Bokutachi ga Yarimashita Manga – Análise

por Roberto Filho
Bokutachi ga Yarimashita Manga - Análise

Título: Bokutachi ga Yarimashita | We Did It
Autor: Muneyuki Kaneshiro (História), Hikaru Araki (Arte)
Volumes: 9
Capítulos: 87
Revista: Young Magazine (Weekly)
Demografia | Género: Seinen | Drama

 

Bokutachi ga Yarimashita Manga – Análise

Tens o costume de imaginar o futuro? Talvez em algum momento de distração ficas a pensar no que fazer no fim de semana ou na próxima vez que saíres com os amigos. Raramente, na verdade nunca, imaginamos a pior hipótese, quem vai ao cinema imaginando que alguém possa estar armado e ali acontecer um acidente? Pois bem, Tobio também não pensou, mesmo assim a brincadeira dele e dos seus amigos não correu muito bem.

 

Bokutachi ga Yarimashita Manga - Análise - capa

 

Bokutachi ga Yarimashita, “Nós conseguimos” em português, não é o nosso tradicional manga escolar. Em 87 capítulos Muneyuki Kaneshiro (história) e Hikaru Araki (Arte) mostram-nos uma visão bem diferente, porém possível, da vida escolar.

 

Uma busca por felicidade.

Em Bokutashi ga Yarimashita nós acompanhamos um grupo de quatro amigos, Tobio, nosso personagem principal, que costuma não esperar muito das coisas, Maru, mesquinho e nada confiável, Isami, que está mais focado na sua namorada do que na vida, e Paisen, o senpai de 20 anos que já terminou no Ensino Médio.

Os quatro vivem vidas extremamente normais, vão à escola, matam tempo na sala do clube, que fica no terraço, de noite vão ao karaoke ou jogam bowling, Paisen já não tem mais idade para estar na escola, mesmo assim ele entra e vai até o terraço como se fosse tudo dele.

 

 

A vida deles é pacata e normal, para Tobio ela podia continuar assim para sempre. Porém Maru acaba envolvendo-se com os alunos da escola do outro lado da rua, um acidente acontece e a vida dos quatro muda para sempre.

 

Tens que arcar com as consequências dos teus atos.

 

Não quero falar muito mais para não dar spoiler, porém o acidente é muito importante, ele acontece no final do primeiro volume e é ele que dita o desenvolvimento de toda a história. Saibam somente que muitas pessoas morrem.
BY nos desafia a ver a vida escolar japonesa, que em muitos mangas e animes parece algo incrível e a melhor fase da vida, com outros olhos. Poderias viver com o peso de outra vida em tuas mãos, serias capaz de ser feliz sabendo que uma mãe chora por não ter mais o filho? Esses são os questionamentos que a história nos apresenta.

 

 

Bokutachi ga Yarimashita Manga – A Arte

Não vou falar aqui que a incrível arte faz com que tudo fique mais realista, não, não faz, por muitas vezes ela deixa a desejar, com traços simples e distorcidos, expressões exageradas e caricaturadas. Tem tudo para se falar que o traço do artista não é bom, mas é exatamente nesse exagero da realidade que tudo parece fazer sentido, afinal de contas o nosso mundo não é perfeito, as pessoas com quem convivemos não são perfeitamente desenhadas, por isso acho que, apesar de estranha, a arte conversa muito bem com a história contada.

Sempre me pergunto, o que eu faria em alguma situação extrema, como eu reagiria? Cada um dos quatro protagonistas reage ao incidente da sua forma, representando os diversos tipos de pessoas que existe. Acredite, assim como eu, desejarás a morte de alguns aqui.
As situações que Tobio acaba por meter-se são diversas, uma mais complicada que a outra, e em todas eu me perguntava O que eu faria se estivesse ali?.

 

 

Juízo Final

Bokutachi ga Yarimashita é diferente, é criativo e ousado no seu jeito de ser, um manga Seinen para maiores de idade, fica minha recomendação! Desafia-te a ler coisas diferentes, o mundo dos mangas sempre é um pouco maior e mais louco do que o que nós estamos acostumados. Caso estejas a perguntar-se “será que vale a pena?”, BY ganhou uma série live-action em 2017, então algo de bom aqui existe!

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.