Attack on Titan 3 Episódio 49 – Opinião

por Renato Sousa
Attack on Titan 3 Episódio 49 - Night of the Battle to Retake the Wall

“Night of the Battle to Retake the Wall”

 

Como foi anunciado recentemente, este foi o último episódio de Attack on Titan 3 antes da série entrar em hiato. O regresso só vai acontecer em abril de 2019, pelo que até lá teremos que lidar com o suspense e a expectativa. Afinal de contas, se há coisa que Shingeki no Kyojin continua a fazer muito bem é despoletar o sentimento de saudade no interior de qualquer espetador.

 

Erwin vs Levi

A primeira parte deste episódio ficou marcada pelo duelo de argumentos entre estes dois. Não é que fosse preciso, mas provaram mais uma vez o porquê de serem das minhas personagens favoritas.

Não é novidade para ninguém que tanto Erwin Smith como Levi Ackerman são dotados de uma inteligência incrível no campo de batalha. Um no planeamento global, o outro na estratégia individual de um duelo físico. Todavia, desta vez outros parâmetros sobressaíram. Nomeadamente, a frieza e a frontalidade que marcaram presença neste diálogo repleto de grande tensão e intensidade.

Levi foi quem atacou primeiro. As constantes ameaças físicas do Ackerman ao seu próprio Comandante, com vista a assegurar a salvação de Erwin na nova operação, tiveram um tom ousado e assustador, com tónico de comédia, que encaixou perfeitamente no caráter desta personagem mediática.

Por seu lado, o contra ataque impávido e sereno de Erwin, com base na sua obsessão pela verdade, acabou por levar de vencido um Levi cujo discurso teria deixado qualquer outro petrificado.

 

Attack on Titan 3 Episódio 49 - Levi Ackerman

 

O diálogo de Erwin com Dhalis Zachary, há alguns episódios atrás, já tinha apontado para este grande foco do atual líder dos Survey Corps. A rejeição da “seringa mágica”, que foi tema de conversa na introdução deste episódio, idem. Porém, foi mesmo o confronto de palavras entre Erwin e Levi que deixou tudo “clarinho como a água”. Mais do que a sobrevivência da Humanidade, o Smith quer descobrir e presenciar a verdade. Nada mais!

Com esta postura do Comandante, surge uma última interrogação sobre este assunto. Se por agora os interesses de Erwin servem para levar os da Humanidade em frente, será que vai ser sempre assim?

 

A noite antes da batalha pela Muralha Maria

O banquete dos elementos que vão estar envolvidos no confronto pela Muralha Maria não foi nada de especial. Nem mesmo a parte da luta desesperada pela carne despertou-me muita atenção, sendo incapaz de arrancar grandes gargalhadas.

Contudo, identifiquei dois regressos que, embora não tão mediáticos como noutros tempos, foram bastante positivos. O primeiro foi o duelo entre Eren Jaeger e Jean Kirstein. O dito cujo voltou a ter alguma intensidade, depois de nos últimos tempos ter sido abafada por indiretas de Jean para Eren que nunca originaram nada de interessante. O segundo foram os pontapés arrasadores de Levi. Mais uma vez, não deram hipótese.

 

Attack on Titan 3 Episódio 49 - Eren Jaeger vs Jean Kirstein

 

Shingeki no Kyojin sabe brilhar nas despedidas

Porque tem sido sempre assim. Desde a primeira temporada até agora que o anime se tem despedido com classe dos seus fãs, ao mesmo tempo que nos deixa a desesperar por mais. No entanto, quero chamar à atenção que aqui não estou a falar do que se viu durante o ending deste último episódio da primeira parte de Shingeki no Kyojin 3.

Em vez disso, refiro-me ao momento que iniciou com a população das Muralhas a surgir diante dos Survey Corps para os incentivar. Uma iniciativa de Flegel Reeves que teve uma resposta épica e de certo modo inesperada de Erwin. Arrepiante! Não só o acontecimento como a música que o complementou. Tem sido sempre assim, e que assim continue.

Para além disto, não esquecer que ficamos a caminho de um momento que promete ser muito importante para o futuro da Humanidade. Só isso já era motivo suficiente para se querer ver mais. Com o desfecho mencionado no parágrafo anterior, a ansiedade e o desespero em sabermos mais de Attack on Titan subiu para um outro patamar.

 

Attack on Titan 3 Episódio 49 - Erwin Smith

 

Attack on Titan 3 Episódio 49 – Conclusão

Agora sim, um comentário ao preview da segunda parte de Attack on Titan 3. Uma continuação que só irá chegar em abril do próximo ano (2019). O que tenho a dizer sobre ela? Totalmente desnecessária!

Passo a explicar. Depois do momento fantástico da partida dos Survey Corps em direção à Muralha Maria, a produção só tinha que se limitar a colocar o ending habitual. Estes primeiros 12 episódios tiveram maus e bons momentos, mas no geral foram capazes de manter o espetador interessado e concederam aos fãs uma despedida de alto gabarito.

 

T-Shirt Eren Yeager Titã - Shingeki no Kyojin

Um dos Titãs mais mediáticos da famosa história de Hajime Isayama já pode acompanhar-te para todo o lado, no teu dia a dia.

O desenho presente na t-shirt foi trabalhado de forma a combinar bem com as duas cores de t-shirts mais comuns: o preto e o branco.

 

Em contrapartida, a inclusão da cena de Levi, Mikasa e Eren revela alguma insegurança do Wit Studio no trabalho desenvolvido nestes últimos tempos e na própria história. Só isso justifica ter puxado (mais uma vez!) a “cassete” original à frente para incluir algo que ainda não devia ser mostrado e que poderia causar um hype maior no momento certo. Foi uma má escolha!

Sem mais nada a dizer sobre este número 49 (e não, não me esqueci da cena de Eren, Mikasa e Armin, que a meu ver foi irrelevante), é altura de acompanhar o hiato de Shingeki no Kyojin 3 e também só regressar em abril. Até lá!

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.