Cardcaptor Sakura Movie 1 – Análise

7 Novembro, 2017  Por Raquel Cupertino
0


Título: Cardcaptor Sakura/ CCS/ Cardcaptors/ Card Captor Sakura Adaptação: Manga Produtora: Madhouse Géneros | Demografia: Aventura, Comédia, Drama, Romance, Fantasia, Magia, Vida Escolar | Shoujo Ficha Técnica: Indisponível Primeiras Impressões: Indisponível     Cardcaptor Sakura Movie 1 trata-se de um spinoff da série anime Cardcaptor Sakura, que se desenrola nas férias de primavera da protagonista.…

Cardcaptor Sakura Movie 1 - Análise

Enredo - 8
Personagens - 7.5
Produção Visual - 8
Banda Sonora - 7.8

7.8

Muito Bom

Pontos Fracos: - -

Pontos Fortes: Desenvolvimento da história e Enredo. Shoaran Li.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
8

Título: Cardcaptor Sakura/ CCS/ Cardcaptors/ Card Captor Sakura
Adaptação: Manga
Produtora: Madhouse
Géneros | Demografia: Aventura, Comédia, Drama, Romance, Fantasia, Magia, Vida Escolar | Shoujo
Ficha Técnica: Indisponível
Primeiras Impressões:
Indisponível

 

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 trata-se de um spinoff da série anime Cardcaptor Sakura, que se desenrola nas férias de primavera da protagonista. Este filme situa-se na primeira temporada do anime, antes de Meiling Li regressar para Hong Kong (depois do episódio 33, quando Shoaran conquista a carta The Freeze).

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 – Análise

Cardcaptor Sakura Movie 1 - Análise

 

É um filme original que engloba um pouco do passado de Clow Reed e a sua visita a Hong Kong, terra Natal de parte da sua família, os descendentes de Shoaran Li.
Escusado será dizer que a escolha do local e época do ano não foi por acaso. Como o nosso querido Clow Reed diz: “Não há coincidências neste mundo”, e este filme é a prova disso mesmo.

Depois de Meiling e Shoaran regressarem a Hong Kong para visitarem a família, Sakura, Tomoyo, Yukito e Toya recebem um bilhete-prémio para uma viagem de 4 dias à cidade chinesa, fruto de uma “estranha” lotaria que Sakura concorreu.

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 - Análise

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 | Enredo

Apesar de muito diferente do que Kero esperava encontrar, Hong Kong guarda nela uma presença mágica intensa. À medida que começamos a explorar a cidade, somos embrenhados no ambiente mágico de Hong Kong, que dentro do universo Sakura, transforma-se numa experiência bastante interessante.

Apesar de não conhecer Hong Kong, acredito que o seu design seja realmente semelhante ao retratado. A produção revela cuidado com a caracterização do ambiente, e as suas tradições e indumentárias são bastante demarcadas das japonesas, retratadas na série. É, sem dúvida, bastante interessante ver as personagens inseridas em algo diferente do habitual. Além do mais, é uma oportunidade maravilhosa para conhecer a família do nosso amado protagonista Shoaran Li!
Não acho presunção afirmar que o objetivo do filme tenha sido apresentar a família de Shoaran e explorar um pouco mais a personagem enquanto Cardcaptor.

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 - Análise

 

Como não poderia deixar de ser, a narrativa culmina no encontro de todas as personagens e na sua estadia na mansão Li. A mãe de Li, como já sabíamos da série, é uma poderosa feiticeira de Hong Kong, descendente de Clow Reed. Ao longo do filme prova ser uma aliada fulcral da rival do seu filho, Sakura, protagonizando alguns dos momentos chave.
A postura da mesma é tudo o que poderíamos imaginar de uma “Senhora chinesa de prestígio”, pessoalmente adorei a forma como a retrataram visual e psicologicamente. A postura mais exigente e séria reflecte-se na do filho na primeira parte da série Cardcaptor Sakura. Mesmo sendo uma história original, todos os pormenores referentes ao enredo principal foram mantidos.

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 - Análise

 

Shoaran Li – O Cardcaptor.

Infelizmente poucos foram os momentos em que tivemos o prazer de ver o nosso querido Shoaran a usar as cartas. Com a exceção da carta Time, contamos as vezes que conseguimos vê-lo a usar algo mais que os seus próprios poderes. Neste filme, somos presenteados com uma batalha deslumbrante em parceria com Sakura. Admito que mesmo sendo a segunda vez que vi o filme, não pude conter o espanto e admiração perante as coreografias e estratégia de Shoaran no uso das poucas cartas que possui.

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 - Análise

 

O enredo base do filme é, por si só, forte e original o suficiente para nos cativar. Apesar de adorar de paixão o segundo filme, acredito que este seja melhor escrito. O guião é muito bom. Consegue enquadrar o universo num novo local, numa nova cultura e ainda inserir um vilão “mau”, com um background e história perfeitamente plausíveis dentro do contexto de Cardcaptor Sakura.
Nada é forçado, é tudo tão fluído e crescente que consegue-se verdadeiramente desmarcar da série original pela positiva.

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 - Análise

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 | Ambiente

Para ajudar em toda a imersão temos o ambiente e a banda sonora. Como referi, acredito que tenham conseguido recriar a cidade de Hong Kong como era na década de 90, o filme é preenchido por paisagens típicas e inclusive uma popular rua de Hong Kong. A animação parece-me ainda mais fluída e coerente, sobretudo nas batalhas.

Em termos de fotografia, este filme possui imagens belíssimas e movimentos de câmara ainda mais progressivos, o que demonstra a vontade de criar algo ainda melhor que a série.

A banda sonora é um misto das sonoridades já conhecidas com… música chinesa! É uma seleção realmente muito bonita e que encaixa na perfeição com todo o enredo e ambiente.

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 - Análise

 

Cardcaptor Sakura Movie 1 | Juízo Final

Cardcaptor Sakura Movie 1 trata-se de uma excelente adição ao repertório de todos os fãs de Cardcaptor Sakura. Ao contrário do segundo filme, este não possui muitas referências à história base, uma vez que o enredo até aquele ponto da série não se desenvolveu muito. Ou seja, para quem assistiu apenas em criança ou sabe o mínimo da obra, este poderá ser um bom arranque para despertar o “bichinho” de Cardcaptor Sakura. O mistério e ação são uma boa porta de entrada para a série e, uma vez que é muito bem escrito, irá, com certeza, conceder-vos uma hora e meia de puro entretenimento.

 

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 − seven =


Outras Histórias
Black Clover Anime - Número de Episódios Revelado O website oficial para a série anime de Black Clover, está a listar que o anime será lançado em cinco box sets Blu-ray...
Partilhas