Chihayafuru 2 – Análise

por Renato Sousa
Chihayafuru 2 - Ayase Chihaya
Após ter sido feita uma análise episódio a episódio da segunda temporada de Chihayafuru, chegou agora a hora do ptAnime fazer uma avaliação geral a esta produção que animou a temporada de animes de inverno e da primavera deste ano. Preparados para nova viagem ao mundo do Karuta? Vamos a…

Chihayafuru 2

Enredo - 9.1
Personagens - 9.7
Produção Visual - 9.4
Banda Sonora - 9.5

9.4

Muito Bom

A evolução que se fez sentir em Chihayafuru 2, nomeadamente na parte dos jogos de Karuta e nas relações entre personagens, veio justificar a obrigatoriedade de visualização desta franquia por qualquer fã de Anime.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 4.9 ( 1 votos)
9

Após ter sido feita uma análise episódio a episódio da segunda temporada de Chihayafuru, chegou agora a hora do ptAnime fazer uma avaliação geral a esta produção que animou a temporada de animes de inverno e da primavera deste ano. Preparados para nova viagem ao mundo do Karuta? Vamos a isso!

 

A História

Um novo ano escolar está a começar no Japão. Nesta fase inicial do ano letivo, a grande preocupação de Chihaya e Taichi é recrutar novos membros para o clube de Karuta, de forma a fazê-lo crescer e, consequentemente, torná-lo mais competitivo. Uma tarefa bastante árdua, já que vários são os clubes existentes na Escola Secundária de Mizusawa. Verdade seja dita, o Karuta não é, pelo menos à primeira vista, o desporto mais atrativo.

Apesar das muitas dificuldades que vão surgir ao longo da fase de recrutamento, o clube acabará por acolher dois novos membros. Akihiro Tsukuba e Sumire Hanano. Se Tsukuba é realmente pelo interesse em jogar Karuta, Sumire encontra-se ali mais pela paixão que tem por Taichi do que pelas cartas, como a própria vai deixar claro à frente de todos.

Com o grupo ligeiramente maior e com os treinos a decorrerem com a intensidade habitual, os Mizusawa vão voltar a entrar nas várias competições onde marcaram presença no ano anterior. Desta vez, para tentarem melhorar os resultados conseguidos no passado. A experiência de alguns jogadores é maior e as opções para a equipa também, pelo que estão reunidas as condições para se obterem melhores prestações. Será que vão conseguir?

 

Chihayafuru 2 - Análise Anime

 

Ambiente e Enredo

Uma vez que aqui se encontra em análise a continuação de uma história previamente apresentada, parece pertinente aproveitar este tópico para, acima de tudo, fazer uma comparação entre esta e a primeira parte da obra. Pois bem, desde logo se pode dizer que a parte musical e o desenho não sofreram alterações significativas. Um aspeto bastante positivo tendo em conta a alta qualidade apresentada nestes pontos.

Relativamente aos ambientes de fundo, esses continuam a ser basicamente os mesmos. Se quando as personagens se encontram em viagem dá gosto apreciar os espaços verdes e os monumentos que aparecem no ecrã, já nas competições de Karuta é óbvio que os compartimentos simplórios dos vários edifícios onde há competição não são os mais atrativos. No entanto, isso é algo perfeitamente compreensível, pois a competição tem de decorrer nesses lugares em grande parte dos casos.

No que diz respeito ao enredo, esse sim, está mais interessante do que na primeira série. O acréscimo de várias personagens de caráter principal à obra e a intensificação das relações entre os principais protagonistas, como é o caso de Chihaya, Taichi e Arata, conseguiu aumentar o nível de qualidade de Chihayafuru. Até porque é importante não esquecer que, a par do Karuta, a vida diária e as relações entre as várias personagens são o principal foco desta adaptação à manga de Yuki Suetsugu.

E em último, mas provavelmente o ponto mais importante, encontra-se a parte competitiva do Karuta. A dita cuja conseguiu melhorar significativamente. Não propriamente pelos resultados desportivos dos nossos amigos, mas pelas jogadas fantásticas e circunstâncias de jogo surpreendentes, criadas nos vários duelos apresentados ao longo dos 25 episódios.

 

Chihayafuru 2 - Anime Madhouse

 

As Personagens

Não faz muito sentido voltar a falar aqui dos grandes protagonistas da história. Algo que já foi feito na análise à primeira série. No entanto, pode-se enriquecer o artigo com uma suave caraterização de algumas personagens que estiveram em destaque nesta sequela. É o caso de Sakurazawa, Komano, Shinobu e Kanade.

Começando pela atual Queen, Wakamiya Shinobu, esta jovem destaca-se pelo enorme talento que tem para o Karuta, e não só! A par disso, vai-se constatando que Shinobu tem um enorme desprezo por competições por equipas, valorizando apenas a parte individual na qual participa. Este tipo de mentalidade poderá estar relacionada com a relação de proximidade que Wakamiya tem com as cartas, e de distância para com a maioria das pessoas que a rodeiam. A ligação entre Wakamiya e as cartas é única no sentido em que ambas parecem mesmo falar uma com a outra, dando um toque mágico a toda à obra.

A par de Shinobu, só mesmo Kanade consegue dar este toque de fantasia à série. Não na conquista das cartas, mas sim durante a sua leitura. De realçar também o companheirismo de Kanade Oe, que é vista muitas vezes no apoio e no incentivo aos seus amigos em qualquer que seja a circunstância.

Tsutomu Komano afirma-se cada vez mais como o olheiro e o estratega da equipa Mizusawa. Mais do que os seus dotes para jogar Karuta, o rapaz tem uma enorme capacidade de observar e interpretar as fraquezas e os pontos fortes das equipas/jogadores adversários. Como a própria série o comprova, este ramo do Karuta é fundamental para os bons desempenhos da própria equipa.

A última personagem em destaque é Midori Sakuraza, principal responsável pela equipa dos Fujisaki. Uma personagem que certamente sobressairá ainda mais na próxima sequela. À semelhança de Komano, esta diretora é também ela uma verdadeira estratega do Karuta. Contudo, o mais incrível em Midori é o impacto que consegue ter nos seus jogadores (que são várias dezenas) e o respeito conquistado. A sua capacidade de liderança é admirável. Sozinha, Sakuraza consegue gerir com relativa facilidade um número alargado de pessoas e implementar os seus métodos de jogo sem grandes problemas.

 

Chihayafuru 2 - Midori Sakurazawa

 

Juízo Final

Resumindo, Chihayafuru 2 conseguiu melhorar os aspetos mais interessantes desta criação, como é o caso dos jogos de Karuta e das relações entre personagens. Algo que só vem justificar ainda mais a obrigatoriedade de qualquer fã de Anime/Manga dar uma oportunidade a esta história que parece ter ainda muito para contar e fascinar o público. Há produções cuja enorme fama não justifica a pouca qualidade das mesmas. Nesta situação, acontece precisamente o contrário. Chihayafuru é pouco conhecida quando se faz uma avaliação do seu real valor. Sem dúvida que merece mais destaque entre o público deste ramo do entretenimento.

Sem muito mais a dizer, o artigo encerra com a partilha do opening desta sequela. Infelizmente não existem grandes trailers do anime disponíveis. Para aqueles que desconhecem totalmente esta história, e cujo o interesse na obra despertou à medida que foram lendo este post, podem sempre ficar a saber mais pela análise do ptAnime à primeira temporada. Por outro lado, se já viram esta sequela, então não se esqueçam de partilhar aqui a vossa opinião sobre ela.

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.