Be As Dear Now, Those Were the Good Old Days
A tão aguardada final regional entre os Hokuou e os Mizusawa teve finalmente início. Com a distribuição das equipas a proporcionar duelos muito equilibrados e com o aparecimento de um leitor bastante conhecido, este jogo de Karuta está a ser dos mais intensos que a série já transmitiu até à data. É a grande vontade da reconquista do título por parte dos Mizusawa contra o desejo de “vingança” e a ânsia enorme de recuperação do lugar de topo em que os Hokuou sempre se habituaram a estar. Quem vai levar a melhor? Essa é uma resposta que apenas o próximo episódio poderá dar, se bem que este já deixou alguns indicadores para aquele que poderá ser o resultado final deste confronto.
Galeria de Imagens: Chihayafuru 2 – Episódio 5
Uma vez que ao terem atingido a final regional já têm lugar garantido no torneio nacional, alguns membros das duas equipas mostraram despreocupação e desleixo para com aquele jogo tão importante. Acicatados por Chihaya, que mostrou até demasiada ambição, e por Kinashi, que desde que perdera a outra final anda obcecado com a reconquista do troféu, os elementos dos Mizusawa e Hokuou voltaram a colocar-se em sentido. Todavia, a estrela atual dos Hokuou, Amakasu, não resistiu a pedir a Hiro para, através das suas cartas especiais Retro, adivinhar a constituição dos Mizusawa, de forma a que os melhores dos Hokuou podessem enfrentar os adversários mais fracos e assim garantirem três vitórias rapidamente. Kinashi acedeu, mas uma vez que tratou do processo sozinho, e por a sua vontade ser um jogo com confrontos equilibrados, ou seja, eticamente correto, enganou os seus colegas, entregando-lhes previsões falsas. Estes só se aperceberam quando um dos responsáveis pelo torneio começou a ler a ordem pela qual estavam listados os jogadores de ambas as equipas. Pelo menos foi esta a ideia com que fiquei após a transmissão deste momento. Se numa primeira altura podería pensar que Hiro se tinha enganado nas previsões, não foi isso que passou cá para fora mais tarde. Já que estou aqui a falar desta personagem, não me posso esquecer de salientar que Kinashi agora tem uma namorada, ou pelo menos uma amiga especial que, para nossa grande surpresa e divertimento, é nada mais nada menos que a irmã de Nishida. Ao contrário de mim e de vocês (imagino eu), Yusei não achou muita piada quando viu os dois juntos.
Como disse na introdução deste artigo, o leitor escolhido para esta final foi alguém que bem conhecemos e que também tem um enorme talento para o Karuta. Falo de Akito Sudo, antigo membro e estrela dos Hokuou. A sua presença no local para ler os poemas foi uma surpresa para muita gente, inclusive para grande parte da sua equipa que logo se pôs em sentido e foi invadida por uma enorme onda de tensão. Um bom exemplo do respeito que esta personagem tinha dentro da sua antiga equipa. De referir também que esta escolha acaba por ser um bocado estranha. Se Sudo já pertenceu a uma das equipas que está na final, não terá esta uma ligeira vantagem por conhecer melhor o ritmo de leitura desta personagem entre outros pequenos pormenores? Fica dúvida sobre esta opção da autora que por um lado foi boa, uma vez que trouxe de volta uma personagem interessante, mas não sei até que ponto não foi forçada. Ainda antes de partir para o jogo em si, de referir a presença importante da Diretora da Escola Secundária de Mizusawa, Mrs. Miyauchi, que até elaborou com as suas próprias mãos uns adereços importantes para os quimonos da sua equipa, de forma a contribuir para o conforto e bem estar de cada um durante aquele duelo tão importante. Está a vista de todos que, a cada dia que passa, Mrs. Miyauchi fica mais encantada com o Karuta.
Olhando agora um pouco para a parte que foi transmitida neste capítulo relativa ao segundo confronto entre Mizusawa e Hokuou, muitos acontecimentos inesperados surgiram. Ayase ficou logo em desvantagem ao perder várias cartas para a mais recente estrela da equipa adversária, Nayuta Amakasu. O rapaz de certa forma até ficou perplexo por estar a ganhar vantagem com tanta facilidade. Chihaya não reagia, apenas continuava a gesticular o seu braço, como se estivesse numa sessão de treino para o aperfeiçoamento de alguns movimentos. Algum tempo depois, Amakasu percebeu o que ela estava a fazer, assim como o Dr. Harada na parte do público. Ambos chegaram à conclusão que ela estava a tentar ganhar a leveza e a suavidade no braço que apenas a atual Queen do Karuta detém. Por outro lado, enquanto Komano passou um pouco despercebido, vimos Kanade em grande forma. Totalmente em sintonia com o ritmo de leitura de Sudo, a jovem é, aparentemente, a que está em melhor posição para garantir a primeira vitória para os Mizusawa. Já Nishida foi o protagonista pela negativa do único duelo terminado até ao momento, já que foi facilmente derrotado pelo seu adversário, Shiroyama. Taichi e Kinashi apareceram algumas vezes em cena, num duelo que está a ser bastante intenso e equilibrado. Os dois querem provar um ao outro quem é o melhor, pois já estão fartos de se ver à frente. Provavelmente temos aqui aquela que vai ser a peça decisiva para a atribuição do vencedor do torneio. Se for esse o caso, o mais certo é acompanharmos este confronto mais de perto no próximo capítulo.
Assim se passou esta primeira parte da final do torneio regional de Karuta da zona de Tóquio, que terminou com Ayase a conseguir finalmente soltar o braço e a aplicar aquilo que treinou durante o próprio jogo, conquistando uma carta de uma maneira que deixou toda a gente embasbacada. Terá sido este o ponto de viragem naquele duelo com Amakasu? Tudo indica que sim. Todavia, aquele movimento técnico parece não ser apenas influenciado por Wakamiya Shinobu, mas também por Suou Hisashi, Master do Karuta no tempo presente. A protagonista da série não para de surpreender, mas não deverá ser a única. Para o bem ou para o mal dos Mizusawa, no capítulo número seis da série alguém vai ter que marcar a diferença, o que para quem assiste é sinónimo de grandes momentos de Anime. Veremos o que nos reserva o desfecho deste torneio que aos meus olhos está a ser muito bom.
E vocês, caros leitores, também estão a gostar do desenrolar desta competição?
Comentários sobre post