Como ter Mais Tempo para Ver Anime? – ptAnime

por Cátia Coelho
Como ter mais tempo para ver anime?

Eu sei que este assunto pode parecer um pouco estranho ser desenvolvido num site de anime

Que raio interessa? Se eu quero ver anime vejo! É só ligar o pc/tlm/tablet. Se realmente se gosta de anime arranja-se tempo.

Dirão vocês.

Bem, é verdade, como para tudo na vida. Quando realmente se quer algo, faz-se por isso não é? Ou não será bem assim?

No momento em que a realidade da “vida adulta”, cheia de responsabilidades e tarefas (interessantes…) interfere e altera todo o nosso dia-a-dia, acabamos por deixar de lado o que mais gostamos de fazer: ver anime.

O que é errado! A sério. Todos precisamos de uma dose diária daquilo que nos dá prazer, principalmente quando a realidade não é tão colorida como gostávamos que fosse. Esta nossa pequena dose de ópio (pelo menos para a maioria que está a ler este artigo) é o ser transportado para um mundo de fantasia de anime, mangá, light novels, livros de autores japoneses ou o que mais vos fizer o sangue ferver.

 

Recrutamento Designer / Ilustrador Gráfico

 

Mas como tornar isto possível?

Bem, vou fazer-me de cobaia para escrever o resto do artigo, uma vez que sofro do mesmo mal.

Não me digas que tu, que escreves num site de anime, também vês poucos animes?!

 

Sim, acreditem. No meio de trabalho, estudo e ter de escrever notícias e artigos diários (para vocês, caros leitores), às vezes não é fácil arranjar um espacinho para fazer aquilo que mais gostamos. Como quero muito contrariar esta horrível tendência, decidi elaborar este artigo com algumas sugestões sobre como vocês podem ou ver pelo menos 1 episódio de anime por dia (ou até por semana como eu!) ou como podem ver mais anime no geral, caso queiram acompanhar todas as obras que saem em cada Temporada.

 

Como ter Mais Tempo para Ver Anime? – ptAnime

 

#1 – Ver anime nos transportes públicos e “tempos mortos”

Como ter Mais Tempo para Ver Anime? - ptAnime

 

Sugiro isto para todos os estudantes e utilizadores de transportes públicos, em particular. Se vocês fazem viagens (como eu fiz muitas vezes) de 20 minutos ou mais de autocarro, comboio ou quaisquer outros transportes públicos podem aproveitar esse tempo para colocar o anime em dia.

Vejamos, se a vossa viagem demorar de 20 minutos a 1 hora, conseguem ver de 1 a 2 episódios de anime por viagem (saltam o opening e o ending e o vosso episódio terá sempre cerca de 20 minutos). Se fizerem isto na ida e na volta todos os dias, significa que ao final da semana de trabalho/estudo terão visto em torno de mais 10 a 20 episódios em apenas 5 dias! E ainda têm o fim-de-semana se quiserem ver mais uns quantos! Já viram a quantidade de anime que conseguirão ver? Apenas precisam de ter um dispositivo onde têm os episódios e uns phones para não incomodar ninguém (sim, porque vocês não querem ser esse tipo de pessoa, certo?).

Este “truque” funciona da mesma forma para quem quer ler mais mangá. Podem ler em suporte físico se levarem os mangá na vossa mochila/mala ou em suporte digital se simplesmente fizerem download de uma aplicação de leitura offline de mangá e desfrutarem o resto da viagem da forma que consideram mais produtiva (presumo que seja melhor do que estar a olhar pela janela ou ouvir a música “Despacito” na rádio – nada contra com quem gosta, obviamente).

 

 

Para todos aqueles que sofrem do mal: “enjoo com qualquer movimento e não quero vomitar nas pessoas sentadas ao meu lado”, a vossa solução será aproveitar os “tempos mortos” e, acreditem, são bastantes.

Estão à espera do autocarro, e se forem aqueles que eu utilizo têm de esperar quase 15 minutos de atraso? Vejam anime. Gostam de estar na casa de banho (ou quarto de banho, eu aqui incluo todos) a marinar o que produzem durante largos minutos? Leiam mangá. A vossa mãe pediu-vos para arrumarem o quarto mas vocês têm primeiro de ganhar força para isso acontecer? Visitem o nosso site ptanime.com ou vejam anime. Estão a estudar para os exames mas a mosca a passear no quarto é mais interessante? Leiam mangá. Ok, não. Aqui estudem e deixem o mangá. E o anime também.

Por fim, se por acaso não gostarem desta atividade outdoor, onde muitas pessoas estranhas poderão ver as vossas escolhas de anime e torcerem o nariz por serem fãs de ecchi – ou vocês são “mirolhos” e por isso não conseguem ver no ecrã do telemóvel -, a melhor coisa que têm a fazer, e vocês já sabem o que vou dizer, adiantem o máximo possível de todas as vossas tarefas nesses tempos mortos (ou nos vivos, organizem-se) para que possam ver o vosso tão precioso e amado anime em paz e sem julgamentos da sociedade.

 

#2 – Ver Anime Acompanhado

 

Esta sugestão possui duas vertentes distintas. São elas:

  • ver anime efetivamente acompanhado por alguém;
  • ver anime com a companhia espiritual de outra pessoa (ou por telepatia).

 

O que quero dizer com isto? Sabem aquela piada de casais de namorados que começam a ver uma série e não podem, de forma alguma, ver um episódio sem o outro? Aqui funciona exatamente da mesma forma! O ver uma anime/série acompanhado com outra pessoa faz com que não desistamos tão depressa de algo. Primeiro porque teremos sempre alguém com quem compartilhar os nossos pensamentos sobre o que acabamos de ver e depois porque não queremos ser o “songa monga” que obriga o outro a quebrar uma promessa e a ver um episódio sozinho (vejam anime, salvem as vossas amizades!).

Deste modo, tanto o ver anime com uma pessoa fisicamente ao lado, como ver anime com alguém que se encontra do outro lado do ecrã funciona muito bem. Eu mesma já fiz isto e todas as semanas, naquele dia e naquela hora via o episódio de anime acompanhada, seguido de um debate. Obrigou-me assim a ver o anime até ao fim, obrigou-me a ver anime no geral e, acima de tudo, obrigou-me a parar de trabalhar e a relaxar um pouco. Porque no final são só 20 minutos.

Caso os vossos amigos sejam daqueles que não gostam de cumprir promessas, já sabem: troquem de amigos, mas não troquem de anime! Arranjem outra pessoa que vos acompanhe nessa viagem e, já agora, não iniciem uma relação tão importante como ver um anime juntos com qualquer um. Tenham standards, ok?

 

#3 – Marcar dia e Hora para ver Anime

Anime representa 77% das Exportações TV do Japão - Relatório

 

Marcar dia e hora para ver anime é algo que pode ser conjugado com o ponto anterior. Façam do “ver anime” um hábito! Não uma obrigação, mas um hábito. Quer dizer, se calhar no início terá que ser meio forçado, mas é preciso fazer sacrifícios se querermos mudar este fator.

Li algures e não sei bem quando (então não levem nada a sério do que eu digo. Ou levem, eu pareço saber do que escrevo…), que é necessário realizar uma certa tarefa durante 21 dias (seguidos) para que ela se torne verdadeiramente algo natural e que já não necessita de ser forçada a acontecer. Tal como ler antes de ir dormir: forçamo-nos a ler durante X período antes de dormir, até que seja impossível deitar a cabeça na almofada sem devorar umas quantas linhas.

Para melhor vos ajudar nesta tarefa dos 21 dias, nada melhor que marcar um dia exato (caso só vejam um episódio por semana, por exemplo) e uma hora que não podem ser mudados, a não ser em situações de emergência – estudar para algum teste, por exemplo. Assim, se eu decidir que “todas as sextas-feiras ou todos os dias às 21h30 vou tirar 20 minutos para ver pelo menos um episódio!” quando chegarmos à hora marcada iremos sentir aquela pressão de parar o que estamos a fazer e começarmos a ver o anime. Tentem fazer isto durante uns dias (21 de preferência) e vejam senão começam a organizar as coisas de modo a que àquela hora e naquele dia, seja tempo de anime sem qualquer possibilidade de discussão. Troquem um vídeo do YouTube por um episódio de anime, vão acabar por se sentirem mais realizados com essa opção (e eu preciso de pessoas para lerem os meus artigos, ajudem-me nesta missão).

 

#4 – Acompanhar as Temporadas de Anime

 

Para todos aqueles que não podem colocar em prática o ponto 2 deste artigo por falta de amigos (estou a brincar, considerem-nos os vossos melhores amigos!), acompanhar as temporadas de anime pode ser uma boa forma de aplicar as sugestões #2 e #3 de uma só vez.

Para isto funcionar, decidam a quantidade semanal que pretendem dedicar a anime. Depois escolham os anime que mais vos chamarem à atenção da Temporada e apliquem ao que foi escrito. Nada melhor do que ter um dia e hora em que o episódio é lançado e, caso vocês não queiram levar com spoilers, vão forçar-se a ver.

Esta é uma solução bastante boa para aqueles que não se importam de esperar uma semana para ver mais um episódio. Se estiverem com vontade de ver animes todos os dias, podem escolher um anime para cada dia da semana e terminar a Temporada com, pelo menos, mais 7 obras na vossa lista!

Para aqueles que odeiam acompanhar animes com um episódio por semana, simplesmente ignorem o que escrevi e saltem para as próximas sugestões!

 

#5 – Deixar de fazer Scroll

Como ter Mais Tempo para Ver Anime? - ptAnime

 

Deixar de fazer scroll? Como assim deixar de fazer scroll? Sim, deixar de fazer scroll! Guardem os vossos dedos em outro lugar para perderem a tentação de andar a ler comentários.

Todos nós sabemos como é viciante ler comentários e ainda os comentários dos comentários. Maioria das vezes perdemos mais tempo a fazer isto do que a ver/ler a publicação. Com o anime acontece a mesmíssima coisa! Existem aquelas benditas pessoas que antes de iniciarem  um episódio começam a ler os comentários primeiro a ver se vai ser bom (ó meu caro amigo, queres saber como foi o episódio porquê se o vais ver na mesma?! Vê o raio do episódio!), depois lembram-se de ir ver se alguém já escreveu análise e ainda lêem a análise e os comentários. Com sorte passam no reddit para saber mais sobre o anime e ainda vão ver reacts no YouTube para saberem o que podem esperar. No entretanto passaram 3 horas, a pessoa não viu um único episódio e já deu a música dos patinhos.

Quando vocês se propõem a ver um episódio, deixem o scroll para depois. Vejam o anime primeiro e percam tempo a seguir. A vossa cultura “animesca” agradece e nós também, pois assim podem vir aqui comentar os nossos artigos.

 

#6 – Não pausar o Anime a Meio

Não pausar o Anime a Meio

 

Não pausar o anime a meio? Então se eu tiver vontade de fazer o número 1, não posso ir? Não! Eu, pelos poderes que me foram concedidos pelo ptAnime, proíbo-vos de aliviarem a bexiga ou outras partes do corpo durante um episódio de anime de 20 MINUTOS! São só 20 minutos, façam as vossas necessidades antes ou aguentem até ao final.

A sério, ouçam a voz (ou leiam a escrita) de alguém que fez e faz isso demasiadas vezes. Estar sempre a pausar um anime a meio seja para atender uma chamada, seja para ir buscar comida, seja para ir ao facebook comentar a foto da amiga, a verdade é que um episódio de 20 minutos transforma-se em episódios de 1 ou 2 horas. Nós perdemos muito tempo a “não fazer nada”, temos que nos organizar se queremos realmente começar a ver mais anime.

Assim, a não ser que pausem o anime por alguma emergência ou porque vão dar drop, estão proibidos de parar o episódio a meio! Obedeçam-me, que eu tenho razão.

 

#7 – Desligar a Internet

 

Este é para aqueles mais teimosos que para além de pausarem o episódio a meio, nem sequer o começam porque estão demasiadamente viciados nas redes sociais. Passam 5 segundos do opening e a pessoa já parou 7 vezes, uma para olhar para o telemóvel e as outras 6 a fazer F5 a ver se tem alguma notificação nova no Facebook ou no Instagram – não tem, a pessoa é um otaku e todos sabemos que otakus são ignorados pela sociedade.

Para todos os viciados em internet e redes sociais em geral, se isso vos impede de verem o vosso tão precioso anime desliguem a internet de qualquer dispositivo que vos possa distrair do objetivo final. Acreditem que resulta. Vou-vos contar a minha história:

Eu sou muito este tipo de pessoa (otome ignorada pela sociedade? Não só, mas também), preciso de estar sempre a fazer 500 coisas ao mesmo tempo e no fim acabo por não fazer nenhuma. Com anime era igual. Estava lá eu a ver um episódio ao mesmo tempo que escrevia uma notícia, ainda respondia a uma mensagem e com sorte falava com os meus pais sobre as fofocas do dia. Chegou então um belo dia que o Deus Todo Poderoso do Anime (Goku? Hum…) se chateou e fez com que eu ficasse em casa sem internet durante quase 2 semanas! 2 semanas?! Sim! O que é a vida do homem moderno sem internet? O caos! Mas eu lá agarrei nas minhas forças todas e consegui ver mais episódios em duas semanas do que vi para aí durante o ano passado!

A história acima contada não é ficção! O anime salvou-me de querer “cortar os pulsos”, e ficar sem internet foi a única maneira que tive de poder colocar muitos episódios em dia. Então se vocês são a triste pessoa que relatei acima (eu…), desliguem a internet pelo vosso bem.

Dica de Usagi: Para o dia em que vos ocorra ter uma operadora que vos deixe 2 semanas sem acesso à internet ou televisão, guardem um bom número de anime para situações de emergência.

 

#8 – Escolher um anime aleatoriamente

Escolher um anime aleatoriamente

 

Esta dica é para todos aqueles que não vêem anime não porque não têm tempo, mas porque são indecisos num nível (mais de) 9000.

Falo daquele tipo de pessoa que tem medo de arriscar ver animes novos e eles não serem do seu agrado, então acaba por ver os mesmos ou não ver nenhum. Nada temam, o ptAnime traz-vos a solução: simplesmente façam uma lista com animes que querem ver (ou experimentar/dar uma espreitadela), numerem isso tudo e escolham através do random.org ou site parecido e o anime que vos calhar vocês têm de ver, sem choros!

Ai e tal, não gosto muito deste…”, “Não estou no mood para ver este anime…” – temos pena amigos, no momento em que começam o jogo da “aleatoridade” não podem desistir, sob pena de vos acontecer o que aconteceu à Nina Tucker de FMA.

Digam para vocês mesmo: EU SOU UMA ALFACE DO LIDL, cliquem nessa roleta russa e boa sorte!

 

#9 – JUST DO IT

como ter mais tempo para ver anime gintoki just do it

 

Deixem-se de desculpas! Se querem ver anime, VEJAM! Just F* Do It!

 



 

Aqui ficam 9 sugestões para todos vocês que, como eu, têm tido dificuldade a ver tanto anime como gostariam ou para todos aqueles que querem acrescentar mais anime à sua lista.

Gostaram destas dicas? Que mais sugestões conhecem? Partilhem connosco!

 

1 comentário


Também deverás gostar de

1 comentário

LEANDRO SANTOS 18 Novembro, 2018 - 20:35

excelente post..

identifico-me com algumas coisas e concordo com tudo o que dizes..
mas acho que isso com a maturidade é mais fácil.. no meu caso, quando era mais novoqueria ver tudo e fazer tudo e depois, como dizes, não fazia nada..
perdia demaisiado tempo a não fazer nada, com pausas e mais pausas..
agora faço +- o seguinte: defino +- o tempo semanal para anime, vejo talvez uns 5/6 e quase todos os dias vejo algum episódio.. hoje se me apetece ver 3 episódios vejo, mas se não me apetecer ver nenhum também não faz mal. por norma tento ver um episodio por dia.
mas a regra para mim é a organização.. e isto serve para o anime como para tantas coisas na nossa vida, se nos organizarmos tudo corre para o melhor, temos mais tempo para o que queremos e não o desperdiçamos, a certa altura parece que temos e teremos tempo para tudo, mas com o passar dos anos percebemos que este ficou para trás e já não o recuperamos, por isso desfrutem do anime e organizem-se

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.