Se forem como eu, e chegaram a um ponto em que não aguentavam esperar pelo resto da adaptação anime de Jujutsu Kaisen, e decidiram-se aventurar no manga, podem ter chegado ao mesmo estado de confusão.
Quem está atualizado com a obra, foi apresentado a Kinji Hakari, um personagem muito peculiar e aluno do terceiro ano de Tokyo Jujutsu High, e, com ele, a apresentação do seu poder. Mais especificamente o seu Domain Expansion: Idle Death Gambler!
Entenderam como funciona o Domain Expansion de Kinji Hakari? Não?
Pronto, não se preocupem que isto é um sentimento partilhado na comunidade!! Foi a pensar nisso que decidi organizar este artigo com toda a informação disponível, até agora (capítulo 203), e explicar de forma simples para todos entenderem!
NOTA: Não contarei spoilers da obra, apenas tentarei focar-me no Domain Expansion em si.
Como funciona o Domain Expansion de Kinji Hakari?
Pachinko? Isso come-se?
Bem, antes de saltar logo para explicar o Domain Expansion há algo importante de referir, neste caso as máquinas de pachinko! E o que são exatamente?
Caso não saibam, no Japão, ao contrário daquilo que sucede no casinoportugalonline.net, o gambling com dinheiro é ilegal e portanto uma forma que os japoneses encontraram para contornar o sistema foram as máquinas de pachinko, que nada mais são do que a versão japonesa de slot machines onde são usadas bolinhas metálicas em vez de dinheiro.
De forma muito simples, a máquina usa as bolas que vocês inserem como parte do jogo, estilo pinball elas são disparadas para dentro da tela do jogo e temos como objetivo direcioná-las para uma ranhura e assim tentar atingir o jackpot.
Como atingir o jackpot é simples, pois, após uma bola entrar na ranhura começa um spin, mini jogo estilo slot machines clássicas, e temos que obter uma combinação de 3 números/símbolos iguais para ganhar.
Agora, esta é a maneira que maior parte das pachinko funciona, pois existe uma variedade ridícula de máquinas, seja de formas de jogar ou mesmo a nível de aspeto (muitas até têm temáticas com animes, séries, filmes e jogos).
Esta é a informação base que precisam para entender o resto daqui para a frente, mas se tiverem curiosidade em aprender um pouco mais recomendo o seguinte vídeo:
JACKPOT, JACKPOT E MAIS JACKPOT!!
Agora, vamos ao que interessa: Idel Death Gamble! Que, como base, funciona quase como uma máquina de pachinko.
Tal como em pachinko, o objetivo é obter 3 símbolos/números iguais num spin e atingir o jackpot, neste caso se isso acontecer Hakari recebe um bónus de cursed energy.
Após isso, durante 4 minutos e 11 segundos, Hakari não pode ser morto, pois todo o dano nele é instintivamente curado com Reversed Cursed Technique e, graças ao bónus, é capaz de usar o Domain Expansion novamente. Resumidamente, este é o loop que acontecerá durante as batalhas até esta terminar ou Hakari morrer.
Importante deixar aqui que após o jackpot, tal como nas máquinas de pachinko, poderá acontecer duas coisas:
- a probabilidade de obter jackpot novamente aumenta, já que tal como nas máquinas depois do primeiro jackpot torna-se mais fácil (ou seja, se forem jogar todos os dias é só daily jackpots!!);
- ou entram no modo fast spins (na indústria de pachinko chamado de jitan), em que possibilita durante um certo número de spins obter os resultados muito mais rápido (nas máquinas o que realmente acontece é que o resultado dos spins é muito mais rápido e a ranhura para onde a bola entra é aumentada).
Agora, indo ao pormenor do Domain Expansion e perceber melhor tudo o que acontece. Durante a luta, Hakari gera visual effects (efeitos visuais) que são as suas habilidades, ele pode usar 3 habilidades (reserve ball, doors e consecutive effects) e ao usar uma ou mais ele avança logo para o riichi scenario.
Em muitos jogos, como mahjong e também em pachinko, quando se está prestes a ganhar é declarado “riichi“. Nas máquinas, durante um spin em que temos 2 números/símbolos iguais é dado “riichi” (ou reach mode) e o terceiro número/símbolo é revelado através de uma cutscene para criar mais antecipação e aumentar a adrenalina do momento.
No caso do Idel Death Gamble, tal como referi acima, Hakari vai sempre declarar riichi após usar uma habilidade ou mais e entramos num riichi scenario e começa a dar uma cutscene para revelar o último número/símbolo, neste caso a cutscene que aparece define a chance de jackpot (existe 4 cenários, com o último cenário a ter uma chance de 80% de jackpot).
E, agora, como é que sabemos qual o riichi scenario que aparece, e portanto a chance de atingir jackpot? Fácil!
A chance é definida pela cor de dois dos visuals effects (reserve ball e doors) gerados e do número do multiplicador do outro visual effect (consecutive effects):
- para as reserve ball e doors (literalmente bolas metálicas e portas de comboio geradas por Hikari), a ordem de cores é: verde -> vermelho -> dourado -> arco íris – com a cor verde a definir chance baixa de jackpot e com a cor arco íris a garantir o jackpot;
- e consecutive effects, basicamente é uma habilidade que dá a chance de anular o dano que Hakari recebeu, portanto pode funcionar ou não sempre que utiliza, caso utilize a habilidade sequencialmente com sucesso entra numa streak (sequência) e vai aumentando um multiplicador que define a chance de jackpot (que segue a ordem x1 -> x2 -> x3 e por fim x4 que garante jackpot).
(NOTA: Parte interessante da habilidade consecutive effects é que, estando ligado à chance de obter jackpot, Hakari (até agora na obra) só o usa quando sabe que tem um aumento na probabilidade de jackpot. Pois, ao saber que terá maior chance de jackpot, sabe também que o multiplicador poderá atingir um número maior e manter uma streak e assim arrisca em usar essa habilidade sem grandes receios, apesar de ser uma questão de sorte na mesma.)
Como funciona o Domain Expansion de Kinji Hakari?
Por fim, a única componente que não apareceu, mas foi mencionada são os chance boosters que basicamente são pequenos eventos que acontecem e que aumentam a chance de jackpot num riichi scenario.
Isto está ligado às máquinas de pachinko já que durante as cutscenes pode aparecer um aviso para clicar repetidamente num botão e isso ajuda a aumentar a chance de jackpot.
E, bem, espero que já dê para entender melhor o Idel Death Gamble! Realmente é uma habilidade um pouco confusa, por todo o conhecimento que exige sobre pachinko e a forma como a explicação é “vomitada” para cima de nós não ajuda no primeiro contacto com o poder.
Ainda assim, espero mesmo que este artigo tenha servido de ajuda para todos os mais confusos! ^^