Perfect Whiteness on Fuji’s Lofty Peak by a Drift of Falling Snow
Chegou ao fim mais uma temporada de Chihayafuru. Apesar deste ser o último capítulo de uma série cujo principal foco é o Karuta, a verdade é que os jogos deste deporto foram colocados de lado neste número 25 para se dar mais atenção às relações entre as várias personagens.
Galeria de Imagens: Chihayafuru 2 – Episódio 25 [Final]
Terminado o torneio nacional de Karuta – competição individual, foi altura de se condecorarem os vencedores das respetivas classes, ou seja, Arata (Classe A), Taichi (Classe B), Desktomu (Classe C) e Tsukuba (Classe D). Não foi possível assistirmos à vitória destes dois últimos Mizusawa, visto que a produção optou por acompanhar o jogo de Wataya e Shinobu, assim como às reações finais a esse duelo, altura em que Chihaya perguntou a Arata como é que ele conseguia sempre sorrir e manter a tranquilidade nos jogos de Karuta. A resposta chegaria apenas mais tarde. Antes da despedida, houve ainda tempo para Chihaya fortalecer os seus laços com Sakurazawa. Ambas trocaram contatos para Ayase poder receber o vídeo da final da Classe A e para conversas futuras sobre Karuta. Esta personagem surgiu a meio da temporada e parece ganhar importância a cada capítulo que passa. A próxima temporada deverá comprovar isso mesmo.
O episódio prosseguiu então com a recuperação do dedo de Chihaya. Depois de muitos exames, a rapariga teve mesmo de ser operada e ficar alguns dias no hospital para sua própria segurança. Durante este tempo, a protagonista aproveitou para ver e rever o vídeo onde a Queen e Wataya mediam forças, para escrever alguns poemas como o seu curso de literatura assim o exigia, e para telefonar a Arata. Desta vez, a protagonista obteve mesmo resposta ao que queria, já que o jovem afirmou ter sempre em mente o duelo da sua vida no qual mais se divertiu a jogar Karuta, o jogo que se realizou na sua antiga casa em Tóquio, e que foi disputado com a própria Chihaya, Ao ouvir aquilo, Ayase foi invadida por uma onda de sentimentos tão grande que até tinha dificuldades em perceber o que alguns significavam. Os únicos dois perceptíveis eram o amor pelo Karuta e por Arata que, segundo ela, se irão manter para sempre. Taichi parece, portanto, não ter espaço no coração de Chihaya, ou pelo menos o espaço que ele deseja. Por seu lado, Kanade, que tem conhecimento dos sentimentos do presidente dos Mizusawa por Ayase, percebeu, através dos poemas que a amiga escreveu, que ela realmente só pensa em Arata. No entanto, como grande amiga que é, e mais uma vez provou ser, quando abandonava o hospital juntamente com Mashima, Oe disse-lhe para não desistir e para revelar os seus sentimentos à Às da equipa.
Prosseguindo, de forma a comprovar que a relação entre Ayase e a diretora dos Fujisaki é mesmo para fortalecer, a produção mostrou-nos uma cena em que a jogadora ligou a Sakurazawa para pedir a sua avaliação à forma de Arata e Shinobu jogarem Karuta. O diálogo foi algo longo e detalhado, encerrando com um convide da responsável à equipa dos Mizusawa para participarem num campo de férias organizado pelos Fujisaki. Sem consultar ninguém, fruto da sua espontaneidade, Chihaya comprometeu-se naquele preciso momento. Um evento no qual apenas vão participar a irmã de Chitose e Mashima. Tudo porque Kanade contornou a situação de forma a conseguir que fossem apenas aqueles dois Mizusawa, para que Taichi se possa declarar à amiga. Será que vai fazê-lo?
Assim terminou Chihayafuru 2, ficando tudo em aberto para a existência de uma terceira temporada (ainda não confirmada, esperemos que seja em breve). Sem jogos de Karuta neste episódio, o dito cujo justificou bem essa ausência, essencialmente com o aprofundamento das relações entre as personagens, como é o caso dos sentimentos de Chihaya pelos dois rapazes, assunto sobre o qual finalmente se levantou um pouco o véu. A parte da valorização dos poemas e do seu toque mágico à medida que são citados, particularmente por Kanade e Ayase também não faltou (ainda bem) e, por fim, de realçar também o início daquela que poderá ser uma forte relação entre Sakurazawa e Ayase. Chihayafuru 2 conseguiu assim terminar de uma maneira bastante agradável. Quanto à avaliação da série em si, essa é uma matéria a ser abordada futuramente num artigo de análise. Até lá!