Cardcaptor Sakura Clear Card-hen – Primeiras Impressões

por Raquel Cupertino
Cardcaptor Sakura Clear Card-hen - Primeiras Impressões

Título: Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen
Adaptação: Manga
Estúdio: Madhouse (One Punch Man, Death Note)
Demografia | Género: Shojo | Magia, Aventura, Romance, Fantasia, Comédia
Ficha Técnica: Indisponível

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen – Opening

“CLEAR” de Maaya Sakamoto

 

E o anime que mais desejava desta temporada de inverno de 2018, começou!! Não vou mentir, estava em êxtase com o seu lançamento. Tal como a maioria da década de 90, Cardcaptor Sakura preencheu o nosso imaginário – bem como a nossa televisão. Passado quase 20 anos “continuar” a assistir às aventuras de Sakura como se nada tivesse mudado (um leve gap de 2 anos, se não estou em erro) é uma experiência celestial.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen – Enredo

Sakura encontra-se agora no segundo ciclo (correspondente ao nosso 7º ano). Além de mudar de escola, a nossa protagonista muda também de turma e de colegas: com Rika noutra escola e o restante grupo de amigos dividido entre duas turmas. Ainda assim, o espírito de união e amizade entre os mesmos manteve-se.

A paz conseguida após transformar todas as cartas em “Cartas da Sakura” é abalada por um conjunto de sonhos premonitórios. Nesses sonhos, as cartas tornam-se transparentes e um novo pendente é formado… O que quererá isso significar?

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen - Primeiras Impressões

 

Além do início de uma nova premissa mágica, neste episódio podemos ver e rever a interação entre os nossos personagens preferidos tal e qual como era! O ambiente é, sem dúvida alguma, nostálgico. Kero continua o mesmo, tal como Yukito, Touya, Yamazaki, Tomoyo, etc; até nos pequenos momentos as personagens mantiveram-se fiéis a elas mesmas.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen - Primeiras Impressões

 

Depois de rever os três primeiros capítulos do novo manga, que servem de base para este primeiro episódio, tive a certeza que fizeram o seu melhor para se manterem o mais fiéis possíveis.

Falharam apenas – e em grande escala – quando tentaram “inventar” uma ligação com ambas a série anime e a história manga original…

 

Um urso… Dois ursos… espera, estou confusa!

A Madhouse tentou – inutilmente – criar um elo de ligação entre a série anime de 1998 e a ponte feita pelo OVA prólogo. Como resultado: vemos duas cenas que se contradizem uma à outra! Como já expliquei num outro artigo, o final romântico da primeira série foi diferente do manga, mas isso quem é fã sabe ou procura saber. Além de que, “foi para isso” que fizeram o OVA, certo? Logo para quê colocarem imagens de ambos os “finais” em anime e ainda “explicarem” o que aconteceu em cada uma delas (sendo que as explicações anulam a ideia uma da outra)? Não seria melhor apenas colocarem a segunda explicação provida do OVA, e seguirem – FINALMENTE – uma linha narrativa canon manga do início ao fim?

Não percebi muito bem a necessidade disso, acredito que o estúdio tenha cedido ao “comum” e achado que seria melhor “explicar o inexplicável”.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen - Primeiras Impressões

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen – Ambiente

Quanto ao ambiente achei bastante mais consistente e harmonioso que o OVA. As “flores” do cenário já não me fizeram tanta confusão, e a animação associada a momentos cómicos manteve a essência da primeira adaptação. Salvo todo o “brilho” e a coloração mais pastel, a animação e coloração esteve muito bem! Mesmo no design das personagens, que no início confesso que fiquei de pé atrás, agora adoro! Considero uma versão melhorada do antigo design, um aprimorar face aos tempos modernos.

Acho que consigo afirmar que a Madhouse está a dar o seu melhor, e prova disso são as cenas mágicas!

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen - Primeiras Impressões

 

Quanto à banda sonora: que saudades destas vozes! Foi glorioso terem o cuidado de irem buscar os atores de voz da adaptação de 1998, dá outro encanto à sequela, algo que pessoalmente nem sequer imagino sem! Quanto à música de fundo, esta possui as sonoridades originais da franquia com algumas adições de nos fazer suspirar.

O opening e o ending são LINDOS! Quero acreditar que não foram feitos ao acaso dado as semelhanças (mesmo visuais) com os 3 primeiros openings e o 3º ending, respetivamente.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen - Primeiras Impressões

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen – Potencial

Neste primeiro episódio não ficamos com grandes noções de como será adaptada a manga Clear Card. As minhas suspeitas não são as melhores, confesso. Afinal o primeiro episódio adapta quase na integra os três primeiros capítulos e corta logo a parte em que o pai da Sakura comenta a “presença” (ou falta dela) da mãe da Sakura. O que, tendo em conta a omissão na primeira série, leva-me a crer que poderão também nesta sequela cortar uma parte significativa do enredo. Ainda assim, notou-se uma primazia de louvar em manterem-se o mais fiéis possíveis à manga Clear Card, mesmo as pequenas alterações que fizeram foram bem conseguidas.

Acho que podemos estar otimistas com esta série, mas não criar elevadas expetativas. Sobretudo para quem segue o manga.

 

Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen – Trailer

 


Sabe mais sobre a franquia:

Cardcaptor Sakura Anime – Análise

Cardcaptor Sakura Movie 1 – Análise

Cardcaptor Sakura Movie 2 – Análise

Cardcaptor Sakura – Do que se trata o novo anime?

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Guia


 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.