Como o anime muda ao longo dos tempos…. Para ser honesto trata-se duma evolução constante. Estilos e modas mudam com bastante frequência, então vamos ver como o anime tem evoluído nas últimas décadas.
No forum japonês – 2ch – um comentador fez o upload da seguinte imagem abaixo, que foi devidamente traduzida:
Posso dizer que, a partir daqui, e com as imagens que se seguem, já podemos ter uma ideia de como o anime tem evoluído desde os anos 90. Já as podem ter visto ao de “leve” antes, mas agora reparem lá bem nas diferenças entre os estilos ao longo dos anos.
Como acham que será o design do Anime daqui a 30 anos?
Fonte: Kotaku
Tens perguntas deste ou de outro género que gostavas de ver respondidas? Envia as tuas sugestões para: perguntas@ptanime.com
4 comentários
é verdade que o desenho tem evoluído e bem, mas ao olhar para o desenho dos anos 80 e 90 muitas vezes fico com a sensação de que com traços mais simples conseguiam transmitir melhor certas emoções, por vezes com menos conseguiam dizer tanto ou mais
Sem dúvida, antes era tudo (ou quase tudo)produzido à mão, a arte não tinha tanta ajuda dos computadores como têm hoje em dia, hoje em dia, tens técnicas de animação mais robotizadas, tornando os animes menos fluidos na sua animação. Mas isso é o preço a pagar pela evolução.
A impressão ,posso estar errado mas é percepção, é que toda época tem seu estilo mas tem animações que se destacam ,mas nos anos 2010 para ta tudo muito parecido em outra gerações dava para dizer esse estilo é de autor tal,anime tal , mas hoje poucos são os que se destacam ,sera isso reflexo de que ? O aumento no consumo de light novels ta tudo em grande maioria muito genérico.
Hoje em dia devido ao uso (excessivo na minha opinião) de computadores (CG) já não é tão fácil reparar só à primeira vista da “assinatura” deste ou daquele outro estúdio como era possível nos anos 90 por exemplo. Hoje em dia os únicos que se destacam são os que têm um orçamento mais reduzido e por isso não apostam tanto nas novas técnicas de animação, e de modo a reduzirem custos, optam pelas artes de animação manuais em certos momentos do anime, como por exemplo no anime Hitori no Shita: The Outcast, onde se pode reparar que em certos momentos existe sequências desenhadas à mão mesmo. De resto como já disse anteriormente, este é um preço a pagar pela evolução. onde na evolução no anime, como em tudo, para se ganhar algo, algo se vai perder.