muito superior ao normal.
Além disso, a situação limita a criatividade dos actores para realizarem alguma improvisação.
Antes de mergulharmos nesta crise social e económica, a indústria anime já vivia os seus conhecidos problemas de recursos humanos. Apenas os estúdios mais bem sucedidos têm sobrevivido. A situação da COVID-19 além de criar novos problemas, agravou os já existentes.
Esta situação poderá causar uma grande agitação e disrupção na forma como a indústria opera actualmente.
A indústria anime carece de novas abordagens de produção.
O jornal de notícias Sponichim, reportou em Abril que as dobragens para anime estavam completamente paradas e que os atrasos continuariam sem previsões de mudança. A produção anime, além dos problemas mencionados acima, também sofreu no volume de outsourcing realizado com a China e com a Coreia do Sul, que também estão a lidar com a pandemia.
A lista de séries, filmes e manga, afectados pela COVID-19, pode ser vista aqui:
Fonte: Anime News Network