Attack on Titan Volume 25 – Análise Manga

por Renato Sousa
Attack on Titan Volume 25 - Girding for Battle

Attack on Titan Volume 25 – “Girding for Battle”

 

Por esta altura, será muito complicado dizer quais os fãs de Shingeki no Kyojin que andam em maior estado de ansiedade. De um lado, estão os que seguem apenas o anime e estão a contar os dias para o início oficial da terceira temporada. Do outro, os leitores do manga, no qual a história está a atravessar um dos seus melhores momentos, rumo ao seu final.

Este volume 25 é a confirmação disso mesmo. Depois do desespero provocado pelo seu anterior, este foi o volume que li a maior velocidade. Definitivamente, tive que ter ritmo para acompanhar a adrenalina despoletada por toda a ação que preencheu este número.

 

Eren Yeager & Reiner Braun – Reencontro

O diálogo anunciado no desfecho do volume 24 trouxe à superfície tudo aquilo que nós, leitores, já tínhamos conhecimento e descodificado. Os ambientes fechados em que nasceram, a par das ilusões criadas nas suas cabeças, fizeram de Eren e Reiner as vítimas criminosas deste universo.

Não foram as únicas! Mas as principais, devido às suas personalidades. Tanto Reiner como Eren queriam primar pela diferença (positiva) em relação aos seus companheiros. Nunca foram mal intencionados. Porém, a realidade criada por outros rotulou as suas vontades como más e criminosas.

As palavras sábias e sensatas de Eren neste diálogo resumem tudo. No final, Reiner prostra-se e desabafa. No entanto, tal não era necessário. O acesso que tivemos aos seus pensamentos e comportamentos, em capítulos do passado recente, já o tinham demonstrado.

 

Attack on Titan Volume 25 - Reencontro Eren Yeager & Reiner Braun

 

A Declaração de Guerra

É difícil! Muito difícil escolher o momento mais alto de todos deste volume. Foram tantos! No entanto, o assassínio de Willy Tybur foi o gatilho para os momentos altos que se seguiram. Uma cena que durou, durou e durou … até explodir.

O discurso de Willy Tybur e o seu desfecho foi profetizado. Apesar disso, permaneceu a dúvida até ao último instante se aquilo ia realmente acontecer. A calma que Eren apresentava na base do edifício ia contra a profecia, podendo a sua mão a sangrar não passar de uma medida de proteção contra os presentes naquela sala.

Por agora, permanece o mistério do paradeiro de Falco e de Reiner. Algo que o volume 26 já deverá contar. Enquanto não posso falar disso, falo da representação de Willy. Brilhante! Resumir toda a história de Attack on Titan daquela maneira teatral foi incrível. Quer a versão falsa, quer a verdadeira.

Os leitores que ainda por esta altura andavam perdidos com tantas teorias e revelações acumuladas já estarão certamente esclarecidos. Esta foi a maneira de Hajime Isayama levantar por completo o véu misterioso da história e poder encetar o confronto final de forma limpa e esclarecedora. Um belo espectáculo!

 

Attack on Titan Volume 25 - Declaração de Guerra

 

Finalmente o War Hammer Titan!

Não estava na posse de Willy, mas sim na sua irmã. O War Hammer Titan apareceu finalmente na história, pelo que já temos a caderneta completa dos principais Titãs.

Como seria de esperar, este também se consegue sobressair no meio do grupo dos poderosos. O poder que tem de solidificar matéria e assim dar forma a poderosas armas de combate, consoante as necessidades do momento, conferem-lhe alguma vantagem em relação aos seus companheiros.

Sempre a querer primar pela diferença, e com vista a tentar justificar o seu aparecimento tardio em Shingeki no Kyojin, o facto deste Titã ser controlado a partir do exterior pelo seu portador, e não a partir do pescoço como acontece com os outros, também tem algo que se lhe diga. Um processo a ser esclarecido nos próximos capítulos?!

 

Attack on Titan Volume 25 - War Hammer Titan

 

A Modernização dos Survey Corps

Quase que me dava para perguntar: quem são estes Pokémons? Primeiro Mikasa, depois Jean, Sasha, Connie e companhia. Já não são os old fashioned Survey Corps da primeira metade da trama. Agora têm pistolas e fatos muito mais modernos. Enquanto nós andamos a explorar Marley, eles andaram a desenvolver-se e a preparar-se para as grandes dificuldades deste momento.

Pessoalmente, estou muito curioso para ver a adaptação destes novos equipamentos no anime. Sim, eu sei que ainda vou ter muito que esperar. Todavia, não é por isso que já me arrisco a dizer que vou preferir os anteriores. Não são mais potentes, mas têm mais estilo e originalidade, comparativamente a tudo o que possamos pensar do nosso mundo real.

Para já, o melhor que temos é a sua versão a cores, na capa do volume 26.

 

Attack on Titan Volume 25 - Mikasa Ackerman

 

O Pensamento de Theo Magath

A linha de pensar desta personagem identifica-se com a minha e provavelmente com a de muitos leitores, neste momento. Porque decidiram os guerreiros das Muralhas atacarem Marley, naquele momento? Isto é, aos olhos de todas as nações, sabendo que seriam odiados e vistos como inimigos por todo o mundo?

Bem, eles já são encarados dessa forma, é um facto. Porém, a escolha de reforçar esse estatuto não condiz com as personalidades dos seus principais líderes. Mesmo as mortes de tantos civis por parte de Eren não condizem com o seu carácter. Não foi por acaso que Mikasa lhe colocou essa questão.

Assim como também não será por acaso que o plano dos Survey Corps ainda não nos foi revelado. Apenas vão ficando as deixas de algumas personagens a dizerem que o dito cujo está a correr como planeado.

Resumindo, fecha-se o suspense num lado, abre-se no outro. Se não fosse assim, não era certamente de Attack on Titan que estaríamos a falar. Basta lembrar que antes estávamos a assistir aos acontecimentos do lado de Paradis, e agora do lado de Marley. O autor nunca nos deu uma visão de 360º para entendermos as duas partes em simultâneo. E ainda bem, ou a obra perderia grande parte do seu interesse.

 

Attack on Titan Volume 25 - Ataque Survey Corps

 

Levi vs Zeke – Segundo Round

Este dois são os símbolos das tropas de Paradis e de Marley. Este volume 25 colocou todas as peças do xadrez em cima do tabuleiro, ficando agora o número 26 encarregue de as ir retirando.

Se a maior expectativa e interesse recai sobre um possível segundo embate entre Levi e Zeke, não há como não prestar atenção a todos os restantes.

Eren e Mikasa têm agora pela frente não apenas o War Hammer Titan, mas também o Jaw Titan, com a cobertura do Cart Titan. Em relação a estes dois últimos, Pieck e Porco, continua por ser revelado o soldado misterioso que os prendeu. Pela barba, apostaria em Jean Kirstein, mas só porque não tenho nenhuma outra alternativa. Jean teria que mudar de fato logo de seguida, o que não me parece muito viável.

 

Attack on Titan Volume 25 - Levi vs Zeke

 

Quais serão as personagens chave da guerra?

Mikasa, Zeke, Levi, Eren e o War Hammer Titan. Neles reside grande parte da nossa atenção, de momento. No entanto, não nos devemos distrair totalmente com estes protagonistas. Afinal de contas, existem outras personagens por se mostrar que podem perfeitamente vir a ser peças-chave no desfecho deste confronto entre nações. E são muitas! Ora vejamos.

Gabi continua viva e quer voltar a ser a heroína de Marley. Não terá sobrevivido por acaso à raide dos Survey Corps sobre o grupo de soldados de Marley que estava junto de si.  De Reiner e Falco nada se sabe desde a transformação de Eren. Assim como do mais recente Colossus Titan. Ficam as (muitas!) dúvidas no ar.

 

Attack on Titan Volume 25 – Conclusão

Ultrapassados mais quatro capítulos, continuam a subir os níveis de ansiedade, intensidade e qualidade desta obra. Este volume de Attack on Titan vai diretamente para o top dos existentes, o que não quer dizer que não possa ter mais companhia já na próxima publicação. O manga está ao rubro!

Uma palavra final para a arte do autor. Em algumas cenas, Hajime Isayama deixa a impressão de ter feito os desenhos à pressa, resultantes da forma como desenha algumas páginas que expressam movimento das personagens principais ou figurantes. Parecem rascunhos para a arte final. Ao mesmo tempo, apresenta-nos outras cenas, quer de ação, quer em jeito de retrato de algumas personagens, que têm um detalhe absolutamente soberbo.

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.