Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Guia

por Raquel Cupertino

ATENÇÃO

  • Este artigo possui SPOILERS relacionados com a franquia Cardcaptor Sakura. Caso não tenham assistido à adaptação anime de 1998 e/ou lido a manga original não aconselho a leitura deste artigo.
  • Este artigo não reflete a opinião do ptAnime mas sim a do autor do mesmo.

 


Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Guia

 

Depois de 15 anos sem notícias, a franquia Cardcaptor Sakura volta a dar que falar com o lançamento de uma manga sequela!

Como não poderia deixar de ser, a sequela, intitulada de Cardcaptor Sakura Clear Card-hen, foi um sucesso de vendas! No entanto, esta levou-nos a um problema: se a adaptarem a anime… como será encaixado com o final do segundo filme? Como será a ligação com a adaptação anime de 1998? Isto tendo em conta que existem diferenças na história e que o final romântico de Sakura segue uma linha narrativa diferente da manga.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Guia

 

Como resposta aos apelos dos fãs que apenas assistiram o anime – e mesmo àqueles que leram o manga – foi decidido adaptar o derradeiro final da manga. A verdadeira declaração de amor de Shoaran e o encerramento dos acontecimentos da obra original. Esta adaptação servirá de ponte para o novo anime que adaptará o manga Cardcaptor Sakura Clear Card-hen.

Mas, ATENÇÃO!!

Como referi na minha análise à série, a adaptação anime da obra das CLAMP não é linear, de TODO. Essas diferenças incluem o final da obra, em particular a componente romântica, essencial para a transição para o arc Clear Card. Este OVA veio assim amenizar a transição entre estas duas adaptações anime e, claro está, despertar o bichinho para aqueles que viram a série lerem também o manga (idealmente).

Outra nota para termos em atenção é que, neste OVA, não encontrarão qualquer resquício das adições originais (não canon) da série anime, em vez disso, irão encontrar uma adaptação canon da narrativa CardCaptor Sakura.

 

Para ajudar a explicar este OVA decidi colocar aqui algumas das dúvidas mais comuns:

 

Este OVA adapta que capítulos?

A partir da página 30 do capítulo 46 (presente no 4º Volume compilado).

 

A OVA segue o manga a 100%?

Não, também não! O OVA comprime os últimos quatro e meio capítulos. Além de cortarem informações mais complexas relativamente ao final mágico da história (caso tenham curiosidade sugiro que leiam a manga), omitem também algumas cenas relacionadas com as personagens secundárias:

  • Pormenores à cerca da personalidade de Kaho Mizuki;
  • O final entre Kaho e Eriol (apesar de ter ficado subentendido na série);
  • A conversa de Sakura com Chiharu;
  • A conversa de Sakura com Rika.

Alguns pormenores do enredo foram também cortados ou limados mas não acho que tenham tanta relevância para com a história principal como os pontos acima. No manga, nos últimos capítulos, encontra-se o final romântico de todas as personagens secundárias.

 

Posso assistir ao OVA sem ler o manga?

O OVA sim, acredito que não haja grande problema uma vez que este é focado no final romântico entre Sakura e Shoaran. Agora quanto à nova série, depende de como a narrativa da manga for adaptada. Há pormenores bastante importantes que não foram adaptados a anime pelo que tudo dependerá do rumo da história Clear Card e da sua adaptação anime.

 

As personagens são as mesmas?

Sim, são. Com a exceção de Meiling que nem sequer é pronunciada – porque não existe na manga – todos os personagens que surgem são nossos conhecidos.

 

Quais são as maiores diferenças do último episódio da série anime para este?

São os ursos…

A falar a sério, a grande diferença são os ursos de peluche! Como o próprio título (Cardcaptor Sakura: Clear Card Arc Prologue: Sakura and the Two Bears – Sakura e os Dois Ursos-) indica, a história gira em torno da troca dos peluches feitos à mão pelas personagens. Na história (manga e anime), a entrega de ursos de peluche feitos à mão à pessoa amada transmitia o desejo de amor eterno. Semelhante a uma declaração de amor, assim de forma resumida. No entanto, a série de 1998 termina de forma bastante diferente da original na “entrega dos ursos”. Sakura não responde verbalmente à declaração de amor de Shoaran, em vez disso, pede se pode ficar com o peluche que ele fez, em pleno aeroporto – não nos podemos queixar do romantismo da altura!

O OVA girará em torno desta troca de peluches e do seu significado (ver questão em baixo para mais pormenores).

Além da relação dos protagonistas, temos algumas diferenças em relação à informação relativa aos poderes e às relações mais complexas dos personagens secundários. Na série anime ambos foram amenizados, deixando a maioria dos relacionamentos e poderes subentendidos nas entre-linhas, um dos casos foram os poderes de Touya. Apesar de sabermos que possui poderes mágicos, não percebemos bem a extensão dos mesmos. Pois bem, há um momento no OVA que o discurso de Touya é diferente da série anime. Uma simples fala que liga alguns pontos bastante interessantes.

Para terminar, a relação entre Eriol e a professora Kaho Mizuki não é “censurada”.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - As Diferenças

Cardcaptor Sakura (1998) vs Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen Prologue (2017)

 

Então… como é que agora há uma troca de peluches?

Então é assim, no manga, Shoaran “entrega” o peluche à Sakura de uma maneira ambígua (quando digo ambígua refiro-me a deixar o peluche num banco, Sakura pegar no peluche, e ele dizer que ela pode ficar com ele – oh Shoaran <3 ), deixando que a mesma ficasse sem perceber o significado intrínseco do ato.

Localizando-nos agora no término da batalha contra Eriol, tudo volta ao “normal” depois de uma longa explicação (que inclui importantes acontecimentos mágicos que tentarei abordar noutro artigo). Nesta fase, Shoaran não se tinha declarado, em boa verdade ele apenas diz a Sakura que depois de toda a confusão terminar tinha algo para lhe contar.

Aqui entra o OVA: na fase em que Eriol anuncia que irá embora, este tem uma conversa decisiva com Sakura que a fará compreender os sentimentos – em vez da carta original que dá ponte para o segundo filme. A partir daí é que vem a declaração e a adorável troca de peluches!

Em suma, é um final bastante diferente do da série e que, para o assistir, terão que ter em conta tudo o que ainda não aconteceu.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Guia

Cardcaptor Sakura (1998) – Episódio final

 

Espero ter-vos ajudado a perceber um pouco melhor esta transição entre a adaptação de 1998 e o OVA! Qualquer questão ou comentário por favor digam! Claro que muita coisa ficará por dizer e o mesmo se refere à adaptação do arc Clear Card, mas uma coisa é certa: as CLAMP continuam-nos a maravilhar e a fazer sonhar como há quase 20 anos atrás!

 


Querem saber mais sobre a segunda temporada de Cardcaptor Sakura? Sugiro este artigo:

Cardcaptor Sakura – Do que se trata o novo anime?


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.