They All Exchange Hellos and Goodbyes at the Gates of Osaka
Terminado o torneio regional de Karuta da zona de Tóquio, este episódio foi bem mais calmo e relaxado apesar das muitas peripécias que o marcaram. Na verdade, o mesmo serviu acima de tudo para fazer a ligação com o torneio nacional da modalidade que deverá começar no próximo capítulo, para grande alegria dos fãs de Chihayafuru.
Galeria de Imagens: Chihayafuru 2 – Episódio 7
Por muito divertida que a competição regional tenha sido, uma derrota como a que custou o título aos Mizusawa nunca é fácil de ultrapassar. Que o diga a própria Chihaya, que já nem os vídeos de Shinobu que gravou para em casa poder melhorar o seu jogo quer ver. Mas Ayase não é a única da família com problemas. Chitose, a sua irmã mais velha, também está de costas viradas para a vida, uma vez que o mundo da moda pelo qual enveredou não está a dar os resultados pretendidos. Na verdade, esta está tão desolada que se pretende virar para os estudos, aconselhando a irmã a fazer o mesmo, ou seja, a esquecer o Karuta, já que não tem o que é preciso para atingir o sucesso. A assistir a tudo isto estava a mãe das jovens que, como é óbvio, se sentiu bastante triste ao ver as suas duas filhas de rastos. Por isso mesmo, Chieko pretende fazer alguma coisa para mudar o rumo dos acontecimentos, particularmente na vida da sua filha mais nova.
Entretanto, na escola as coisas também não vão correndo grande coisa para a Às dos Mizusawa, não só em resultados escolares, como no que toca à manutenção das instalações concedidas ao clube de Karuta. Por não ter conseguido recrutar pelo menos cinco membros para o clube, Ayase e companhia ficaram sujeitos a perder o seu espaço para a banda musical da escola que se encontra em muito maior número. Um risco que fora apenas relembrado por um dos seus professores, pois com a proteção de Mrs. Miyauchi não há grande problema. Contudo, Chihaya decidiu verificar a realidade da banda da escola e, surpreendentemente, pois não é hábito vermos esta personagem a sacrificar o que quer que seja do Karuta, a jovem foi falar com a diretora da escola para conceder à banda um compartimento do segundo piso do estabelecimento, mesmo sabendo que o ruído iria prejudicar o desempenho do seu grupo. E foi precisamente isso que aconteceu! Embora não fosse muito ruído, aquele que existia estava a afetar os nossos amigos que tentavam estudar juntos para os testes difíceis que se aproximavam.
Numa outra cena que focou a Sociedade Shiranami, os mais recentes membros, Hanano, Akihiro e os seus três irmãos iam fazendo progressos no seu jogo. Todavia, Surime mostrava-se desalentada, uma vez que conseguira levar a melhor sobre o trio Tsukuba mais novo, mas não encontrava maneira de superar Akihiro. Com o aparecimento de Taichi, a rapariga já mostrava outra cara, pois sabia que se desse a entender estar interessada no Karuta, Mashima iria gostar mais dela. Esta personagem continua a apresentar duas caras. Às vezes deixa a ideia de que realmente gosta daquele desporto, outras que apenas anda lá por causa do rapaz por quem se apaixonou. Já o Tsukuba mais velho pensa que, apesar da jovem ter outros interesses e criticar muitas vezes o Karuta, esta apaixonou-se pelo jogo. Eu pessoalmente partilho da mesma opinião.
Voltando então à família de Chihaya, Chieko decidiu levar a filha até à loja da mãe de Kanade para lhe comprar um quimono novinho em folha para a rapariga usar nos torneios de Karuta. Mais importante do que a aquisição em si foi mesmo a conversa entre as mamãs, que até pareciam estar a ignorar a presença das filhas. De salientar o desabafo de Chieko, que explicava aquele seu gesto quase como um pedido de desculpas à filha por prestar mais atenção a Chitose. Sempre consciente das más notas da filha e da sua despreocupação para com o futuro, Chieko quando a viu apaixonada pelo Karuta desde logo percebeu que Chihaya estava bem entregue, que o Karuta iria tomar conta dela, ao contrário da irmã mais velha que circulava por um caminho bem mais irregular como era o do mundo da moda. Um gesto e um desabafo que teve resultados bastante positivos lá por casa. A protagonista da série voltou aos treinos que se faziam acompanhar pelos vídeos da Queen, mostrando à irmã que não se deve desistir, mas sim continuar a trabalhar naquilo que se gosta até se atingirem os objetivos. Chitose percebeu a lição, pois esqueceu os exames que pretendia fazer e decidiu-se a dar mais uma oportunidade à sua carreira na moda.
Novamente com o estabelecimento de ensino em cena, durante mais uma sessão de estudo para os testes que se aproximavam, o clube de Karuta teve uma surpresa bastante agradável. Como forma de agradecimento por terem permitido o seu alojamento no segundo piso, a banda musical apareceu diante da sede do clube para fazerem uma espécie de serenata onde esteve em destaque o hino da escola.
Relativamente às cenas finais, estas ficaram marcadas pelo início do estágio que antecede a participação dos Mizusawa no torneio nacional de Karuta. No local onde ficaram alojados, Sumire tentou saber se Chihaya estava apaixonada por alguém. Quando questionada, Ayase deu a entender que não pensa muito nisso, pois relacionou aquela pergunta com o Karuta e trouxe à baila Shinobu Wakamiya. Já Taichi parece cada vez mais apaixonado pela sua amiga de longa data, pois não pôde deixar de se sentir triste quando Chihaya falava com Arata ao telemóvel sobre o torneio que se aproximava, invadida por uma enorme onde de alegria. Afinal de contas, um novo reencontro entre este trio parece estar para breve.
Assim se passou este episódio que, apesar de ter sido mais de descontração, nos trouxe momentos bastante bons como foi o caso da confissão da mãe da Chihaya e, especialmente, o agradecimento da banda musical ao clube de Karuta pela cedência do espaço em que agora se reúnem. Se a primeira foi excelente pela realidade da situação, pois muitas mães já devem ter passado por algo do género, a segunda cena foi verdadeiramente mágica pela iniciativa do agradecimento e pela música transmitida. Agora é tempo de virarmos as atenções para o torneio nacional de Karuta por equipas e também a nível individual, pois são duas competições que prometem levar “Chihayafuru 2” a um patamar de qualidade superior.
Será que é desta que os Mizusawa vão arrecadar algum troféu? E no que diz respeito a romances? Haverá tempo para se desenvolver alguma coisa neste aspeto, que há muito promete ir mais além por intermédio de algumas personagens?