Numa coluna postada no Web Anime Style a January 17, o realizador de Berserk (2016-7) e Ulysses: Jeanne d’Arc and the Alchemist Knight, Shin Itagaki, escreveu sobre um dos problemas negligenciados da indústria anime: a falta de directores de animação.
De acordo com Itagaki, este é um problema maior que a falta de key animators. Na era atual onde demasiado anime está a ser feito, não existe tempo para treinar devidamente animadores, o que significa que diretores de animação têm que arcar com mais da carga da produção.
Berserk 2016 – Indústria tem Falta de Diretores de Animação:
Tipicamente, os diretores de animação supervisionam as key frames desenhadas pelos animadores, revendo os desenhos e dando feedback quando necessário. Pelo facto de ser confiado a diretores e animação a tarefa de manter a consistência na animação, eles são altamente requisitados entre os estúdios anime.
Itagaki mencionou:
Estes dias, é normal para o realizador de unit/episódio (enshutsu) e diretor de animação, redesenharem 80-90% da ‘key animation’ que é submetida.
De maneira a enfatizar a elevada procura por diretores de animação, Itagaki disse que no dia anterior, ele tinha recebido duas chamadas a pedir-lhe para assistir como diretor de animação. Ele mencionou também que, durante o crunch time, ele agiu como diretor de animação em algumas partes de Ulysses como posto não creditado.
Itagaki afirmou que quando uma “quebra de animação” acontece, não se deve usualmente a negligência dos assistentes de produção ou porque os storyboards foram finalizados demasiado tarde, mas porque a pequena/média empresa de produção perdeu para uma empresa maior na “guerra pelos diretores de animação”. Por outras palavras, a produção não tem outra escolha que não seja deixar má animação tal como está.
Berserk – Artigos Relacionados
Fonte: Anime News Network