Acabei na quinta-feira de ver Gravity Falls e fiquei com um sentimento que muitos fãs de anime podem sentir (apesar desta série não ser anime mas eu acho que se aplica), e que eu apelido de “O Vazio”.
O Vazio, segundo a minha definição, é aquele sentimento que temos quando uma série que adoramos acaba e sentimos que falta… algo. Não sabemos bem o quê mas é como se houvesse um buraco no nosso coração, como se algo de maravilhoso tivesse terminado e o mundo parece desalinhado e incorreto.
Pessoalmente, acho que consegui lidar bem com o fi-
A VIDA NÃO TEM SENTIDO! VIVEMOS NUMA ESPIRAL DE HORROR E SOLIDÃO! NADA IMPORTA! SOMOS SERES MINÚSCULOS NO UNIVERSO! DEUS ESTÁ MORTO! A MORTE É UM VAZIO PROFUNDO DE ESCURIDÃO! NENHUMA RELIGIÃO ESTÁ CORRETA!!
SE EU RAPTAR O ALEX HIRSCH POSSO OBRIGÁ-LO A FAZER UMA TERCEIRA TEMPORADA!
…
Ok, podia estar a lidar melhor. O que interessa é que senti-me inspirado para espalhar entre os cidadãos da Internet os meus métodos para lidar com O Vazio.
1 – Vejam algo semelhante
Esta pode parecer óbvia mas mais vale dizer. A forma mais eficiente de recuperar depois de terminar uma série muito boa é tentar procurar algo semelhante em género, tom ou estilo. Por exemplo: acabaram de ver Toradora que vos levou numa viagem emocional fantástica. Como recuperar? Ver algo como Anohana ou Clannad que também são viagens emocionais. Eu com isto de Gravity Falls vou tentar Star Vs The Forces of Evil.
Alguns talvez pensem “Mas como é que suposto avançar vendo algo parecido? Não vai simplesmente sentir como a mesma coisa mas sem as personagens e situações a que me afeiçoei?”, ao que respondo “Talvez mas ajuda a suavizar a transição. O Vazio tapa-se mais facilmente”.
2 – Vejam algo oposto
Toradora acabou? Vão ver Texhnolyze.
Texhnolyze acabou? Vão ver Excel Saga
Às vezes uma súbita mudança de ambiente é necessária para ficar melhor. Mudança de género completa. Mudança de tom completa. Um 180 completo para chocar os sistemas de volta à ação.
3 – Façam uma atividade diferente
Coisa estranha para um site de anime, mas não ver anime ajuda. Sim eu sei, também fiquei chocado quando descobri. Podem ir ver aquele filme que andavam para ver há algum tempo. E não estou a falar de filmes de anime. Estou a falar daqueles com gente que não é feita de 2D. Há pessoas que vêm isso. Bizarro.
Ou aquela série que andavam para começar a ver. Ou aquela manga. Ou podem sair de casa e ir ver o mundo… Ok, calma, eu falei em mudanças de ares e não em alterar totalmente estilos de vida. E por fim…
4 – Esperar
Por muito que custe a admitir, O Vazio não é algo que possa ser simplesmente ignorado. É ver velhos amigos partir para sempre e saber que nunca mais os veremos e isso precisa de tempo. Talvez seja imediato. Talvez leve alguns dias. Quem sabe? E podem dizer-vos “é só uma série como é que está a magoar tanto?”. Mas sabem que mais? Eu tenho pena desta gente. Porque nunca conseguiram uma experiência que os agarrasse tanto, que os fizesse sentir tanto. Eu acompanhei as aventuras do Dipper e da Mabel durante o verão. Eu vi o romance florescer entre a Taiga e o Ryuuji. Eu vi velhos amigos a reconectarem-se por causa de um fantasma. E sei que muitos outros sentiram o mesmo e que apesar do Vazio que os acompanha, não trocariam estes sentimentos por nada.
…
Bem gente, isto é o que acontece quando alguém tem obsessões. Lamechice pegada.
Mas concordam comigo em relação ao Vazio? E quais são as vossas estratégias para lidar com isso? Escrevam nos comentários, estou intrigado para saber as respostas.