Bleach Capítulo 686 | Manga

por João Simões
Bleach Capítulo 686
  Bleach Capítulo 686 - "Death and Strawberry"   686 capítulos depois chegamos àquele que será o último capítulo de Bleach e que, por sua vez, marca o final de uma jornada. O primeiro capítulo foi publicado em agosto de 2001 e termina, por coincidência ou não, no mesmo mês, passados 15…

Bleach Capítulo 686 | Manga

Progressão Narrativa - 7.5
Personagens - 8.8
Arte ou Visual - 9
Consistência Geral - 7

8.1

Muito Bom

Pontos Fracos: -- --

Pontos Fortes: -- --

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 3.49 ( 11 votos)
8

 

Bleach Capítulo 686 – “Death and Strawberry”

 

686 capítulos depois chegamos àquele que será o último capítulo de Bleach e que, por sua vez, marca o final de uma jornada. O primeiro capítulo foi publicado em agosto de 2001 e termina, por coincidência ou não, no mesmo mês, passados 15 anos de serialização.

 

Bleach Capítulo 686

 

A informação que nos é dada neste capítulo é insuficiente para completar o enigma de tudo o que estava a acontecer, entre a janela temporal de há dez anos atrás e os eventos atuais. Ainda assim, em tão poucas páginas seria complicado atar esse nó e ainda fornecer uma mínima sensação de fecho relativamente à história e às personagens. Portanto, neste aspeto, penso que Kubo tentou fornecer o maior número possível de pistas, para que com alguma reflexão e dedução, o leitor conseguisse atingir a conclusão por ele pretendida.

 

Bleach Capítulo 686

 

A energia pertencente a Yhwach que vimos no último capítulo e que aparece de novo neste, pelo que foi dado a entender, não apareceu apenas naquele local. Ao longo do tempo em que foram reconstruindo a Soul Society, estas réstias de energia foram mostrando a sua presença. Ao que tudo indica, são possíveis portais criados a partir da habilidade de visitar futuros. Deste modo, assim que Yhwach começou a desaparecer quando Ichigo o derrotou, estes portais, por consequência, também começaram a perder a força.

Quando vemos Kurosaki Kazui a aproximar-se do minúsculo portal que se encontra em Karakura Town, ao mesmo tempo Mayuri, Soifon e Byakuya encontram-se perante o portal gigante que da Soul Society. O momento em que vemos Kazui a tocar no portal, é precisamente o momento em que Yhwach respira pela última vez 10 anos antes, desfazendo todo e qualquer portal existente, em qualquer parte do universo. Penso que com isto Kubo quis ligar estes três momentos, dando a entender um pouco mais sobre a mecânica de funcionamento da habilidade All Mighty.

 

Bleach Capítulo 686

 

Agora, relativamente ao final em si e ao seu conteúdo, foi-nos dado o clássico final à la Shonen Jump. Numa primeira leitura é difícil não sentirmos uma certa frustração perante este desfecho. Mas, por outro lado, se considerarmos este capítulo como um epílogo isolado, é pouco provável que se consiga considerar como algo genuinamente mau. Acho que é importante entender a diferença entre mau final e mau capítulo final. Porque, de certa forma, Bleach teve um mau final, mas não teve um mau capítulo final.

Ou seja, o que nos causa alergia é a forma como chegamos até aqui, a forma como ficou tanta coisa por explicar, a forma abrupta como determinados acontecimentos terminam, a má gestão do último arc, etc, e não necessariamente esta conclusão. É uma linha muito ténue entre um lado e o outro, e a nossa compreensão sobre ela é facilmente enevoada pelas expectativas de vermos a conclusão da inúmera lista de eventos por explicar.

 

Bleach Capítulo 686

 

Até porque, novamente, os títulos dos capítulos de Kubo nunca são ao acaso. O primeiro capítulo de Bleach intitula-se por ‘Death & Strawberry’, que é precisamente o nome do capítulo que fecha esta obra. Este pormenor e alguns painéis levam-me a crer que este epílogo já estava pensado, que independentemente de como se chegasse até aqui, era este o final que Kubo queria mostrar. Em conclusão, acho que é importante entender que o problema do final de Bleach está na gestão de como tudo aconteceu, e não necessariamente neste capítulo final.

 

Bleach Capítulo 686

 

Saímos desta jornada insatisfeitos e frustrados. Porém estes são apenas sentimentos mais recentes, e talvez por isso pareçam os mais fortes. Bleach foi para muitos uma das portas de entrada para o mundo do anime e para o mundo da manga, e ao longo destes 15 anos deu muita coisa positiva a quem o acompanhou. Além disso, com ele cresceu um dos artistas mais talentosos desta geração de mangakas: Tite Kubo.

Talvez quando esta sensação de ‘traição’ for ultrapassada, os leitores de Bleach possam de novo olhar para esta obra com olhos mais positivos do que negativos.

Talvez…

 

Bleach Capítulo 686

 

Resumindo e concluindo, ainda que a ausência de explicações e a última página deixem tudo pronto para uma sequela, até ordens em contrário, este é o capítulo final de Bleach.

Portanto, Kubo, muito obrigado por esta obra, e espero ansiosamente pelo próximo projeto!

 

Até já!

 

https://www.youtube.com/watch?v=KbQ5jiXiX-o

 

 

2 comentários


Loading...

Também deverás gostar de

2 comentários

Filipa 20 Agosto, 2016 - 19:40

Bleach sempre foi dos meus mangas preferidos. Mas, este final deixou-me desapontada. Um final aborrecido, sem emoção nenhuma, e deixou tantas questões em aberto. Tantas perguntas sem resposta, personagens que não sabemos se estão vivas ou mortas. Já para não falar que em termos de história, aconteceram coisas que iam completamente contra as crenças das próprias personagens. Se as crenças dessas personagens mudaram, então esse processo deveria ter sido explicado. Foi um final preguiçoso. E, acho que a própria história e os fãs mereciam melhor. Bleach podia ter marcado a diferença, pela positiva, também com o seu final. Uns anos mais tarde, vamos olhar para trás e pensar: “boa história, pena o final ter sido tão tão mau”.

Responder
João Simões 21 Agosto, 2016 - 1:19

Quem sabe, um dia, o Kubo não nos dá uns bons capítulos Extra, com o objetivo de concluírem tudo o que ficou por dizer.

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.