A Medeia Filmes irá apresentar três filmes chineses (de Hong Kong) do cineasta Wong Kar-Wai , nas suas sessões especiais, durante o mês de julho no Cinema Monumental, em Lisboa.
Nos dias 13, 14 e 21 de julho (2019) poderemos contar com três sessões especiais na capital, com bilhetes no valor de 6€. Vejam abaixo para mais informações detalhadas.
Cinema Chinês no Cinema Monumental em Lisboa – Julho 2019
Cinema Chinês no Cinema Monumental – Programa
- Dia 13 de julho de 2019 às 21h30:
Filme – In the Mood for Love – Disponível Para Amar
Realizador – Wong Kar-Wai
Ano – 2000 – Hong Kong
Data de Estreia: 29-12-2000
Com – Tony Chiu-Wai Leung, Maggie Cheung, Ping Lam Siu
Sinopse – “IN THE MOOD FOR LOVE” é um dos mais brilhantes e românticos filmes a sair do cinema de Hong Kong e, em termos gerais, dos últimos vinte anos. A extraordinária fotografia de Christopher Doyle, assim como a banda-sonora e a criação de ambientes no filme, viriam a criar, com a realização de Wong Kar-Wai, uma marca ainda hoje insuperável, em elegância e estilização, na carreira do realizador e na relação entre duas personagens cujas carências se encontram, simplesmente, nos seus olhares e silêncios.
Festivais e Prémios:
Selecção Oficial – Festival de Cannes 2001 – Vencedor Prémio Melhor Actor para Chiu Wai
Festival Internacional de Cinema de Toronto 2000
Festival Internacional de Cinema de Roterdão 2001
Festival Internacional de San Sebastián 2000
Prémio César 2001 – Melhor Filme Estrangeiro
Mais informações: Medeia Filmes
- Dia 14 de julho de 2019 às 14h:
Filme – Chungking Express
Realizador – Wong Kar-Wai
Ano – 1994 – Hong Kong
Data de Estreia: 12-04-1996
Com – Brigitte Lin, Faye Wong, Takeshi Kaneshiro, Tony Leung Chiu Wai
Sinopse – O bar “Midnight Express” está aberto toda a noite e o seu gerente ouve pacientemente os desabafos de um polícia ao mesmo tempo que dá conselhos gastronómicos, pelo telefone, a outro. Faye trabalha no bar do tio como empregada de balcão e desenvolve uma paixão secreta por um polícia. “CHUNGKING EXPRESS” assenta sobretudo em imagens de uma das cidades mais cosmopolitas do planeta, onde as luzes nunca se apagam e o movimento é quase perpétuo. Imagens tranquilas de existências rotineiras numa cidade que desconhece a rotina e onde se vive em permanente frenesi. As pessoas passam, os lugares ficam, como disse Wong Kar-Wai. Se Visconti imortalizou Veneza e Scorsese Nova Iorque, Wong Kar-Wai é o poeta definitivo de Hong Kong.
Mais informações: Medeia Filmes
- Dia 21 de julho de 2019 às 14h
Filme – O Grande Mestre
Realizador – Wong Kar-Wai
Ano – 2013 – Hong Kong e EUA
Data de Estreia: 12-12-2013
Com – Tony Leung, Ziyi Zhang, Chen Chang, Bensham Zhao, Shenyang Xiao e Hye Kyo Song
Sinopse – No mundo das artes marciais existem muitos Mestres, mas o título de Grande Mestre pertence apenas a uma lenda. O professor de Bruce Lee, de nome Ip Man, era um homem de acção que sabia que o último homem a ficar de pé seria o escolhido. Ele acreditava ser esse homem até conhecer uma verdadeira rival; um génio das artes marciais vindo da Manchúria chamada Gong Er que era considerada uma lenda… e uma linda mulher.
Lisbon & Estoril Film Festival – Selecção Oficial – Fora de Competição
Mais informações: Medeia Filmes
Mais sobre o Realizador Wong Kar-Wai
- Biografia:
Wong Kar-Wai (17 de Julho de 1956, Shanghai) é um realizador da segunda vaga de Hong Kong conhecido internacionalmente como autor pelo seu estilo visual único, altamente estilizado, trabalho emocionalmente ressonante. Ficou conhecido, em 1988, com “Ao Sabor da Ambição”, a sua primeira longa metragem. Da sua filmografia destacam-se ainda “Days of Being Wild”, um filme sobre a juventude da mítica Hong Kong dos anos 60, “Chungking Express”, o primeiro dos seus filmes a ser distribuído em grande escala a nível internacional, “Anjos Caídos”, que coloca Kar-Wai no panorama dos mais inovadores cineastas, “Happy Together” e “In the Mood for Love”, os dois premiados em Cannes.
O cineasta de Hong Kong já viu a sua mestria reconhecida em várias ocasiões, com o Prémio de Melhor Realizador que recebeu em 1997 no Festival de Cannes ou a nomeação para Melhor Filme Estrangeiro nos BAFTA, em 2001. O seu mais recente filme é “O Grande Mestre”.
- Filmografia do realizador:
2013 – The Grandmaster
2007 – My Blueberry Nights – O Sabor do Amor
2004 – 2046
2000 – In the Mood for Love
1997 – Happy Together — Felizes Juntos
1995 – Fallen Angels — Anjos Caídos
1994 – Ashes of Times — As Cinzas do Tempo
1994 – Chungking Express
1990 – Days of Being Wild
1988 – As Tears Go By – Ao Sabor da Ambição
Artigos Relacionados
Estreias Cinema Japonês – Julho Semana 1
Cinema Japonês pela Universidade do Porto em Julho 2019
Spirited Away – Assim foi a Estreia do Filme na China
Hotel Império – Um Retrato sobre a Cidade que não Dorme
https://loja-ptanime.com/produto/supernova-a-explosao-de-kingu-sofia-neto/
Fonte: Medeia Filmes