Attack on Titan 3 – O que vai acontecer?!

por Renato Sousa
Attack on Titan 3 - O que vai acontecer?

O final da segunda adaptação anime de “Attack on Titan”, inspirada na obra de Hajime Isayama, trouxe consigo a confirmação da existência de uma terceira. Nessa altura, o melhor ainda estava para vir. Nomeadamente, o anúncio que Attack on Titan 3 tem data de estreia marcada para a primavera do próximo ano (2018). Ou seja, desta vez não vai ser necessário esperar quase quatro anos pela continuidade.

Contudo, até à data estipulada da nova transmissão, torna-se impossível a qualquer fã de Attack on Titan não pensar uma, duas e três vezes sobre os acontecimentos que podem marcar a próxima adaptação de “Shingeki no Kyojin”. Com base nisto, surge este artigo, sem qualquer tipo de SPOILERS associados à manga, que visa debater a seguinte questão: Attack on Titan 3 – O que vai acontecer?!

 

Reiner, Bertolt e Ymir

O trio que esteve em maior evidência em Attack on Titan 2 trouxe à superfície um conjunto de questões e dúvidas sobre este universo disputado por Humanos e Titãs. De facto, este trio deu a entender ser oriundo de outra parte do planeta, na qual poderão residir mais humanos. Um dado que pode ser corroborado pelas ações e comportamentos de Reiner e Bertolt até ao momento, pois parece que têm vindo a cumprir ordens superiores.

Será que nos vai ser apresentada uma outra região do globo com mais Humanos e Muralhas preenchidas por Titãs? Algo do género? Vamos ver o que acontece. A verificar-se esta situação, também deverão ser conhecidas as verdadeiras intenções de Ymir em juntar-se a este duo, sabendo ela que não é particularmente bem-vinda devido a acontecimentos passados.

 

Attack on Titan 3 - O que vai acontecer?

 

O novo objetivo dos Survey Corps

Poderia dizer: “o novo objetivo da Humanidade”. Porém, Survey Corps parece-me ser mais correto. Digo isto por, atualmente, serem eles, juntamente com os elementos da recruta nº104, os principais símbolos da Humanidade na procura incessante pela verdade e salvação.

De facto, se há coisa que a segunda temporada do anime deixou claro foi que o duelo entre Humanos e Titãs de outrora já não pode ser encarado dessa forma, no tempo presente. Reiner, Bertolt, Ymir e Annie são Titãs assumidos, depois de tanto tempo a viverem no seio dos Humanos e das Muralhas construídas para os protegerem. A descoberta de Connie Springer e Hange Zoe em relação à origem da invasão Titã que deu início a Attack on Titan 2 também deixou muita gente em “cheque”. Resumindo, já ninguém pode confiar em ninguém, pelo que será muito interessante perceber qual o próximo grande foco deste grupo. Alguém tem palpites?

 

Attack on Titan 3 - O que vai acontecer?

 

O Passado de Historia Reiss

Ymir e Kirsta Lenz (Historia Reiss). Duas personagens que passaram completamente ao lado na estreia do anime. Já nesta segunda adaptação, a sua relação esteve no centro das atenções durante um número largo de minutos. Ora ninguém passa de secundário a principal sem razão de ser, pelo que não creio que a coisa fique por aqui.

Ymir já teve uma boa dose de atenção e certamente continuará a ter em conjunto com a projeção dos outros Titãs a quem se juntou. Só ainda não percebemos bem aquilo que nos foi mostrado do seu passado porque falta a transmissão do momento chave. Aquele que nos permitirá ficar a saber tudo sobre esta personagem.

Com Historia, a história não poderá ser diferente. As incursões ao passado desta personagem foram demasiado curtas e inócuas para se perceber grande coisa. Mas o que mais desperta a atenção é o diálogo que Hange Zoe tem com ela a meio da segunda série. Zoe menciona o facto desta pertencer a uma família real. Uma cena que chama a palco um grupo da Humanidade que até agora passou despercebido e que terá algo a esconder. Governo, Nobreza, Igreja, enfim, aqueles que vivem protegidos pela Muralha Sina e pela Brigada Militar (Militar Police Brigade). As indicações deixadas pelo Padre Nick quando Zoe o confronta com a existência de Titãs dentro das Muralhas só podem levar à formulação desta tese.

 

Attack on Titan 3 - O que vai acontecer?

 

Coordinate – O novo poder de Eren Yeager

Ainda só tivemos uma amostra daquilo que até agora conhecemos como “Coordinate“. Um poder que se encontra na possa de Eren Yeager e que pode mudar muita coisa nesta guerra de espécies.

Pelo que deu para perceber até à data, esta nova capacidade do protagonista permite-lhe controlar os Titãs. Exceto aqueles que têm Humanos no seu interior. Esses, por seu lado, mostraram-se estupefactos e altamente preocupados com este novo cenário. Assim, ganha força a ideia que esta “arma” poderá ser uma grande ajuda para os Survey Corps na luta contra os Titãs. Quiçá, venha mesmo a inverter os papéis de David e Golias nas próximas batalhas. Estaremos prestes a ver os Humanos a assumirem o poder fora das Muralhas?

 

Attack on Titan 3 - O que vai acontecer?

 

Quem se esconde atrás do Beast Titan?

Shingeki no Kyojin 2 fechou com a aparição do Beast Titan e do humano que o controla nos seus ombros. Uma imagem que não só confirma a existência de mais humanos escondidos atrás de Titãs, como dá a entender que esta poderá ser uma personagem de grande relevo nos próximos capítulos.

O Beast Titan não foi visto aliado a ninguém. A sua cara/apresentação humana nunca foi exibida de forma clara. Será alguém que conhecemos? Outro “intruso” dentro das Muralhas? Ou será esta mais uma indicação que de facto existe Humanidade para lá das Muralhas? Perguntas que urgem resposta. Então se reforçarmos a hipótese deste atuar a solo, nesse caso poderá vir a tornar o enredo de Attack on Titan 3 bastante mais complexo e aliciante para os fãs da obra. Pelo contrário, poderá também trazer respostas a muitas questões levantadas desde o seu começo.

 



 

Attack on Titan 3 – O que vai acontecer?!

Humanos vs Titãs? Humanos vs Humanos? Titãs vs Titãs? Afinal, em que ficamos?

Na despedida de Shingeki no Kyojin 2, Erwin Smith disse que a Humanidade deu mais um passo em direção à descoberta da verdade. Não discordo. Porém, com tantas perguntas a pedirem resposta há muito tempo, e outras novas intrigas a surgirem com a transmissão de cada episódio, fica muito complicado medir a real distância que nos separa da Verdade escondida no seio de Attack on Titan. Voltamos a falar na próxima Primavera. Até lá!

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.