Battle Stadium D.O.N – Análise PS2

por Tiago Gonçalves
Capa Jogo Battle Stadium D.O.N - Playstation 2

Depois de finalizar as análises de jogos de Naruto para a PS2, achei por bem fazer-vos uma surpresa e elaborar esta análise extra. Um título que apenas foi editado em língua japonesa e que combina três grandes animes: Dragon Ball, One Piece e Naruto. Daí o nome “Battle Stadium D.O.N”.

De lembrar que este projeto foi apenas editado para a a nossa querida PlayStation 2 e GameCube. Deem uma vista de olhos ao trailer.

 

 

Battle Stadium D.O.N – Personagens

Tal como o próprio nome indica, em “Battle Stadium D.O.N” somos convidados a misturar estes três grandes animes e a recriar grandes batalhas, utilizando os protagonistas da cada série. Ou seja, podemos jogar com Naruto, Kakashi, Sakura, Sasuke, Son Goku, Vegeta, Luffy, entre muitos outros.

De lembrar também que o jogo contém ainda personagens desbloqueáveis. Assim sendo, preparem-se para investir algumas horas de jogo só para poderem experimentar cada personagem que este título tem para nos oferecer.

Quanto ao nível gráfico, os protagonistas estão bem conseguidos. Se bem que ainda podiam ter um pouco mais de detalhe em certos pontos. Apesar disso, convém não esquecer que este jogo já foi editado há alguns anos atrás.

 

Battle Stadium D.O.N – Jogabilidade

O motor de jogo de “Battle Stadium D.O.N” é incrivelmente simples. Os modos de jogo, apesar de reduzidos, têm muito para oferecer.

 

Battle Stadium D.O.N – Modo História

O modo mais importante é uma espécie de modo história, no qual o jogador vê-se “obrigado” a travar poderosas batalhas  e a ganhar pontos. Isto além de concluir inúmeras missões extra para poder ganhar tokens, que são utilizados no modo de desbloqueio de extras e novos conteúdos.

As batalhas, onde podem combater até 4 personagens ao mesmo tempo, são realmente intensas e, sendo os controlos bastante simples, o jogador familiariza-se com Battle Stadium D.O.N desde o primeiro combate. Desde “combos” a técnicas específicas de cada personagem, da utilização de objetos e armas ao uso da “special technique“, o caminho é longo e duro de percorrer.

O jogo é pouco previsível e isso torna-se mais interessante para quem o joga. No final do suposto modo história existem “bosses” para derrotar. Por esta altura, a batalha torna-se “um para um”, sendo, consequentemente, mais difícil.

Ultrapassadas as batalhas, se conseguirem obter “tokens” (através da conclusão das missões extra), o que se segue é o chamado “gambling mode“. Uma espécie de máquinas de casino, em que temos de jogar e tentar criar trios com o mesmo símbolo para desbloquear um conteúdo extra. O extra pode ser uma personagem nova, uma biografia, ou mesmo um cenário de combate novo. Tudo dependerá da sorte com que estivermos no dia.

 

Battle Stadium D.O.N – Modo Multiplayer

Se estivermos com um amigo (ou vários), podemos sempre dar um salto para o “Multiplayer Mode“. Nele é possível combater com 4 personagens ao mesmo tempo, no mesmo cenário.

Por outro lado, se tiverem o adaptador da PlayStation 2, podem jogar com três amigos, num total de 4 jogadores ao mesmo tempo. Neste modo, é possível personalizar a batalha. Ou seja, podemos escolher que tipo de itens queremos que apareçam durante os combates, o tipo de combate que queremos, entre muitas outras aplicações.

 

Battle Stadium D.O.N – Modo Galeria

Por fim, mas não menos importante, existe o “Modo Galeria“, ou o “Modo de Conteúdos Extra“. Nele podemos ver alguns desbloqueáveis, obtidos através do já mencionado “gambling mode“. Nomeadamente, consultar as biografias de cada personagem, onde constam algumas curiosidades interessantes e proveitosas para quem gosta de Anime.

 

Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Q EntertainmentBattle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Battle Stadium D.O.N - Gameplay PS2Capa Jogo Battle Stadium D.O.N - Playstation 2

 

Battle Stadium D.O.N – Opinião

Após ter experimentado todos os jogos de Naruto para a Playstation 2, achei que deveria experimentar esta obra-prima.

Posto isso, olho para o “Battle Stadium D.O.N” como um jogo bem conseguido. Um título com uma estrutura sólida e um motor de jogo simples e fiel ao género “Beat ’em up”. Um estilo que, como sabemos, acaba por se tornar repetitivo, mas que é sempre fantástico para quem adora Anime e o género em causa.

Outro ponto que me fascinou neste jogo foi a sua capacidade de se tornar num jogo familiar. Com a simplicidade de jogo e cenas cómicas existentes, provenientes dos protagonistas que o título nos oferece, toda a família fica literalmente viciada em frente ao televisor e com um comando nas mãos.

A parte mais difícil foi tentar “decifrar” o japonês, por causa das missões. Felizmente, com algumas pesquisas, esse terrível “desafio” (perceber o jogo), tornou-se uma mera banalidade.

No fundo, “Battle Stadium D.O.N” foi mais um título que gostei de jogar.

 

Battle Stadium D.O.N – Veredicto Final

Battle Stadium D.O.N é um título aconselhado a quem é fã dos três animes que o constituem. Assim como a quem é adepto do estilo “Beat ’em up”.

Porém, o jogo pode tornar-se perigosamente repetitivo, o que pode fazer com que a motivação se perca na altura de o jogar.

Um outro ponto bom, mas ao mesmo tempo mau, é o facto do jogo só existir em japonês. De certo modo, isto coloca os jogadores em contacto com a cultura japonesa de uma forma mais direta. Por outro lado, é mau, pois podiam ter editado este jogo na Europa e na América.

Por último, volto a frisar que a qualidade dos gráficos não é má, mas também não é fora de série.

Battle Stadium D.O.N é um jogo bastante acessível e equilibradamente exigente. Atribuímos-lhe nota positiva, pois foi uma ideia original e possui um jogabilidade relativamente boa.

Fiquem com o gameplay.

 

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.