Título: Barakamon
Adaptação: Manga
Duração: 12 Episódios
Produtora: VAP
Géneros: Comédia, Slice of Life
Opening Barakamon
“Rashisa” – SUPER BEAVER
Enredo
Como punição por dar um soco num dos mais prestigiados Calígrafos, Handa Seishu foi “obrigado” pelo pai a exilar-se por uns tempos. Para quem está habituado a viver na grandiosa cidade de Tóquio, Handa sofre um choque a todos os níveis, tendo agora que se adaptar ao mundo rural.
Handa vê-se obrigado a lidar com visitas inesperadas, crianças persistentes, choques culturais e visões peculiares sobre tudo o que o rodeia. Quando se deslocou para este meio, tudo que queria era paz e sossego para treinar e melhorar a sua técnica como Calígrafo. Conseguirá ele sobreviver a todo este choque?
As personagens são carismáticas e interessantes, que por sua vez ajudam a criar um rumo suave e cativante à narrativa. Estas, juntamente com Handa, em apenas vinte minutos já nos conseguiram prender ao simples enredo, já nos arrancaram gargalhadas e por fim deixaram-nos com a uma curiosidade forte para saber onde tudo isto nos levará.
Ambiente
O traço do desenho, assim como a animação, já revelaram uma qualidade bem acima da média. Estes conseguem manter uma precisão e consistência, mesmo nas ações mais pequenas, o que é difícil de encontrar nas animações contemporâneas.
A banda sonora é suave, imersiva e adequada. Acompanha lindamente os bonitos cenários, as diferentes colorações de todo ambiente e também a fluída animação 2D.
Barakamon | Potencial
É difícil não visualizar o paralelismo narrativo e técnico, que “Barakamon” possuí com algumas das obras dos amados estúdios Ghibli . Muitos são os pormenores que nos fazem lembrar e relembrar aquelas produções de grande nível: seja nas colorações, seja na animação fluída, mas principalmente em alguns pormenores narrativos e nas personagens bem caraterizadas.
Esta temporada está sem dúvida a dar-nos um leque de qualidade (nos mais variados estilos), que já não tínhamos o prazer de presenciar há muito tempo. “Barakamon” surge das sombras como um dos títulos com mais potencial desta temporada. Se gostaram do que viram até aqui, não pensem duas vezes, prossigam com a visualização da obra!
Análises
Barakamon
É difícil não visualizar o paralelismo narrativo e técnico, que “Barakamon” possuí com algumas das obras dos amados estúdios Ghibli.
Os Pros
- Premissa interessante
- Animação Fluída
- Personagens Carismáticas
Os Contras
- Não teve