Confiança | Bakuten Episódio 9 – Opinião

por Cátia Coelho
bakuten episodio 9 analise misato

Um episódio sobre amor, companheirismo e confiança, em outras palavras: simplesmente adorável!

Não acredito que só temos mais três semanas de anime (e análises, cof cof). Espero que não comecem a apressar de agora em diante, já que o ritmo do enredo tem sido no ponto.

O episódio 9 foi focado inteiramente no Misato, então a análise desta vez não será tão “aprofundada” como costumo fazer. Ainda assim, espero que gostem!

 


Podem ler aqui todas as análises semanais de Bakuten!!


 

Confiança | Bakuten Episódio 9 – Opinião

 

Finalmente ficamos a conhecer melhor o Misato


bakuten episodio 9 analise misato confiança

 

Após várias pistas dadas ao longo dos últimos episódios, finalmente desvendaram o mistério da mulher misteriosa com quem o Misato vive. Não era uma relação precroce ou uma irmã mais velha, mas sim a sua tia. Muito fofo eles terem colocado uma tia super acolhedora e pés na terra para tomar conta dele já que os seus pais faleceram. Ela só “peca” em não saber cuidar conta de si e ser uma desastrada, contudo quer o melhor para o nosso pimpolho.

 

bakuten episodio 9 resenha tia misato backflip

 

Creio entender bem os sentimentos do Misato, o de querer ser independente de tudo e todos e não dar trabalho a ninguém. Por esse motivo é que ele ia para casa todas as noites e não ficava no dormitório, já que precisava de tratar das coisas em casa que a tia dele não sabia dar conta (e por isso também é que é tão bom nas tarefas domésticas, como já deu para perceber).

O sentimento de não querer chatear ninguém é mais forte que nós e levamos isso tão a peito que acaba por se tornar uma característica da nossa personalidade e vivemos um pouco em torno dela. Acaba por fazer com que não nos liguemos tanto às outras pessoas, porque se não queremos chatear com os nossos problemas então não desabafamos nem pedimos ajuda mesmo que precisemos. No final, apenas levamos com toda a responsabilidade e problemas nas costas e fazemos com que o nosso círculo de amigos não evolua como poderia evoluir.

 

bakuten episodio 9 resenha misato mar backflip

 

O Misato ao não conseguir confiar nos outros, seja por insegurança ou por não querer aborrecer quem o circunda, não conseguia abrir-se e criar amizades fortes e duradouras, que não sejam apenas por circunstância. Para existir uma verdadeira amizade é necessário que as pessoas estejas conectadas entre si e partilhem as suas experiências e receios. Quem tem esta dificuldade em o fazer (e aqui me incluo) nunca chega a ultrapassar essa barreira e a construir uma relação profunda com alguém. É possível ser sociável na mesma, mas nada passa do superficial.

Caso percebam que possuem algum amigo assim mais retraído ou que acham que a vossa amizade gira em torno de vocês, dos vossos problemas e nunca sabem nada sobre vida do outro, talvez ele seja um Misato. Tal como o anime bem mostrou, se não existir um interesse genuíno das pessoas à sua volta de querer ganhar a confiança e de o fazer perceber que pode contar com elas, será muito difícil para ele abandonar essa postura e fazê-lo por iniciativa própria. Nesse sentido, se tiverem um amigo/colega assim, sejam como o Shotaro.

 

bakuten backflip episodio 9 comentário misato e shotaro conversa

 

Este foi mais um episódio muito bom, que focou na evolução de um dos protagonistas e em como as coisas podem melhorar se falarmos honestamente sobre os nossos problemas. Ver o caminho que ele percorreu ao longo destes 9 episódios, até chegar ao final em que percebe que pode sim tirar um pouco do peso que carrega e confiar nos seus colegas de equipa, foi muito inspirador de se ver. O facto de o desporto ser de equipa e não individual também foi crucial nesse sentido, já que a ginástica rítmica depende muito da conexão entre os membros.

Contudo, não é por apenas ser uma actividade em grupo que as coisas mudam, lembro-me bem de todos os anos que fiz ginástica e dança em que precisava constantemente de lidar com outros e não tinha uma relação com ninguém ali a não ser a de circunstância (estarmos no mesmo sítio, a fazer a mesma coisa). Na verdade não tinha nenhum Shotaro para alterar essa realidade e o meu treinador também não era o Shida.

 

bakuten backflip episodio 9 opiniao misato

 

O que quero dizer com isto? Quem tem um filho mais retraído ou que está sempre na sua própria bolha, fará muito bem em primeiro lugar colocá-lo a fazer um desporto (um que ele goste, por favor) e se for de grupo melhor ainda para que tenha mais interacções sociais, todavia isso não será uma fórmula mágica, já que dependendo das outras crianças com quem lide poderá até piorar essa condição. Vale sobretudo estar sempre atento e tentar perceber o porquê do miúdo ser assim e tentar sempre ouvir (realmente ouvir) quando fala. Ao não ouvirem uma criança ou não darem valor ao que está a tentar comunicar também faz com que sinta que não pode confiar em vocês e nos outros, já que ninguém quer saber ou liga ao que diz.

Bem, acho que esta análise ficou um bocado mais pessoal do que estava a contar, mas percebi muito bem os sentimentos do Misato e o que o levava a retrair-se. Só espero que estas palavras consigam despertar algo e possam ajudar alguém.

 


 

Pensamentos Finais:

 

  • A atenção aos detalhes de Bakuten!! é magnífica. Ali o moço de cabelo cinzento (não me lembro do nome dele) está sem os óculos e por isso não consegue ler o frasco.

bakuten backflip episodio 9 opiniao

 

  • O Misato a sorrir com os dentes à mostra, pela primeira vez. WOW

bakuten backflip episodio 9 misato análise opiniao resenha

 

  • O treinador mais fofo do mundo

bakuten backflip episodio 9 treinador shida análise opiniao resenha

 

  • Algo que o anime podia melhorar era o foco que dá a este moço de cabelo cinzento. Eu nem sequer sei o nome dele de tanto tempo de antena que lhe dão… O capitão também merecia um episódio dedicado a ele, também é um dos personagens mais deixados num canto.
bakuten backflip episodio 9 análise opiniao_resenha

Bakuten Episódio 9 – Opinião

 

  • O Misato em criança, que kawaii!

bakuten backflip episodio 9 misato criança análise opiniao_resenha

 

  • Esta parte foi só hilariante xD

bakuten backflip episodio 9 dança análise opiniao_resenha

 

  • E o Misato a chamar o Shotaro pelo primeiro nome! Agora só falta o Shotaro fazer o mesmo.

bakuten backflip episodio 9 misato e shotaro comentário análise opiniao_resenha

 

E vocês, o que acharam deste episódio?

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.