O Gabinete do Governo Japonês publicou um novo Livro Branco (white paper) sobre igualdade de género, onde apresentou um amplo estudo sobre uma grande variedade de dados sobre japoneses de várias idades. Neste foi revelada uma estatística sobre cerca de 40% dos homens japoneses solteiros, na casa dos 20 anos, nunca terem tido um único encontro amoroso.
Como parte do objectivo global de clarificar a situação social actual dos homens e mulheres no Japão, os investigadores perguntaram aos participantes na faixa dos 20 anos se eram casados, solteiros, ou se tinham um “namorado” (a palavra específica japonesa koibito, refere-se a um parceiro romântico, embora não necessariamente com contacto sexual). Os resultados foram os seguintes:
Homens na faixa dos 20 anos
- Sem cônjuge ou namorado(a): 65,8%
- Com namorado(a): 19,1%
- Com parceiro(a) em união de facto: 1,5%
- Casados: 13,6%
Mulheres na faixa dos 20 anos
- Sem cônjuge ou namorado(a): 51,4%
- Com namorado(a): 27,3%
- Com parceiro(a) em união de facto: 1,4%
- Casadas: 19,8%
Estamos perante uma proporção significativamente mais elevada de homens jovens solteiros do que mulheres na mesma situação, e essa diferença reflectiu-se ainda mais quando se perguntou a esses mesmos participantes com quantas pessoas já haviam tido encontros. Essencialmente, cerca de 40% dos homens solteiros na faixa dos 20 anos que foram inquiridos estiveram num encontro com zero pessoas ou, por outras palavras, nunca tiverem num único encontro até ao momento.
Comparativamente, o gráfico para mulheres na casa dos 20 anos mostra que cerca de 25% das mulheres adultas jovens nunca estiveram num date.
A questão sobre o número de parceiros também foi colocada aos participantes na casa dos 30 e 40 anos, que teriam mais probabilidades de ter outra experiência nesse campo do que os colegas mais jovens.
Cerca de 40% dos japoneses na faixa dos 20 anos nunca tiveram um encontro
Percentagem de entrevistados que nunca estiveram num encontro:
- Mulheres na casa dos 20 anos: cerca de 25%
- Mulheres na casa dos 30 anos: cerca de 22%
- Mulheres na casa dos 40 anos: cerca de 12%
- Homens na casa dos 20 anos: cerca de 40%
- Homens na casa dos 30 anos: cerca de 35%
- Homens na casa dos 40 anos: cerca de 22%
O estudo, aparentemente, não perguntou aos inquiridos mais velhos quantos dates tiveram quando tinham menos de 30 anos, até para perceber se o grande número nos jovens adultos é, ou não, um fenómeno novo.
O que achaste deste tópico? Que medidas podem ser tomadas para que estas estatísticas sejam alteradas?
Artigos Relacionados:
Starbucks Japão lança Frappuccino de Melão
Será a realidade digital a resposta à crise social do Japão?
Nikkatsu e o surgimento da Pornografia Romântica no Japão
Comentários sobre post