Como é vivido o Natal no Japão?

por Usagi Wright
Como é vivido o Natal no Japão

Com o Natal a aproximar-se e nós, como verdadeiros amantes da cultura pop japonesa mas, em especial, do Japão, decidimos que seria perfeito realizar um artigo para entendermos melhor como esta época é vista em terras nipónicas.

Desenganem-se aqueles que pensam que o Natal é Natal em qualquer parte do mundo. Sabemos bem que não e que este dia advém, no presente, da religião Cristã que se manifesta em vários países ocidentais, entre eles Portugal e Brasil.

Vamos então descobrir como se realiza este período natalício no Japão? Acompanhem-me!

 

Como é vivido o Natal no Japão?

A verdade é que o Natal apenas é vivido há algumas décadas pelos japoneses, visto que, e como já salientei acima, este dia (período) não é tido como uma celebração ou feriado religioso uma vez que o número de cristãos no país é bastante reduzido, sendo a principal religião o Xintoísmo (神道).

Porém, foram incutidos no país vários costumes e tradições vindas do continente Norte Americano, aquando da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial que o levou a ser ocupado por forças estrangeiras durante o período de 7 anos! Entre 1960 e inícios de 1970, estes costumes foram assíduos na televisão e nas medias principais japonesas.

Podem saber mais sobre a história japonesa, no artigo abaixo:

 


Japão e a Adoração por Olhos Grandes


 

Ao contrário da festividade religiosa que se vive em Portugal, na qual ainda vamos à “Missa do Galo”, por exemplo, o Japão adoptou este dia como algo para celebrar a felicidade e decorar as cidades com lindíssimas iluminações que fazem jus à sua excentricidade.

Vejam abaixo algumas das cidades que possuem as iluminações mais famosas que se encontram a decorrer desde novembro de 2018 até o início de 2019.

 

Tóquio – Shibuya:

Como é vivido o Natal no Japão?

Créditos: FastJapan

 

Tóquio – Shiodome:

como é vivido o Natal no japão? tóquio shiodome

Créditos: Caretta.jp

 

Tóquio “Midtown”

como é vivido o Natal no japão? tóquio shiodome

Créditos: Tokyo Midtown Management Co., Ltd.

 

Kanagawa

Créditos: Autor Desconhecido

 

Sendai

Créditos: Shingo Yoshida (link: https://www.flickr.com/photos/shingo/) utilizada com autorização por CC (Link: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/)

 

Para verem outros exemplos de iluminações famosas no Japão, cliquem aqui.

Os shoppings também aderem a estas decorações natalícias semanas antes do Natal e as pessoas aproveitam este dia para jantarem com os seus parceiros. Aliás, o dia de Natal é visto como um dia romântico no qual os casais passeiam juntos para verem as decorações e luzes e trocarem presentes entre si! Na verdade, o dia de Natal no Japão pode ser tido como o Dia de São Valentim no ocidente.

A comida mais presente na véspera e dia de Natal é o frango frito, tornando restaurantes de fast food como o KFC num dos mais movimentados do dia, obrigando as pessoas a realizarem as suas reservas antecipadamente. Algo estranho do ponto de vista dos portugueses, onde o Natal é visto como tudo menos como um dia com “comida rápida”.

 

Como é vivido o Natal no Japão kfc frango frito

Créditos: Time Out Tokyo

 

Passando para os doces, enquanto que em Portugal o doce tradicional natalício é o tão conhecido Bolo Rei, para os japoneses a sobremesa que costumam comer nesta época, e que é encontrada em todo o lado, é um bolo decorado com morangos e chantilly (kurisumasu keki). E até existe um emoji para isso: 🍰!

Aproveito e vou deixar aqui um link (em inglês) para uma receita sobre como se fazer um bolo de natal japonês. Cliquem AQUI.

 

Como é vivido o Natal no Japão bolo de natal

 

Para todos os fãs da Disney e do mundo encantado, a Tokyo Disneyland é o local ideal para ser visitado de dia 8 de novembro a 25 de dezembro de 2018 que irá oferecer eventos natalícios especiais, alimentação temática e as tão conhecidas luzes de Natal. Podem ver mais sobre isto, neste link AQUI.

 

Como é vivido o Natal no Japão tokyo disneyland 1

Créditos: Tokyo Disneyland

Como é vivido o Natal no Japão tokyo disneyland 1 luzes

Créditos: Tokyo Disneyland

 

Não só no dia 24 e 25, mas durante todo o mês de dezembro são realizadas apresentações musicais da Nona Sinfonia de Beethoven. A “Ode à Alegria“, o quarto movimento da Nona Sinfonia de Beethoven, corresponde às esperanças e ao clima da estação. As apresentações da sinfonia são realizadas em várias cidades a cada ano em dezembro. Este costume teve início pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, onde estudantes de uma universidade de música tiveram de interromper os seus estudos para realizarem festas de despedida, onde cantavam a Ode.

 

 

No que toca ao mercado japonês e ao contrário do Natal vivido em Portugal, em que a maioria das lojas encerram no dia 25 de dezembro, em terras nipónicas pode ocorrer de o comércio e até escolas continuarem a funcionar, dado que a época é vista como um momento a ser partilhado entre amigos ou em casal, ao invés do Ano Novo que se trata de um feriado muito importante para os japoneses e que tem de ser vivido em família.

Contudo também pode acontecer de fecharem as suas portas para uns dias de férias (contando com o feriado do Aniversário do Imperador no dia 23 de dezembro – que irá ser alterado em 2019, uma vez que o Imperador irá “reformar-se” no dia 30 de abril de 2019).

Para lerem mais sobre o Ano Novo no Japão, cliquem no artigo abaixo:

 


Ano Novo no Japão – Oshōgatsu お正月


 

O que acham da forma como os japoneses vivem o Natal? Imaginam-se a comer frango frito na ceia ou a passarem o mesmo com o vosso parceiro em vez da família?

Acharam interessante este artigo sobre o Japão? Leiam outros artigos sobre Cultura Japonesa neste link AQUI.

 

Interessados em descobrirem tudo aquilo que é possível fazer no Japão? Então cliquem neste artigo e descubram as 100 Melhores Coisas para Fazer no Japão (em inglês!!).

 


Bibliografia: Todos os links utilizados ao longo do texto.

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.