Cinema Coreano celebra o 100º Aniversário em 2019

por Usagi Wright
Cinema Coreano celebra o 100º Aniversário em 2019 The Righteous Revenge destaque

2019 é o ano que marca o 100º aniversário do nascimento da indústria cinematográfica coreana, que será celebrada através de uma série de promoções e festivais ao longo do ano.

 

Cinema Coreano celebra o 100º Aniversário em 2019

Cinema Coreano celebra o 100º Aniversário em 2019 poster

 

“Korean Film 100 Years” é o nome de um comité especialmente formado para organizar uma série de promoções e festivais em redor do 100º aniversário do cinema coreano.

O Korean Film Council (KOFIC) lançou um trailer oficial onde resume os 100 anos da indústria cinematográfica coreana, a preto e branco. O vídeo inicia com o som de um projetor antigo de filmes, com a voz do veterano ator Ahn Sung-ki, chefe de relações públicas do comité supra mencionado. À medida que a imagem se aproxima por detrás da atriz Kim Tae-ri, ela altera a sua cor para refletir o desenvolvimento da tecnologia de filmagem.

 

Passamos os 100 anos do passado para os próximos 100 anos do futuro.

Narra o ator Ahn.

 

A história do cinema coreano teve início em 1919 com o primeiro filme nacional “The Righteous Revenge”, dirigido por Kim Do-san. Este kino-drama é uma mistura de peça teatral e filme nos quais os atores representavam num cenário projetado com imagens em movimento.

 

Cinema Coreano celebra o 100º Aniversário em 2019 The Righteous Revenge

Filme “The Righteous Revenge”

 

O filme exibido pela primeira vez no Danseongsa Theatre, no centro de Seul, no dia 27 de outubro de 1919, que é então considerada a data de nascimento do cinema coreano.

Tendo iniciado com o Jeonju International Film Festival em maio, o comité tem realizado várias exibições e exposições especiais com temas variados em festivais internacionais de cinema.

As segundas exibições especiais estão a ser mostradas no 23rd Bucheon International Fantastic Film Festival, que começou no dia 27 de junho e irá estar disponível até 7 de julho (2019). O programa “A Crazy Chronicle of Korean Genre Cinema” fará uma retrospeção das “raízes dos filmes coreanos” explorando vários géneros de modo a encontrar um estilo e perspetiva distintos. Doze filmes de terror e fição científica – de meados do século XX ao início dos anos 2000 – foram selecionados para serem exibidos.

Estas exibições irão acontecer em mais quatro festivais de cinema – o 15th Jecheon International Music & Film Festival e o 21st Seoul International Women’s Film Festival em agosto, o 11th DMZ International Documentary Film Festival em setembro e o 24th Busan International Film Festival em outubro.

O comité também tem intenções de organizar programas especiais no estrangeiro.

 

New York Asian Film Festival 2019 anuncia Lista Completa

Com a ajuda do Centro Cultural da Coreia, em Nova Iorque, o comité tem apresentado um programa na 18ª edição do New York Asian Film Festival, que decorre de 28 de junho a 14 de julho. O programa consiste em dois filmes coreanos, “Another Child “(2019) de Kim Yoon-seok e “Maggie” (2018) de Yi Ok-seop.

Além das exibições em festivais de cinema, o comité realizará vários outros projetos, incluindo seminários académicos para se discutir a agenda para o futuro do cinema coreano.

Uma conferência de três dias, que acontece de 23 a 25 de outubro deste ano, terá académicos do cinema e especialistas de todo o mundo a oferecer programas como mentores e workshops sobre a estética e as metodologias que moldaram o cinema coreano.

Outro objetivo é mostrar filmes coreanos “perdidos há muito tempo”, incluindo “Late Autumn” do diretor Lee Man-hee e “Arirang” de Na Woon-gyu, depois de restaurá-los digitalmente.

 

Cinema Coreano celebra o 100º Aniversário em 2019 late autumn

 

O grand finale da celebração será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2019 em Gwanghwamun Plaza, que incluirá apresentações musicais, exposições e uma reencenação de uma produção cinematográfica para os visitantes entenderem a indústria cinematográfica coreana e conhecerem as figuras-chave.

Cerca de 100 dias antes do final, o comité lançará 100 vídeos de 100 segundos de duração, produzidos por 100 produtores de conteúdo coreano, no YouTube. Eles serão lançados um por dia.

 

>> Para mais notícias sobre Cinema Coreano, cliquem AQUI

 

– Conhece a nossa “Loja ptAnime” 🙂 –

Caderno A5 A Viagem de Chihiro

 


Artigos relacionados

A Idade das Sombras – Filme Coreano exibido pela RTP2

Em Chamas Análise – Filme Sul-Coreano

Dreaming Korea Animation 2019 – Animação Coreana e Japonesa


 

Fonte: TheKoreaTimes

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.