Como surgiu a Golden Week?

por Inês Marques

Golden Week: uma semana de paz e descanso para grande parte dos japoneses, um pesadelo para os amantes de manga que ficam uma semana sem os seus capítulos favoritos! Afinal, o que é esta “semana dourada”?

O mistério que rodeia esta semana é facilmente decifrável: trata-se de uma série de feriados quase consecutivos no fim de abril e início de maio. Sendo estes dias tão “pegados” uns aos outros, muitas escolas e empresas concedem aos seus alunos ou empregados ponte entre estes feriados, resultando numa semana inteira de umas bem merecidas férias.

 

Golden Week

O Aeroporto Internacional de Narita fica lotado durante esta semana!

 

Nesta altura os japoneses aproveitam para viajar, normalmente para fora do país, resultando numa paragem quase total das instituições japonesas, pois toda a gente está de férias ao mesmo tempo! Por causa desta movimentação, os preços das viagens de avião (para dentro ou fora do Japão) e dos alojamentos também sobe exponencialmente devido à grande procura, e os transportes e sítios turísticos estão empacotados com turistas.

Tudo começa no dia 29 de abril, com o Dia Shōwa (昭和の日- Shōwa no Hi), que comemora o aniversário do Imperador Hirohito, que reinou até 1989. O feriado seguinte é o Dia da Constituição (憲法記念日 – Kenpō Kinenbi) a 3 de maio. A 4 de maio celebra-se o Dia Verde (みどりの日 – Midori no Hi) para honrar a Natureza e a dia 5 o Dia das Crianças (子供の日 – Kodomo no Hi) que pretende comemorar a alegria das crianças. Neste último são comuns as famosas faixas com carpas, chamadas koinobori (鯉のぼり). A boa notícia é que, quando um destes feriados calha a um domingo, é sempre concedida tolerância na segunda-feira seguinte para que se possa desfrutar do feriado, podendo a Golden Week ser prolongada por mais um pouco.

 

Golden Week

Em Sapporo (Hokkaido) e outras regiões do norte do Japão, também se aproveita a Golden Week para ver as cerejeiras em flor.

 

À semelhança da Golden Week, também a altura do Ano Novo (dezembro-janeiro) e do Obon (altura em que se honram os antepassados, comemora-se no início de Agosto) são de grande movimentação de pessoas. Dado que os japoneses pouco tempo têm de férias, é nestas ocasiões que aproveitam para espairecer, descansar, ou visitar familiares que morem mais longe. São pausas bem merecidas para os nossos amigos nipónicos que tanto trabalham!

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.