Manga Attack on Titan Volume 20 | Análise

3 Abril, 2017  Por Renato Sousa
0


Manga Attack on Titan Volume 20 – “Facing Annihilation”   Com a segunda temporada do anime a poucas horas de estrear, terminei ontem a leitura da Manga Attack on Titan Volume 20. Ainda que não seja certo a inclusão destes capítulos nesta nova série (provavelmente sim!), a verdade é que…

Manga Attack on Titan Volume 20

Capa - 8.2
Enredo - 9.1
Ambiente - 8.5
Consistência Geral - 8.6

8.6

Muito Bom

Grandes desenvolvimentos no duelo entre os Titãs e os Survey Corps que tem em jogo a sobrevivência da Humanidade. Hajime Isayama voltou a despertar fortemente a atenção e a emoção no leitor.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 4.2 ( 2 votos)
9

Manga Attack on Titan Volume 20 – “Facing Annihilation”

 

Com a segunda temporada do anime a poucas horas de estrear, terminei ontem a leitura da Manga Attack on Titan Volume 20. Ainda que não seja certo a inclusão destes capítulos nesta nova série (provavelmente sim!), a verdade é que este momento da história me deixou ainda mais desejoso em ter de volta a animação desta obra fantástica de Hajime Isayama. Sem grandes rodeios, vou direto às batalhas que preenchem o momento atual da história.

 

104th Training Corps vs Colossus & Armored Titan

Todos os envolvidos fizeram parte do mesmo grupo de treino no arranque da história. Posto isso, há muito que já se separaram e, até ao presente, já várias batalhas travaram. Estas poderiam ser razões suficientes para conhecerem “de ginja” os seus pontos fortes e fracos. Porém, Isayama fez questão de tornar tudo mais interessante, a todos os níveis!

Primeiro com o aparecimento das Thunder Spears, a arma mais moderna do equipamento dos Survey Corps. Para além de surtir grande efeito nos Titãs, trouxe o fator surpresa para o lado da Humanidade, o que raramente acontece.

Depois com Bertolt (Colossus Titan). Nunca se tinha percebido o seu ponto fraco. Tendo em conta o seu comportamento em confrontos anteriores, agora tudo faz sentido. Mas só agora! O mistério do seu desaparecimento repentino em várias situações prevaleceu durante demasiado tempo. E se não fosse Armin, ainda aqui estávamos sem reparar que este enfraquecia rapidamente com as explosões de ar quente emitidas pelo próprio. Algum de vocês foi perspicaz por antecipação?

Ainda relativamente ao Colossus Titan, só em modo combate com vários Humanos e Titãs à volta é que deu para perceber que este é realmente gigante! Já aquele pontapé a Eren foi tão previsível que era o que ia acontecer. Os desenhos em plano distante deram a dica.

Por fim, mesmo com os grandes estrategas dos dois lados a tentarem ler as linhas de pensamento dos seus adversários – outrora amigos da recruta e grandes conhecidos – os métodos postos em prática surtiram o efeito surpresa tão ambicionado por qualquer leitor. Mas isto é assunto para mais daqui a pouco.

 

Manga Attack on Titan Volume 20 - 104th Training Corps vs Colossus Titan

 

Levi vs Zeke (Beast Titan)

O modo ortodoxo, mas prático e funcional, como Zeke decidiu atacar Erwin, Levi e companhia foi mais uma surpresa inesperada. Dada a superioridade dos Titãs em relação aos Humanos, esta estratégia deixou claro que os Titãs, de certa forma, também receiam os Humanos. Talvez pelo espírito de sacrifício e enorme coragem que alguns elementos do nosso povo demonstram em momentos como este. Os Survey Corps são o maior exemplo que podemos encontrar. Apesar de terem elementos com dúvidas e receios, têm também muita gente formatada para estas situações terríveis. Temos muitos defeitos, mas também temos atitudes e comportamentos inexcedíveis.

Um assunto que nos leva a Erwin Smith! Com a sua morte praticamente confirmada, esta é de facto a personagem cuja perda me deixa mais triste. Erwin era quem mais desejava descobrir os segredos da cave em Shiganshina. O que mais teve que suportar as mortes dos seus colegas e subordinados. O que mais questionou a relação entre Titãs e Humanos. Aquele que, nestes momentos finais, venceu uma luta interior contra o egoísmo, sacrificando-se para permitir a Levi aproximar-se de Zeke e dar um novo alento à Humanidade. Espero é não estar com isto tudo a fazer-lhe um funeral antecipado.

Levi, o mais talentoso dos Survey Corps na arte do combate, não tremeu durante a luta com Zeke. E aqui uma pausa para destacar os desenhos fantásticos que deram vida a este momento da história. Todavia, Levi vacilou e deixou pendurada a promessa que fez a Erwin. Será capaz de virar a situação a seu favor, depois de ter permitido a fuga de Zeke? O final deste volume 20 deixa a ideia que Bertolt e Reiner serão capturados, o que leva à necessidade de alguém escapar para a história continuar. Zeke deverá mesmo conseguir. Ele que parece conhecer as memórias perdidas dos humanos devido a intervenção da família Reiss ao longo dos tempos.

 

Manga Attack on Titan Volume 20 - Levi vs Zeke

 

Armin Arlert | Attack on Titan Volume 20

Quando recebi a minha edição especial deste volume 20 e vi Armin na artwork da capa especial, criada por David Mack, fiquei logo com a “pulga atrás da orelha”. Infelizmente, as minhas suspeitas confirmaram-se no final do volume. Armin Arlert, personagem que sempre se destacou por ser um grande estratega em combate e um expert a analisar situações cruciais para o progresso da Humanidade rumo à descoberta dos segredos dos Titãs, despediu-se de forma memorável. Fundamental desde o início desta última operação dos Survey Corps, Armin – e faço minhas as palavras de Eren – provou ser o mais corajoso de todos os elementos do grupo. Agora, sem Armin e Erwin, quem assumirá o cargo de grande estratega da Humanidade? Jean Kirstein? Hange Zoe?

 

Manga Attack on Titan Volume 20 - Capa David Mack

 

O Contra Ataque | Attack on Titan Volume 20

Se no início do volume tudo parecia perdido, a história sofreu uma volta de 180º até à última página deste volume. Apesar disso, creio que o autor conseguiu ludibriar o leitor e convencê-lo de que a sobrevivência da Humanidade estava mesmo em perigo. Isto até ao momento em que Hange apareceu, inesperadamente, na luta contra o Armored Titan e, acima de tudo, quando Eren surpreendeu o Colossus Titan. A meu ver, este último foi um momento excecional. Depois de na primeira fase de Attack on Titan, Eren ter surgido na mesma posição diante dele, mas este ter-se esfumado, nesta repetição da cena o desfecho foi totalmente diferente. Um momento espetacular que no anime será certamente ainda melhor!

Independentemente do que Levi possa fazer, parece estarem garantidas as condições para que este contra ataque da Humanidade tenha continuidade. Ou será que a história vai voltar a dar uma grande volta já nos próximos capítulos?

 

Manga Attack on Titan Volume 20 - Eren vs Colossus Titan

 

Quando o destino das personagens principais é uma incerteza!

Tudo o que se passou neste volume serviu apenas para justificar a marca que sempre caraterizou Attack on Titan e o próprio Hajime Isayama. Isto é, nesta história não existem personagens com sobrevivência garantida! Mesmo a Humanidade, entre o volume anterior e este, chegou mesmo a existir um momento em que isso teve fortemente em equação. Agora já é uma opção menos válida.

Contudo, e voltando às personagens, o sacrifício de Armin Arlert, a quase consolidada morte de Erwin – duas das personagens mais adoradas da obra (pelo menos por mim!) – a juntar a tantas outras que foram desaparecendo desde o início da história, deixam bem patente esta incerteza. O leque de personagens principais é cada vez mais apertado. Sinceramente, não me parece que as “cruzes a vermelho” nos protagonistas se fiquem por aqui.

Por um lado é bom, pois dá outra alma ao leitor/espectador, que acaba por viver a história com outra intensidade, fruto dessa incerteza. Não ter aquele conforto do desfecho mais previsível tem outro tipo de impacto, ainda que possamos ficar mais desgostosos quando tudo acabar. É relativo, mas enquanto a obra se encontra em “modo de publicação”, o hype e a discussão é sem dúvida maior!

 

Manga Attack on Titan Volume 20 | Armin Arlert vs Bertolt Hoover

 

O que esconde a cave da casa de Eren em Shiganshina?

Posto isto, e olhando para a capa do próximo volume, fica a ideia de que estamos muito próximos de finalmente descobrir o que esconde aquela cave. Mais ainda, os acontecimentos deste Attack on Titan Volume 20 deixam a ideia clara de que a história terá dado um grande passo em relação ao seu epílogo.

Consoante o que lá esteja escondido, agora sim, poderá vir por aí o grande contra ataque da Humanidade. Será desta? A ver vamos! Não é fácil aguentar este momento em que se está em pulgas pela estreia da nova temporada de Shingeki no Kyojin, em paralelo com o lançamento do próximo volume da manga.

 

 

Comentários do Facebook




Renato Sousa
Licenciado em Engenharia Informática. Adora ver Anime e Liderar este Projeto. Colecionador de DVDs, Blu-rays, Mangas, Livros e Videojogos. Viciado em Corrida.







Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Touken Ranbu revela Teaser e Novas Informações O site oficial de Touken Ranbu, adaptação do jogo Touken Ranbu -Online- pelas mãos da Ufotable, começou a transmitir...
Partilhas