Chen dos EXO – EP “April, and a flower” Análise K-Pop

por Baltas
Chen dos EXO - EP "April, and a flower" Análise K-Pop

Chegamos à altura de mais uma análise de álbuns de K-pop! Como já foi explicado no artigo anterior, esta análise é feita aos olhos de um ouvinte e apreciador de K-Pop. Não sou músico, nem tenho qualquer formação em música.

Nesta análise irei dar a minha opinião quanto às várias músicas presentes neste EP e, caso exista, do MV da música. Após análise individual a cada música, será feita uma geral ao EP.

Neste artigo, o EP selecionado é o “April, and a flower” do Chen.

 

Chen dos EXO – EP “April, and a flower” Análise K-Pop

Chen - EP "April, and a flower" Análise K-Pop

 

01. Flower

 

Como explicar esta melodia? Uma mistura de um tom mais melancólico, mas ao mesmo tempo alegre.

Neste música, o Chen canta, a maioria dela, quase a “sussurar” e isto transmite uma certa sensação de tranquilidade e calma. Algo que se altera completamente na bridge, em que ele, nessa parte final da música, já se expande e projeta mais a voz. Apesar da letra ser algo triste (não me irei alongar sobre a letra, pois honestamente não consigo expressar bem o que quer dizer), a voz traz um pouco de alegria para esta mescla de sentimentos.

Um início suavizante para o EP, um bom começo.

 

02. Beautiful Goodbye

 

Na faixa principal deste EP, temos um MV bastante simples mas eficaz, uma paisagem campestre reconfortante, ideal para esta música. Uma estética totalmente no ponto.

Uma faixa que precisa apenas de um piano para fazer a melodia e da voz do Chen para nos emocionar e deixar-nos a chorar por mais. O instrumento cria apenas o ambiente, enquanto que a voz carregada de emoção e coração, do Chen, deixa-nos sentimentais (pelo menos a mim deixou).

Como a primeira música que ouvi do álbum (um pouco por ser a faixa principal do EP), não esperava uma balada por parte do Chen, muito menos um álbum sentimental… mas como eu fiquei surpreendido e contente! Esta música faz um ótimo trabalho ao mostrar a qualidade da voz do artista e consegue mostrar também o quão bom visual o Chen é!

 

03. Sorry not sorry

 

Esta faixa retrata uma pessoa que tenta terminar uma relação, que pensa que já não tem futuro, porém não o consegue fazer devido às memórias e à saudade que acha que o fim pode trazer e arrepende-se por causa disso.

O Chen faz um trabalho espetacular nesta música, ao transmitir o sentimento que já referi. A voz dele parece que treme, no entanto continua fabulosa. Sem a necessidade de se esforçar, ele consegue cantar como se fosse a sua última música. O talento e capacidade vocal deste homem surpreendem-me sempre que ouço uma das suas músicas.

 

04. Love words

 

Uma canção em que ele “puxa” um pouco mais pela voz, pois esta música faz com que o membro dos EXO cante numas boas notas mais altas. Isto consegue mostrar o alcance da voz dele, o que é algo que já não é surpresa para os fãs dos EXO e os fãs do próprio Chen. Fico sempre com arrepios quando o ouço a cantar aquela parte “Always I love you“, a forma como ele consegue elevar a sua voz de tal forma, é estonteante.

 

05. I’ll be there

 

Esta música bem que poderia estar num k-drama! A melodia e a forma como o Chen canta, penso que encaixaria na perfeição num drama romântico, por exemplo, numa cena triste, numa despedida entre dois amados ou dois amigos de longa data…

A faixa pode retratar várias situações, um “adeus“, uma separação ou até mesmo as duas. Um tom amargo, mas é tão doce para o ouvido de qualquer pessoa que seja um amante de um bom romance ou uma “torneira aberta” num filme/drama romântico.

 

06. Portrait of you

 

Penso que esta música, a última do EP, é a que foge um pouco mais ao estilo delineado neste álbum. Este som parece-me mais uma junção de blues e balada.

O piano transmite aquele som típico de uma balada, mas o resto dos instrumentos, e até mesmo a voz do Chen em alguns momentos, dá a sensação da música tratar-se de uma faixa de blues, especialmente no refrão, com o coro em plano de fundo, a acompanhar.

Até mesmo na letra consigo ver um pouco de ambos, embora a ache mais adequada a uma música de blues.

 

O EP a Nível Geral – Conclusão

Ora bem, por onde começar…

Vou ser curto e direto, porque já não é preciso dizer muito quanto ao Chen.

Dizer que este homem sabe cantar, é um completo eufemismo. O poder e o alcance dos vocais do Chen são absolutamente magníficos e ele consegue mostrar isso na perfeição em todas as músicas deste EP.

O Chen tem, na minha opinião, uma das melhores vozes em todo o K-Pop e este álbum é uma obra de arte pintada por um artista com um talento interminável.

 

As minhas músicas favoritas?

  • Beautiful Goodbye
  • Sorry not sorry

 

E vocês, o que acharam deste EP? Quais foram as vossas músicas preferidas? Comentem abaixo!

 

>> Para mais notícias e artigos sobre K-pop, clica AQUI

 


Artigos relacionados

PENTAGON – EP “SUM(ME:R)” Análise K-Pop

MONSTA X – EP “Take.2: We Are Here” Análise K-Pop

(G)I-DLE – EP “I MADE” Análise K-Pop


 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.