Hoje trago-vos um tema importantíssimo que penso ter escapado das garras do ptAnime. Mas apesar disso, nós não desistimos e queremos preencher cada possível lacuna. Impossível dizem?! Pois claro… de entre tanta coisa que se pode escrever em relação ao mundo do anime/manga, os textos nunca acabariam. Pois bem, fiquem a saber, que é por isso que lutamos, por criar uma base incrivelmente rica de informação que fará o nosso nome chegar aos céus!
Com esta introdução (parece que hoje estava inspirado), tentar-vos-ei mostrar as várias características típicas da manga.
A manga desenvolveu a sua própria linguagem visual para expressar emoção ou outros estados de espírito. A mais famosa, já muito bem conhecida pelo público em geral (e não somente pelos apreciadores de anime) é a típica gota de água que escorre pela cabeça e representa constrangimento. Outra que também é muito usada (mas não dá para explicar tão bem) é aquele género de cruz que aparece e que representa raiva. Clássicos!
Continuemos com aquelas coisas que não mentem… os olhos. Normalmente grandes, bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho ou apenas um ponto negro sobre um fundo branco. As suas formas podem mudar para um coração (Nami-Swaaan), para uma estrela, para “>.<“, entre outros. As formas e tamanhos dos olhos são, por vezes, simbolicamente usados para representar o carácter. Por exemplo, olhos maiores e mais redondos mostram que uma personagem é mais pura e/ou inocente ou vice-versa. Tal como na vida real, são uma parte importantíssima da expressão facial e por isso é-lhes entregue grande importância. Afinal de contas, os olhos são o espelho da alma.
Os cabelos aparecem de todas as formas, volumes, tamanhos. No caso dos rapazes, são normalmente espetados. Roupas extravagantes com um design rico são igualmente típicas da manga.
As personalidades são exaustivamente trabalhadas. O que vos faz gostar de uma personagem? Para mim as suas atitudes e valores contam bastante. E séries longas como One Piece, Naruto, Bleach, etc., têm muito sucesso pelas mais variadas razões, mas uma delas, na minha opinião, é o quanto se desenvolve o carácter das personagens. À medida que avançam na história, é normal que o espectador goste cada vez mais dos indivíduos principais.
Naqueles momentos de raiva, vê-se por vezes os dentes a afiar, chifres a aparecer, veias salientes, personagens a arder… enfim, um pouco de tudo. Já nos momentos de vergonha ou tristeza, a personagem ou aparece num fundo negro, cabisbaixa, a falar muito baixo e de uma forma depressiva. Muitas outras demonstrações de emoções são típicas. Confirmem abaixo.
Os narizes e bocas são normalmente pequenos. A boca costuma ser apenas uma linha desenhada na cara. Usa-se muitas vezes a “cat mouth” (um 3 rodado 90º no sentido dos ponteiros do relógio) que simboliza ousadia ou que a personagem está a ser travessa. O nariz, assim como a boca, é normalmente pequeno. Em algumas personagens femininas, o nariz chega por vezes a ser removido. Quando excitadas, algumas personagens sangram do nariz, ação mais conhecida como “nosebleed“. Em conclusão, falo nas sobrancelhas. Não têm muito de diferente. São complementos à expressão. Vejam abaixo a galeria que abrange os três.
Reuni aqui algumas das características típicas da manga mas há bem mais. Por isso, um dia destes, a segunda edição vai aparecer. Não percam o próximo episódio, porque nós… também não!