Os Asian Film Awards são apresentados anualmente pela Hong Kong International Film Festival Society, para reconhecer a excelência dos profissionais cinematográficos na indústria de filmes do cinema Asiático. A 13ª cerimónia dos galardões tomou lugar a 17 de março de 2019, no TVB City em Hong Kong.
Segue-se então a lista completa de vencedores deste ano!
Asian Film Awards 2019 – Lista de Vencedores:
Shadow, pelo peso pesado Chinês de 5ª geração, Zhang Yimou, “ganhou” a noite arrecadando quatro vitórias, ainda que todas em categorias técnicas.
De resto, os prémios foram distribuídos de forma bastante uniforme.
O aclamado Shoplifters pelo mestre Japonês, Hirokazu Kore-eda, levou para casa o prémio de Melhor Filme.
Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões – Análise
O auteur Sul Coreano, Lee Chang-dong, que recebeu este ano o Lifetime Achievement Award, venceu a categoria de Melhor Realizador com Burning.
Nas categorias de interpretação:
- O prémio de Melhor Ator foi para o Japonês, Koji Yakusho, em The Blood of Wolves. O thespian recebeu também o honorário Excellence in Asian Cinema Award.
- A atriz Cazaque, Samal Yeslyamova, triunfou na categoria de Melhor Atriz com a sua performance em Ayka. Galardão arrecadado também no Cannes Film Festival do ano passado.
- Zhang Yu, do sucesso Chinês Dying to Survive, venceu o prémio para Melhor Ator Secundário, enquanto que o galardão para Melhor Atriz Secundária foi para a veterana de Hong Kong, Kara Wei, por Tracey.
O estreante em realização de Hong Kong, Oliver Chan, foi votado como o Melhor Novo Realizador por Still Human, e Johnny Huang do blockbuster Chinês, Operation Red Sea, venceu o Melhor Recém-Chegado.
O auteur Chinês, Jia Zhangke, recebeu o prémio de Melhor Argumento por Ash Is Purest White, enquanto que Project Gutenberg, do realizador Felix Chong, venceu a categoria de Melhor Efeito Visual.
A AFA reconheceu, também, novos talentos ao atribuir o AFA Next Generation Award ao ator Sul Coreano e membro dos JYJ, Kim Jae-joong, e o AFA Rising Star Award ao ator Park Seo-jun, também da Coreia do Sul.
Fontes: The Hollywood Reporter e Cinema Asia – Facebook