Attack on Titan Volume 21 – Análise Manga

4 Junho, 2017  Por Renato Sousa
0


Attack on Titan Volume 21 – “Down To The Basement”   Manga Attack on Titan Volume 21! Para mim é SÓ o melhor volume compilado desta obra. Até à data! E como o título indicia, finalmente tivemos acesso à cave da casa da família Yeager. Um local em Shiganshina que vinha a ser…

Attack on Titan Volume 21

Capa - 8.7
Enredo - 9.9
Arte ou Visual - 9.5
Consistência Geral - 9.7

9.5

Fenomenal

Um volume verdadeiramente viciante e sobre o qual é difícil ter controlo. O melhor desta história até ao momento presente. Attack on Titan está ao rubro!

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 4.9 ( 1 votos)
9

Attack on Titan Volume 21 – “Down To The Basement”

 

Manga Attack on Titan Volume 21! Para mim é SÓ o melhor volume compilado desta obra. Até à data! E como o título indicia, finalmente tivemos acesso à cave da casa da família Yeager. Um local em Shiganshina que vinha a ser falado desde muito cedo na história. Valeu a espera! Ainda que não seja o fator de maior destaque para estar aqui a embandeirar em arco esta compilação de capítulos de Shingeki no Kyojin.

 

Erwin Smith ou Armin Arlert?

Não se faz Isayama! Como foste capaz de nos obrigar a escolher entre Armin Arlert e Erwin Smith? Eu que já tinha dado os dois como mortos, quando me deparei com o flashback sobre o soro dos Titãs e vi estas duas personagens ressurgirem, senti logo um nó no estômago. Foi emoção a mais a cada virar de página. Armin tossiu. Erwin ressurgiu.

Independentemente da escolha que fosse feita, Shingeki no Kyojin estava condenada a perder uma das personagens mais importantes criadas pelo autor. Mas a certa altura a adrenalina provocava um maior sentimento de “urgência” do que de escolha. A presença de Zeke e a sua reputação logo me fizeram temer que este trio tão importante de Titãs poderia, mais uma vez, escapar à Humanidade.

Voltando a uma das decisões mais importantes que Attack on Titan já nos apresentou (senão mesmo a maior de todas…), qual seria a vossa escolha? Pessoalmente, entendo e encaro como natural o comportamento de Eren, Mikasa e companhia, numa luta desesperada pela salvação de Armin. Reconheço Armin como peça chave em tudo o que a Humanidade vinha a conseguir nos últimos tempos. Mas a minha vontade era salvar Erwin Smith.

 

Attack on Titan Volume 21 - Erwin Smith & Armin Arlert

 

Adeus Comandante!

Obrigado por todos os bons momentos que proporcionaste, Comandante! Ainda virei a escrever aqui um artigo totalmente dedicado a ti. Porque desde que os Survey Corps surgiram em Shingeki no Kyojin me senti agarrado à obra com uma outra força. Porque de todo o elenco, Erwin, Levi e Hange Zoe rapidamente conquistaram o meu top de personagens favoritas.

Desde a estratégia montada e liderada por Erwin com vista à captura da Female Titan, até ao sacrifício de todo um grupo para permitir a Levi atacar o Beast Titan, muitas foram as expressões e as tomadas de decisão com que esta personagem me conquistou. A relação de transparência e respeito de Zoe e Levi para com o Comandante também deixaram (sempre!) bem patente quem era o Líder e o porquê de o ser. Fico-me por aqui, mas não esquecerei esta decisão, Hajime Isayama!

 

Manga Attack on Titan Volume 18

 

Armin Arlert, o novo Colossus Titan!

Olhando à situação atual, se Armin assumisse o cargo de novo Líder dos Survey Corps não seria propriamente injusto. O cargo foi entregue a Hange Zoe e também tem a sua lógica e a sua justiça.

Voltando a Armin Arlert, o autor voltou a dar ênfase a esta personagem após este absorver os poderes do Colossus Titan. A atenção e o reforço no facto de Erwin ter sido preterido em prol do rapaz veio colocar uma enorme responsabilidade e pressão sobre os seus ombros. Não podia ser de outra forma! Mas verdade seja dita! Como o autor fez questão de nos mostrar de forma muito subtil, por intermédio algumas viagens ao passado, Armin não é de fugir às suas responsabilidades. Logo, não vale a pena criar um problema onde ele não existe.

A fechar este tema, com a “aquisição do Colossus Titan, a Humanidade está mais forte do que nunca, assim como Armin. Com esta benesse, o rapaz viu os seus pontos mais fracos até à data – força e capacidade de luta -bem reforçados. Juntando isto aos seus níveis de excelência na parte da estratégia, ui ui, muito cuidado com ele a partir de agora.

 


Relacionado: Attack on Titan 2 – Primeiras Impressões


 

A História das Muralhas e dos Titãs

Depois de duas personagens quase darem cabo de nós com um conjunto de cenas de alta intensidade, Isayama mal nos deixou respirar. Tudo porque nos instantes seguintes já estávamos na cave da casa dos Yeager, em Shinganshima. Finalmente a chegada ao local envolto em segredo desde o início de Shingeki no Kyojin.

O mangaka começou a levantar o véu por intermédio de um objeto demasiado moderno para a época de Attack on Titan. Uma fotografia! Certamente que quem leu os capítulos 85 e 86 com alguns dias de intervalo deverá ter ficado a interrogar-se sobre o que ela indiciava.

No entanto, o mais importante foi claramente o livro em que Grisha nos abriu os olhos para a criação dos Titãs e das Muralhas que hoje protegem a Humanidade. Parece que tudo se resume aos povos de Eldia, Marley, ao Titã Fundador e aos Nove Titãs com poderes que surgiram a partir do Fundador. E se estes correspondem ao Titã de Eren, Colossus, Armored, Female e Beast, então devem estar para surgir novos Titãs interessantes, pois aqui só conto cinco.

Attack on Titan Volume 21 – Conclusão

Antes de terminar a reflexão sobre este volume viciante em todos os momentos, deixo ainda outra pergunta no ar. Estará a Ymir que nós conhecemos relacionada com a Ymir que solicitou o poder dos Titãs ao Diabo? A resposta poderá surgir já no próximo volume.

Fica também a ideia de que vamos continuar com as memórias de Grisha Yeager e consequente análise de quem as está a ler. Tudo após ficar claro que a Humanidade está separada em duas partes do globo. Para quando o reencontro?

Attack on Titan está mesmo ao rubro! Na sua melhor fase de sempre, sem dúvida! A conclusão a que chegas não pode ser outra quando dás muito valor aos momentos de ação e chegas ao fim de uma análise (esta em concreto!) e te esqueces totalmente de falar em Levi e na perseguição louca e impensável que este conseguiu fazer a Zeke. Tudo “por culpa” da complexidade das personagens e de grandes revelações que te deram a volta à cabeça. Incrível!

 

Acompanha a chegada de novos produtos e as promoções da Loja ptAnime!

 

 

 

Comentários do Facebook




Renato Sousa
Licenciado em Engenharia Informática. Adora ver Anime e Liderar este Projeto. Colecionador de DVDs, Blu-rays, Mangas, Livros e Videojogos. Viciado em Corrida.







Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Steins Gate 0 anuncia Adaptação Manga A edição de julho da Young Ace, revista da Kadokawa, revelou que Steins;Gate 0, jogo da 5pb. Games inspirou a seriação...
Partilhas