Boku no Hero Academia Temporada 3 – Análise

por Raquel Cupertino
Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

Título: Boku no Hero Academia 3rd Season
Adaptação: Manga
Produtora: Bones
Géneros: Shounen, Superpoderes, Ação, Drama
Ficha Técnica: Indisponível

 

A segunda temporada abriu alas para os eventos que deram forma à mais intensa temporada de Boku no Hero Academia.

Se achávamos que já tínhamos visto e sentido todo o tipo de emoções na segunda temporada, vemos estas a atingirem patamares alarmantes. Em suma, acho que foi das temporadas que mais chorei!

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 – Análise

Na temporada anterior Stain foi derrotado, o que criou uma mudança galopante dentro da comunidade “underground“. Todos os vilões e cidadãos descontentes com a sociedade atual identificaram-se com a causa e procuraram expandir a “palavra” de Stain.

Como acontece em todas as demagogias populistas, os ideais foram explorados das piores formas possíveis, sobretudo por Tomura Shigaraki e, claro,… por All for One.

Um ideal forte onde “o que é um herói” é questionado, é a plataforma perfeita para dar peso à Liga de Vilões e atrair simpatizantes. Estes simpatizantes serão os protagonistas dos eventos que se sucederam.

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

Forest Training Camp Arc

A terceira temporada possui não dois mas três arcs nela. O primeiro, e mais óbvio é o Forest Training Camp Arc, que surge no seguimento direto aos acontecimentos da segunda temporada. 

Paralelamente ao crescimento da Liga dos Vilões, os nossos aspirantes a heróis iniciam o tão falado no final da temporada anterior, “Campo de Treino”. Juntamente com a turma B, estes começam um treino intensivo com o apoio da equipa Wild Wild Pussycats.

Como já começa a ser tradição na obra de Kohei, todos os acontecimentos estão interligados e, o aumento da Liga dos Vilões, é uma oportunidade única para colocar frente a frente os dois pólos aspirantes.

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

Hideout Raid Arc Provisional Hero License Exam Arc

Como resultado do confronto entre estes dois pólos de ideologias diferentes surge um dos mais importantes e marcantes arcs do manga: Hideout Raid Arc. Caso não tenham visto a série peço-vos que terminem de ler por aqui porque tudo o que escreverei terá major SPOILER (e mais que um… logo PAREM!).

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

Para quem acompanhou o manga, a batalha entre o All for One e o All Might foi dos acontecimentos mais aguardados. Poderão muitos achar este confronto um tanto ou quanto prematuro, todavia, no grande plano, foi exatamente no tempo em que deveria ser e como deveria ser. Isto para chegar ao maior propósito: tornar o Midorya o sucessor oficial do Herói número 1.

Em termos emocionais foi de uma carga estrondosa, toda a pressão e jogo psicológico foram de uma mestria digna das maiores obras alguma vez criadas. Se a isto juntarmos a batalha entre o Deku e o Bakugou após Provisional Hero License Exam Arc, podemos considerar que My Hero Academia atingiu o patamar de uma das melhores séries anime de todo o sempre.

 

Boku no Hero Academia – Um potencial que cresce temporada após temporada

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

Ao fim de 3 temporadas o potencial de Boku no Hero Academia quadriplicou! A plasticidade da história ajuda para o efeito. Começamos com um personagem sonhador, infantil, que fazia tudo para seguir as pisadas do mestre.

Atualmente, além da essência do Deku, temos um leque de personagens cada vez mais orgânicas, partindo do exemplo claro do jovem Bakugou. Após um dos melhores momentos de todo o anime Kacchan transformou-se no arquétipo do que um rival deveria ser, deixando para trás aquele estereótipo de personalidade explosiva e sem grande carga psicológica e emocional.

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

Quando temos uma dupla de rivais on point, tudo o que vier extra é ganho. Todavia o nosso Kohei-sensei não nos deixou ficar mal e no último arc da história deixou claro que tudo na sua obra iria evoluir para um novo estágio.

Claro que nada abala o encerramento com chave de mestre que referi em cima, contudo, devo dizer que fiquei em êxtase com as novas personagens que surgiram no Provisional Hero License Exam Arc. Fiquei deslumbrada com todas as possibilidades intrínsecas naquelas escolas, alunos e personalidades. É como se sentisse de novo aquele frenesim que senti quando vi Naruto uma década atrás (quando inserem o Gaara e as outras aldeias), mas melhor construído!

Em suma, acho que ficou claro que o universo vai aumentar e que a próxima temporada será repleta de situações e personagens completamente novas.

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

O Combo perfeito entre Animação e Narrativa

Que a Bones andava a fazer um ótimo trabalho já sabíamos. Mas nesta temporada o estúdio esmerou-se! A animação das batalhas foi qualquer coisa de extraordinário mas o que mais me tocou, foi a forma como desenvolveram as cenas.

Mesmo sabendo o que iria acontecer por ter lido o manga original, não senti menos excitação, ansiedade ou nervosismo. Cada painel foi construído para extrapolar em nós a mais mísera emoção encostada a um canto. Foi sublime!

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

Como podem ver na imagem em cima e na de baixo, houve uma atenção ao detalhe soberba. Desde a posição das personagens no cenário, a banda sonora, a coloração, até mesmo o design mudaram de acordo com a narrativa! Tal como referi na análise anterior, quem criou isto gosta do que faz, gosta de Boku no Hero Academia e quer ver a obra de Kohei no seu máximo potencial!

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

Juízo Final

Em termos de adaptação manga, está basicamente perfeita e 100% fidedigna. Denota-se um cuidado em seguir os passos do autor e transmitir as emoções da obra no seu máximo potencial. Infelizmente, o único ponto que me deixou mais atarantada foram os picos da série. Claro que todas as obras têm os seus clímax narrativos, não vou dizer isto como uma crítica nata mas apenas como comentário do que senti. Quando temos picos emocionalmente enormíssimos acabamos por sentir a quebra entre eles com maior intensidade.  Acho que uma das vantagens usada pelos animes mais curtos é mesmo o guardar o melhor para o fim para não nos deixar com o sabor agridoce do quero mais. Podemos dizer que em Boku no Hero Academia queremos sempre mais! E recebemos… alguns episódios mais tarde.

 

Boku no Hero Academia Temporada 3 - Análise

 

Em suma, Boku no Hero Academia é dos melhores, para não dizer o melhor, shounen da atualidade. Possui todos os elementos para uma grande história e ainda uma construção episódica e narrativa de uma qualidade sublime. Venha a quarta temporada por favor!!!!

 

 

Gostarias de comprar esta t-shirt? Clica na imagem e pede mais informações 😉 Ou envia mensagem para o Facebook da nossa Loja: AQUI!

 

6 comentários


Também deverás gostar de

6 comentários

LEANDRO SANTOS 4 Março, 2019 - 15:09

qunado vi a luta entre o All for One e o All Might pnsei, que raio vão fazer a seguir para suplantar isto, ou, será que vão conseguir estar à altura das expectativas?.
mas o certo é que depois vemos o rumo que querem seguir, o legado que querem transmitir, a responsabilidade, o destaque a outros persoangens, etc.

a história vou sempre muito boa, levando a um climax grandioso, com emoção, lutas excelentes e uma animação sublime

claro que existiram momentos mais calmos que podiam ter sido mais acelerados, mas este é um pequeno ponto no meio de tanta qualidade

Responder
Raquel Cupertino 4 Março, 2019 - 15:49

Eu achei qualquer coisa a batalha de All for One e All Might! Como li primeiro no manga as minhas expetativas estavam elevadas, mas ainda assim não me senti defraudada. Quanto ao que se sucede após devo dizer que adorei! Para mim a temporada fechou com chave de ouro com a Batalha entre o Deku e o Kacchan.
É uma obra com um potencial imenso e acredito que a próxima temporada deixará todos ainda mais em extase!
Obrigada pelo comentário Leandro 😉

Responder
Clarisse Silva 5 Março, 2019 - 18:27

Olá Raquel! Adorei a tua análise! Está muito bem escrita e faz jus ao anime em si! Incrível o modo como conseguiste consiliar todos os pontos desta temporada num só artigo. Continua com o ótimo trabalho!

Responder
Raquel Cupertino 5 Março, 2019 - 18:36

Obrigada! Muito obrigada mesmo! Foi uma análise difícil, admito. Como aconteceu tanta coisa incrível depois fiquei sem conseguir avaliar bem o intermédio e organizar ideias. Fiquei com medo de não conseguir transmitir a ideia, mas parece que consegui e comentários como o teu são verdadeiro fuel para mim <3 muito obrigada uma vez mais!

Responder
Roberto Monteiro 6 Março, 2019 - 11:19

United States of Smash!!!!
Acredito ter revisto essa cena incontáveis vezes após o episódio ter saído. A emoção quando All Migth aponta para a câmera o entendimento de Deku… Não teve como não se emocionar.
Quando fui ler o manga achei que não teria o mesmo impacto, engano meu, me arrepiava a cada página.
Vejo esse momento como o ápice, não somente da história de Boku no Hero, mas a do herói All Migth, dessa forma ele se “aposenta” com chave de ouro, no entregando uma das melhores cenas da história dos animes.

Quanto a sua análise, bem já sabes que sou fã de como escreves, está muito boa, pontuas as partes importantes e te aténs aos detalhes!
Concordo plenamente, Boku no Hero é o melhor shonen da atualidade!
Estou agora a aguardar pela tua analise do filme! Que eu gostei de mais 😉

Grande abraço.

Responder
Raquel Cupertino 6 Março, 2019 - 21:49

Obrigada pelo comentário Roberto!!
Concordo totalmente contigo: ler o manga e ver o anime não prejudica nem um nem outro, arrepiamo-nos na mesma!
Eu li essa cena primeiro no manga e OMG aquilo foi só lágrimas e arrepios… a assistir o anime, mesmo sabendo de tudo o que ía acontecer: foi na mesma intenso!
Acho que a obra está tão mas tão bem escrita que acabamos por amar todo o formato em que esta esteja a ser transmitida <3
Muito obrigada pelo comentário e vemo-nos em breve! Estou a trabalhar já nessa análise mas acho que vamos ter que falar sobre ela eheheh
Abraço!

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.