A agência japonesa de publicidade Asatsu-DK anunciou, há dias atrás, a sua intenção em comprar a Studio Gonzo. O objetivo com a compra (OPA) deste estúdio de Anime é fazer dele um subsidiário consolidado.
O período de ofertas públicas abriu nos últimos dias, e assim continuará até 22 de agosto. À data desta notícia, o valor das ações da Gonzo rondavam os 230 euros. Se a Asatsu-DK resolver adquirir todas as ações, o preço final irá rondar os 54 milhões de euros.
O preço por ação estabelecido pela Asatsu-DK foi em acordo com a companhia de investimento japonesa, Iwakaze Capital. Esta última tornou-se a maior acionista da GDH (empresa mãe da Studio Gonzo) em 2008, e agora detém cerca de 80% das ações do Gonzo.
Recorde-se que a Studio Gonzo foi criada em 1992, quando o produtor de anime Shouji Murahama deixou a Gainax para criar a sua própria empresa. No ano 2000, a Gonzo fundiu-se com a Digimation, de Shinichiro Ishikawa, e daí nasceu a GDH (Gonzo Digimation Holdings). Mais tarde, concretamente em 2009, a GDH absorveu a Gonzo e adotou o seu nome.
Asatsu-DK planeia comprar Studio Gonzo
Fonte: Anime News Network