Kami no Te
Aleluia! Neste episódio finalmente passamos da Turma da Mónica para a Turma da Mónica Jovem! Ou, sem ser em metáforas ridículas, as nossas personagens passam de adolescentes a adultos.
Começamos com o Guts a falar com um dos membros do Bando sobre o que os torna diferentes dos outros grupos de mercenários e a resposta dele é simples: toda a gente acredita no Griffith. Todos os membros do Bando do Falcão acreditam que o Griffith está destinado a grandes coisas. E por isso seguem-no e confiam nele. E depois acontece algo que nem consigo por bem em palavras:
Yup. O Guts e o Griffith participam no momento mais gay imaginável, fora tudo o que se encontra no fanfiction.net (Nota: Se eles fossem gays eu não me importava, MAS isto veio um bocado do nada e tenho a distinta sensação que é suposto ser um momento de amizade, portanto sinto-me justificado em fazer piadas. Se se sentiram ofendidos, lamento).
Depois de pararem de recriar o Top Gun, eles conversam sobre o que o Griffith procura com o Bando e a resposta dele é simples: Ele acredita que está destinado a grandes coisas e que conseguirá ser rei apesar de não ser da realeza ou de ter amigos em lugares altos. Parece um pouco megalomaníaco mas eu aprecio termos finalmente uma motivação para o Griffith.
A cena a seguir é uma batalha em que FINALMENTE descobrimos a origem do Guts. Eu tenho andado a formular a teoria de que o Guts foi escrito para ser como um herói mítico. O tipo de pessoa sobre quem “Os Lusíadas” foi escrito. E o nascimento dele prova-o, porque é capaz de SER O NASCIMENTO MAIS METAL E BADASS DE SEMPRE! Querem saber porquê? O Guts foi encontrado em bebé debaixo de uma árvore cheia de cadáveres e conseguiu sobreviver durante dias dentro do corpo da mãe dele.
Mas ele lá foi encontrado por um bando de mercenários que o treinaram, especificamente um chamado Gambino. Agora, a manga, depois da primeira história que se passa no futuro, segue ordem cronológica e nela o Gambino é mau e não se preocupa minimamente com o Guts. Aqui, acaba também por ser o caso, mas ele começa a mostrar sinais de estar a gostar do Guts… Isto é até um bala de canhão lhe acertar e ele não poder mais lutar (que é uma coisa que ele gosta de fazer). Aí o Gambino declara que o Guts é culpado por tudo e decide que o quer matar. E o Guts, sem outra opção, mata-o.
E o Guts é perseguido pelo grupo dos mercenários (visto que ele matou um colega deles) e cai de uma ravina abaixo. Eu não tenho andado a mencionar mas cada episódio começa com um monólogo sobre se temos controlo sobre o nosso destino, e apesar de ainda termos tocado muito brevemente nisso, acho que a vida do Guts deve refletir isso. Porque ele parece destinado a uma vida de sofrimento e dor. Nasce de um cadáver, o “pai” dele tenta matá-lo, tem que estar constantemente a lutar pela sua vida, etc. Mas, no entanto, ele perdura. Ele sobrevive. Ainda não temos confirmação mas estou só a atirar ideias.
O flashback termina e finalmente temos uma ideia do que se passa: Duas terras, Midland e Tudor, lutam e o Bando do Falcão luta por Midland para ganhar prestígio.
O episódio termina três anos depois, com toda a gente adulta e a vencer uma batalha contra um “poderoso” grupo oposto.
E eles reutilizam a Forces!
E finalmente saímos da infância e passamos para os adultos. Este episódio foi forte. Para além de já termos as nossas personagens adultas, temos algumas pistas sobre as motivações de toda a gente e até sobre temas da série. As coisas avançam bem.
Análises
Berserk Episódio 4 Anime
Descobrimos a história do Guts e finalmente chegamos à idade adulta