Título: Cardcaptor Sakura/ CCS/ Cardcaptors/ Card Captor Sakura
Adaptação: Manga
Produtora: Madhouse
Géneros | Demografia: Aventura, Comédia, Drama, Romance, Fantasia, Magia, Vida Escolar | Shoujo
Ficha Técnica: Indisponível
Primeiras Impressões: Indisponível
Cardcaptor Sakura Movie 1 trata-se de um spinoff da série anime Cardcaptor Sakura, que se desenrola nas férias de primavera da protagonista. Este filme situa-se na primeira temporada do anime, antes de Meiling Li regressar para Hong Kong (depois do episódio 33, quando Shoaran conquista a carta The Freeze).
Cardcaptor Sakura Movie 1 – Análise
É um filme original que engloba um pouco do passado de Clow Reed e a sua visita a Hong Kong, terra Natal de parte da sua família, os descendentes de Shoaran Li.
Escusado será dizer que a escolha do local e época do ano não foi por acaso. Como o nosso querido Clow Reed diz: “Não há coincidências neste mundo”, e este filme é a prova disso mesmo.
Depois de Meiling e Shoaran regressarem a Hong Kong para visitarem a família, Sakura, Tomoyo, Yukito e Toya recebem um bilhete-prémio para uma viagem de 4 dias à cidade chinesa, fruto de uma “estranha” lotaria que Sakura concorreu.
Cardcaptor Sakura Movie 1 | Enredo
Apesar de muito diferente do que Kero esperava encontrar, Hong Kong guarda nela uma presença mágica intensa. À medida que começamos a explorar a cidade, somos embrenhados no ambiente mágico de Hong Kong, que dentro do universo Sakura, transforma-se numa experiência bastante interessante.
Apesar de não conhecer Hong Kong, acredito que o seu design seja realmente semelhante ao retratado. A produção revela cuidado com a caracterização do ambiente, e as suas tradições e indumentárias são bastante demarcadas das japonesas, retratadas na série. É, sem dúvida, bastante interessante ver as personagens inseridas em algo diferente do habitual. Além do mais, é uma oportunidade maravilhosa para conhecer a família do nosso amado protagonista Shoaran Li!
Não acho presunção afirmar que o objetivo do filme tenha sido apresentar a família de Shoaran e explorar um pouco mais a personagem enquanto Cardcaptor.
Como não poderia deixar de ser, a narrativa culmina no encontro de todas as personagens e na sua estadia na mansão Li. A mãe de Li, como já sabíamos da série, é uma poderosa feiticeira de Hong Kong, descendente de Clow Reed. Ao longo do filme prova ser uma aliada fulcral da rival do seu filho, Sakura, protagonizando alguns dos momentos chave.
A postura da mesma é tudo o que poderíamos imaginar de uma “Senhora chinesa de prestígio”, pessoalmente adorei a forma como a retrataram visual e psicologicamente. A postura mais exigente e séria reflecte-se na do filho na primeira parte da série Cardcaptor Sakura. Mesmo sendo uma história original, todos os pormenores referentes ao enredo principal foram mantidos.
Shoaran Li – O Cardcaptor.
Infelizmente poucos foram os momentos em que tivemos o prazer de ver o nosso querido Shoaran a usar as cartas. Com a exceção da carta Time, contamos as vezes que conseguimos vê-lo a usar algo mais que os seus próprios poderes. Neste filme, somos presenteados com uma batalha deslumbrante em parceria com Sakura. Admito que mesmo sendo a segunda vez que vi o filme, não pude conter o espanto e admiração perante as coreografias e estratégia de Shoaran no uso das poucas cartas que possui.
O enredo base do filme é, por si só, forte e original o suficiente para nos cativar. Apesar de adorar de paixão o segundo filme, acredito que este seja melhor escrito. O guião é muito bom. Consegue enquadrar o universo num novo local, numa nova cultura e ainda inserir um vilão “mau”, com um background e história perfeitamente plausíveis dentro do contexto de Cardcaptor Sakura.
Nada é forçado, é tudo tão fluído e crescente que consegue-se verdadeiramente desmarcar da série original pela positiva.
Cardcaptor Sakura Movie 1 | Ambiente
Para ajudar em toda a imersão temos o ambiente e a banda sonora. Como referi, acredito que tenham conseguido recriar a cidade de Hong Kong como era na década de 90, o filme é preenchido por paisagens típicas e inclusive uma popular rua de Hong Kong. A animação parece-me ainda mais fluída e coerente, sobretudo nas batalhas.
Em termos de fotografia, este filme possui imagens belíssimas e movimentos de câmara ainda mais progressivos, o que demonstra a vontade de criar algo ainda melhor que a série.
A banda sonora é um misto das sonoridades já conhecidas com… música chinesa! É uma seleção realmente muito bonita e que encaixa na perfeição com todo o enredo e ambiente.
Cardcaptor Sakura Movie 1 | Juízo Final
Cardcaptor Sakura Movie 1 trata-se de uma excelente adição ao repertório de todos os fãs de Cardcaptor Sakura. Ao contrário do segundo filme, este não possui muitas referências à história base, uma vez que o enredo até aquele ponto da série não se desenvolveu muito. Ou seja, para quem assistiu apenas em criança ou sabe o mínimo da obra, este poderá ser um bom arranque para despertar o “bichinho” de Cardcaptor Sakura. O mistério e ação são uma boa porta de entrada para a série e, uma vez que é muito bem escrito, irá, com certeza, conceder-vos uma hora e meia de puro entretenimento.
Sabe mais sobre a franquia:
Cardcaptor Sakura Clear Card-hen – Primeiras Impressões
Cardcaptor Sakura Clear Card-hen – Análise
Análises
Cardcaptor Sakura Movie 1
Sakura e companhia ganham uma misteriosa viagem para Hong Kong. Preparados para mais uma aventura?
Os Pros
- Desenvolvimento da história
- Enredo
- Shoaran Li
Os Contras
- - -