Bakuman | Análise

por Tiago Fonseca
Bakuman

Quando foi divulgado que Tsugumi Ohba, criador da grande obra chamada “Death Note”, ia regressar com uma nova história a expectativa foi enorme.

Death Note tinha deixado a fasquia alta e a pressão para dar mais uma alegria aos amantes do género era grande, mas ao invés de continuar no mesmo registo, um clima de mistério com planos minuciosos e reviravoltas constantes, Tsugumi Ohba decidiu dar a conhecer uma face da indústria de manga e anime que provavelmente poucos conheciam. É assim que aparece Bakuman.

 

A História de Bakuman

A história concentra-se em dois jovens, companheiros de escola, que partilham o mesmo sonho, terem um manga de sucesso adorado e lido por milhões. Para isso começam a trabalhar juntos, um dedicando-se à criação dos enredos e histórias e o outro na ilustração, e, influenciados pelos seus mangas favoritos, fazendo One Shots que lhes possam abrir mais portas na área. Eventualmente chegam à Shounen Jump, onde lhes é dada a oportunidade de mostrar o seu valor.

É aqui que começa uma das partes mais interessantes do anime, porque começa a explicar aos dois jovens e a quem assiste como é o mundo da indústria japonesa, não faltando pelo meio referências a mangas já consagradas como One Piece, Death Note, Naruto ou Bleach.

 

Ambiente e Enredo

A história passa-se no Japão e as paisagens, o estilo de vida e o quotidiano dos estudantes são retratados da forma mais real possível, portanto, nada de mundos alternativos e super poderes.

Para além da história base não falta o típico romance, o amor platónico entre dois jovens que já desde tenra idade sabem que querem que dure para sempre, mas levado a um novo patamar em Bakuman, algo que deve agradar qualquer verdadeiro romântico.

Com o decorrer do tempo vão aparecendo mais aspirantes a mangaka que se vão cruzar e concorrer com a dupla, cada um com as suas próprias convicções, motivações e motivos para seguirem o seu sonho, o que dá uma nova dimensão e acima de tudo potencial a este título.

 

Bakuman

 

Bakuman – Juízo Final

Bakuman é uma história para desfrutar do início ao fim, que peca pelo pouco número de episódios e que pode muito bem deixar um vazio na nossa agenda por desaparecer o seu lançamento semanal. De qualquer maneira, a próxima temporada de Bakuman já foi confirmada e está prestes a sair.

Para terminar, sugiro vivamente que vejam este anime, por tudo que referi anteriormente, mas principalmente pela visita guiada ao mundo dos mangakas. Sem dúvida que esta série é um must see para os fãs de Anime.

 

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.