ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime

Break Blade | Análise

Uma adaptação bastante agradável, embora demasiado curta para o potencial demonstrado.

Renato Sousa por Renato Sousa
24/09/2014
em Análises, Anime, Break Blade, Séries, Slider
0 0
0
0
Partilhas
27
Visualizações

Break Blade foi uma das mangas contempladas com adaptação televisiva no ano 2010. Nessa altura, e por intermédio da Production I.G. e XEBEC, deu-se início à produção de meia dúzia de filmes sobre a obra, com vista a tornar as aventuras de Rygart Arrow e companhia mais animadas. Terminado o projeto cinematográfico, as duas produtoras voltaram a reunir forças, na primavera passada, desta vez para compilar os acontecimentos dos vários filmes numa curta série de 12 episódios. Será que os resultados foram positivos?

 

Break Blade – A História de Rygart Arrow

Tudo se passa no continente de Cruzon, território onde se iniciou recentemente uma guerra entre a nação de Atenas e o Reino de Krisna. Os robôs (mechas) são as grandes armas de combate das duas regiões, independentemente de uns serem mais evoluídos do que outros. Qualquer piloto que queira assumir o comando de uma destas poderosas máquinas deve ser capaz de manipular quartzo a seu belo prazer.

Na verdade, esta característica, que parece ser extraordinária e até oriunda de feitiçaria, é incrivelmente comum entre os humanos, contando-se pelos dedos aqueles que não foram dotados desta capacidade. Rygart Arrow, o protagonista da história e grande amigo do Rei de Krisna (Hodr) é um deles. Porém, é precisamente esta ausência de poder que o vai levar aos comandos de um dos robôs de outrora, durante uma das suas raras visitas à capital do reino. Tudo indica que aquele antiquado – mas fabuloso! – Golem foi concebido especificamente para Rygart. Depois de tentar negar a si mesmo a possibilidade de controlar o Golem, o rapaz vai tomar consciência da responsabilidade que lhe caiu sobre os ombros e da importância que a sua intervenção pode ter na guerra de Cruzon. Será bem sucedido?

 

Break Blade Anime - Primavera 2014

 

Da pouca expectativa ao interesse crescente pela história!

Em qualquer projeto, a premissa da história e a forma como ela é apresentada são fatores muito importantes. Mais ainda, quando em causa está uma produção de apenas 12 episódios. Neste aspeto, Break Blade esteve mal, e certamente que perdeu o tipo de espectadores que desistem de uma obra ao fim de 1 ou 2 episódios, caso não encontrem valor naquilo que viram.

O arranque foi deveras passivo, com o protagonista a demorar algum tempo a assumir a sua verdadeira posição, e com a inclusão de algumas explicações que poderiam e assentariam melhor se tivessem surgido mais tarde na trama. As cenas do passado podiam ter sido adiadas, assim como o aparecimento de algumas personagens irrelevantes para a parte inicial.

A meu ver, Broken Blade (nome alternativo deste anime) só começou a ganhar entusiasmo quando Rygart se adaptou ao seu poderoso Golem e se interpôs entre os seus grandes amigos: Hodr e Zess, que se tornaram inimigos por representarem territórios diferentes.

Ao nível dos grandes protagonistas, o jovem sem poderes conseguiu, repentinamente, mudar o rumo dos acontecimentos nas batalhas onde surgiu. Ou pelo menos deixar a sua marca onde tentou interferir, elevando o nível de qualidade da série e levando o espectador a querer ver o que se ia passar a seguir em Break Blade, tanto ao nível de batalha como dos relacionamentos entre as várias personagens. Pena terem sido necessários 3 a 4 capítulos para tal acontecer, o que equivale a cerca de 30% da série. É demasiado tempo para quem ambiciona conquistar o público.

 

Um enredo demasiado grande para 12 episódios!

Depois de demorar a surgir a primeira parte interessante da história, pode dizer-se que Break Blade foi de vento em popa até ao seu final. Muitas foram as batalhas travadas pelos grandes protagonistas, e vários os momentos em que as personagens relevantes tomaram decisões inesperadas e atuaram de maneira surpreendente. Uma vez tomado o gosto ao anime, a conclusão repentina soube a pouco.

Se o Reino de Krisna foi mais ou menos bem explorado, com uma ou outra exceção que mencionarei mais à frente, o mesmo não se pode dizer de Atenas ou das suas regiões envolventes, constituídas por guerreiros extremamente talentosos ao comando dos seus robôs evoluídos. Quis-me parecer que várias personagens de papel importante ficaram por conhecer deste lado do território, já depois da produção lhes ter dedicado algum tempo de antena para uma apresentação ao público. Os homens do governo ateniano são alguns exemplos aplicáveis a esta situação.

SPOILERS!!! Talvez seja mais um problema da história em si do que da própria produção, mas o caso do desaparecimento do irmão de Rygart, que aparece do nada no episódio final, é algo caricato. Particularmente depois de tanto ter sido procurado pelo irmão. Sem nunca ser apresentado em cena, com excepção do primeiro capítulo, a sua presença no local onde qualquer civil dificilmente surgiria é, no mínimo, ridícula.

 

Break Blade - Anime 2014 Análise

 

O regresso das grandes batalhas mecha de antigamente

Hoje em dia, o recurso à tecnologia CGI é uma constante nas séries deste tipo. Veja-se o caso de Aldnoah Zero, por exemplo. Contra isso? Nada! Nada mesmo! Até porque os resultados que estão à vista são francamente positivos. Todavia, Break Blade optou pela vertente do desenho e os resultados foram muito bons! A par do desenho dos robôs, as grandes investidas destas máquinas tecnológicas, as suas armas, a sua destruição, tudo foi minuciosamente concebido “à antiga”, e ainda bem que assim foi.

Por falar em desenho, aproveito também este ponto para abordar os ambientes responsáveis por tornarem todas as cenas de Break Blade mais apelativas. Os desfiladeiros e os percursos montanhosos são presença assídua nas lutas. Do outro lado das muralhas, ou seja, dentro da própria Krisna, um forte elogio aos desenhistas, cujo talento pode ser apreciado nas várias vezes em que o reino surge num plano elevado, de onde é possível observar muitos dos detalhes que “iluminam” aquele local. Num ambiente mais mecânico, como é o dos armazéns de recolha e reparação dos vários robôs de combate, também não há rigorosamente nada a apontar, ainda que a parte artística não se sobressaia tanto.

 

A parte musical de Break Blade cumpriu com o seu dever!

É isso mesmo, cumpriu! Esta é, a meu ver, a melhor palavra para caracterizar a vertente musical de Broken Blade. As melodias e exaltações sinfónicas que acompanham os momentos mais calmos e de grande ação, respetivamente, são mais do que satisfatórias e, portanto, também nesta vertente o espectador dificilmente terá alguma coisa a apontar.

No que diz respeito aos openings e endings, diria que todos eles adoptam um estilo muito tradicional, onde todas as personagens de relevo recebem um pouco de atenção, à medida que vão tocando as músicas interpretadas por Sayaka Sasaki e Aira Yuuki.

 

Break Blade Anime - Primavera 2014

 

Um futuro promissor para a uma amostra demasiado curta!

Em jeito de conclusão, cabe-me dizer que é realmente uma pena esta série ser tão curta e explorar de forma muito precoce algumas das suas personagens mais importantes. Girge é o exemplo mais claro, tendo aparecido e desaparecido muito depressa. Depois da importância demonstrada na reta final da história era, sem dúvida, um dos casos dignos de mais atenção. Compreende-se não a ter tido, visto que a única alternativa para corrigir o problema era o alargamento do número de episódios e da história.

Basicamente, para quem quer desfrutar de uma boa dose de ação do tipo mecha, aventura, e de uma pequena dose de conteúdo ecchi – que a produção não quis deixar de incluir – tem aqui uma boa recomendação. Ainda que possa demorar um pouco até se tornar interessante, desde o primeiro momento em que se sintam cativados em ver o que se vai passar a seguir, não mais vão querer deixar para trás Broken Blade.

Fica o trailer e a esperança de que uma nova produção relacionada com esta criação possa surgir em breve, pois há conteúdo e qualidade no enredo para se fazer algo ainda melhor, apesar dos resultados apresentados já serem francamente positivos.

 

Trailer Break Blade

 

Análises

Break Blade

71% Pontuação

A nova conjugação de forças da XEBEC e Production I.G. trouxe para o ecrã uma adaptação bastante agradável de Break Blade, embora demasiado curta para o potencial demonstrado.

Os Pros

  • A técnica desenhista aplicada nas batalhas mecha.
  • A história consegue despertar um interesse consistente e sustentado no espectador após os primeiros episódios.

Os Contras

  • Número de episódios insuficiente para o potencial da obra.
  • Risco de perder potenciais fãs por demorar algum tempo a tornar-se interessante.

Análise

  • Pontuação Final 0%
Tags: AçãoAira YuukiAnálisesAnimeBandai VisualBreak BladeExércitoFantasiaLantisMangaMechaPrimavera 2014Production I.GSayaka SasakiShounenTemporadas da PrimaveraXebec
Renato Sousa

Renato Sousa

Licenciado em Engenharia Informática. Adora ver Anime e Liderar este Projeto. Colecionador de DVDs, Blu-rays, Mangas, Livros e Videojogos. Viciado em Corrida.

Artigos Recomendados

Migi to Dali - Anime de Suspense recebe Teaser
Migi to Dali

Migi to Dali – Anime de Suspense recebe Teaser

por Pedro Costa
08/08/2022
Tate no Yuusha no Nariagari - 3ª Temporada revela Poster
Anime

Tate no Yuusha no Nariagari – 3ª Temporada revela Poster

por Pedro Costa
08/08/2022
Tower of God - Anime recebe 2ª Temporada
Tower of God

Tower of God – Anime recebe 2ª Temporada

por Pedro Costa
08/08/2022
Chainsaw Man - Anime revela NOVO TRAILER e Estreia
Chainsaw Man

Chainsaw Man – Anime revela NOVO TRAILER e Estreia

por Pedro Costa
05/08/2022
Kaiju No. 8 - Manga recebe Anime!
Kaiju No. 8

Kaiju No. 8 – Manga recebe Anime!

por Pedro Costa
04/08/2022
Próximo Artigo
One Piece: 3D2Y - Análise

One Piece: 3D2Y - Análise

Shin-chan é considerado pornografia na Indonésia

Shin-chan é considerado pornografia na Indonésia

Manga Fairy Tail - Capítulo 401

Manga Fairy Tail - Capítulo 401

Comentários sobre post

Segue-nos!

Recomendamos...

As 10 Mulheres mais Atraentes de Anime segundo António Costa
Anime

As 10 Mulheres mais Atraentes de Anime segundo António Costa

08/10/2017
DanMachi 4 temporada data estreia imagem promo
Anime

DanMachi 4ª Temporada revela Data de Estreia

22/05/2022
PlayStation 5 – Onde comprar e quanto custa?
Slider

PlayStation 5 – Onde comprar e quanto custa?

15/06/2022
Chainsaw Man - Anime revela NOVO TRAILER e Estreia
Chainsaw Man

Chainsaw Man – Anime revela NOVO TRAILER e Estreia

05/08/2022

Últimas Análises

As Crises de Identidade de Metal Gear Solid – Análise

As Crises de Identidade de Metal Gear Solid – Análise

The House of the Dead: Remake – Análise (Nintendo Switch)

The House of the Dead: Remake – Análise (Nintendo Switch)

Totsukuni no Shoujo OVA 2022 – Análise

Totsukuni no Shoujo OVA 2022 – Análise

@ptanime

  • 🛑🛑 GIVEAWAY 20 CONVITES DUPLOS PARA A ANTRESTREIA VERSÃO DOBRADA DE "DRAGON BALL SUPER: SUPER-HERÓI"! 🛑🛑

A propósito da estreia do filme anime "Dragon Ball Super: Super-Herói" nos cinemas portugueses estamos a oferecer em conjunto com a @sonypicturesportugal 20 CONVITES DUPLOS para ires à antestreia da versão DOBRADA, no dia 13 de Agosto de 2022, pelas 11h!

São 10 convites duplos para os cinemas NOS Colombo em Lisboa e 10 convites duplos para os cinemas NOS Parque Nascente em Gondomar.

.
❗Para isso tens de:

👉 - Deixar LIKE neste post

👉 - Seguir @ptanime e @sonypicturesportugal

👉 - Identificar 2 amigos nos comentários (podes participar as vezes que quiseres desde que identifiques 2 amigos novos)

👉 - Comenta em qual cinema queres ir ver a antestreia (NOS Colombo ou NOS Parque Nascente)

💜 (OPCIONAL) - Partilha nas stories para chegar a mais pessoas 🥰

.

🛑 IMPORTANTE 🛑

👉 O passatempo decorrerá até ao dia 10 de Agosto de 2022, sendo encerrado às 23h59 desse mesmo dia.

Os vencedores serão notificados via mensagem privada (fiquem atentos!) e posteriormente anunciados num story.

Caso não tenhamos resposta até às 12h do dia 11 de Agosto de 2022, os convites serão novamente sorteados.

BOA SORTE!
  • Com a Maleficent derrotada, hoje vamos enfrentar o Riku em mais uma stream a jogar Kingdom Hearts! 💙

É às 22h, no lugar do costume: ptAnimeStreams na Twitch.

#KingdomHearts #PlayStation4 #ptanimestreams
  • Após alguma especulação pelas redes sociais, é oficial: o mais recente filme de Dragon Ball, intitulado de Dragon Ball Super: Super Hero, vai estrear nos cinemas portugueses a 18 de Agosto! 😁

De acordo com a @crunchyroll_pt , o filme estará disponível na sua versão legendada e dobrada em português de Portugal. Apesar de estar confirmada a versão dobrada, ainda não foram revelados os membros do elenco de dobragem.

--
#DragonBall #DragonBallSuper #DragonBallSuperSuperHero #DragonBallSuperHero #Anime #FilmeAnime #DragonBallPortugal #animenoscinemas #noticiasdeanime
  • O #GenkiCast celebrou ontem o seu primeiro aniversário 🤩

E com isso temos um episódio especial que podes ver no link da bio ou, por enquanto, nas nossas stories!

Parabéns ao nosso podcast e ao Pedro e ao André pelo excelente trabalho 💜
  • O canal YouTube "MillkunTV" tornou-se tendência depois de publicar três vídeos onde desenhava as personagens de SPY x FAMILY, Loid Forger, Yor Forger e Anya Forger, em estilos de diferentes franquias de anime/manga 😱

Aqui ficam alguns exemplos!

Quais achas que foram os mais bem conseguidos? 🤩
  • 🛑🛑GIVEAWAY 5 CÓDIGOS PARA A MINISSÉRIE NA FILMIN!🛑🛑

A propósito da adição da minissérie "A Fragrância da Primeira Flor" no catálogo da plataforma, estamos a oferecer 5 acessos para a visualizar gratuitamente. Para conseguires, só tens de:

👉 Follow @ptanime ;
👉 Follow @filminportugal ;
👉 Tagar dois amigos para que também possam tentar a sua sorte.

O passatempo decorrerá até dia 20 de julho, sendo encerrado às 23h59. Os vencedores serão notificados via mensagem privada (fiquem atentos) e posteriormente anunciados num story após devida autorização de cada um.

BOA SORTE! 🥰

#afraganciadaprimeiraflor #filmin #passatempo #giveaway #jdrama #kdrama
  • O mundo do manga em Portugal continua a crescer! 🤩

Já pode ser visto nos websites de várias livrarias online, como a @bertrandeditora, @livrariasalmedina, @livrariawook, @fnacportugal, etc, o lançamento do manga "Cagaster", de Kachou Hashimoto, pela @asa_editora, no próximo dia 12 de Julho 👏

O manga teve uma adaptação para Web anime, com 12 episódios, produzida pelos estúdios Gonzo e difundida pela Netflix, em 2020.

O que achaste desta notícia? 🔥
  • Mais um mês mais um "Artista do Mês"! (sim, estamos atrasados🥺)

O artista de Julho 2022 éééé: @pedro.santanas!

👉 Este segmento pretende exibir os fabulosos artistas portugueses, sejam eles ilustradores, músicos, cosplayers, etc.

Para todos os artistas portugueses interessados em participar nesta divulgação, usem a tag #ptaArtistadm para que vos possamos encontrar 😄

Se quiseres ver todos os artistas divulgados até agora, segue: #PortugueseArtistOfTheMonth

Design by @vulpy.pt
  • Durante o painel de anúncios da plataforma Crunchyroll na convenção da Anime Expo em Los Angeles, foi oficialmente anunciada a produção da adaptação do anime de Solo Leveling 🤩

A série será produzida pelos estúdios A-1 Pictures e lançada em 2023 como um dos novos títulos da Aniplex.

Contente com esta notícia? 🔥
  • Após a exibição do décimo segundo e último episódio da primeira parte do anime "SPY x FAMILY", foi revelado um vídeo promocional que confirmou que a segunda parte estreará em Outubro deste ano! 🤩

Esta segunda parte terá um total de treze episódios.

De 0 a 10, qual a tua nota para esta primeira parte de SPY x FAMILY? 🤔
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

© 2022 PTAnime. Todos os direitos reservados.

Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos

© 2022 PTAnime. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Iniciar Sessão

Esqueceste a tua password?

Recuperar password

Por favor, introduz o teu username ou email para recuperares a tua password

Iniciar Sessão

Adicionar nova playlist