Caros ptAnimeanos,
como devem saber, pelo menos aqueles que nos seguem com mais atenção diariamente, há bem pouco tempo foi admitido no nosso centro de redação um colaborador específico para enriquecer a nossa secção sobre figuras de Anime. Falo de Diogo Ferreira, que aqui foi apresentado e chegou a escrever dois artigos na secção. Ora venho por este meio comunicar-vos que o Diogo não vai mais escrever no ptAnime (estamos a trabalhar na sua substituição) mas, mais importante do que isso, venho deixar-vos um ALERTA! Um ALERTA que, como o título do artigo indica, é especialmente direcionado a todos os colecionadores de figuras de Anime.
Ainda antes de ir à situação em concreto, note-se que o ptAnime jamais terá como objetivo difamar quem quer que seja apenas porque sim. Este projeto não trabalha por via de influências ou de interesses. Somos seguros das nossas convicções, ideias e métodos de trabalho. Esta tomada de decisão e consequente comunicado têm como intuito alertar os que querem ser alertados. Nós por cá, sentimos que a situação é grave e, como tal, o dever de alertar a comunidade. Mas, como disse, só lê o artigo quem quiser, só segue o conselho quem quiser. A partir daqui, cada um pode investigar o caso e tirar as suas próprias conclusões. Nós fomos alertados sobre o caso (apresentaram-nos provas concretas) e, após tudo o que vimos, só podemos estar imensamente gratos a quem nos avisou. Posto isto, vamos então ao problema em si.
Já ouviram falar na loja de figuras Toyland? Segundo todos os dados obtidos, ela será propriedade do Diogo Ferreira. Nada de mais até aqui, não fosse o Diogo em vários grupos de Redes Sociais se fazer passar por cliente da loja e publicitar de forma exaustiva o seu suposto “excelente serviço”. Quando existe esta necessidade extrema é porque desde logo algo não está bem. Seguem-se preços exorbitantes em figuras, mesmo quando, ao que parece, nem sequer há registo de transações (faturas) na venda dos artigos. Em suma, desonestidade para com as pessoas e incumprimento dos seus deveres fiscais. Não se sabe se pelos vários apertos que tem recebido de várias comunidades se por outras razões, o que é facto é que o site da Toyland nos últimos dias tem estado inacessível. Um site cujo contacto associado foi o mesmo utilizado por esta pessoa em vendas pessoais de figuras no OLX. Vendas de figuras de coleção (ou seja, supostamente raras e de difícil aquisição) que na verdade eram stock de loja. De referir também a existência de uma página no Facebook de figuras de anime que estará ligada ao Diogo e onde já decorreram give-aways cujo vencedor e respetiva entrega das figuras nunca se confirmaram. Comportamentos desta gravidade certamente que não seriam ditos aqui nem em lado nenhum de ânimo leve. Surpreendentemente, após a reunião de algumas provas, este indivíduo quando confrontado com as diversas situações nunca se preocupou ou tentou sequer provar a falsidade das acusações. Pelo contrário, chegou a desertar de alguns grupos nos quais foi interrogado. Ao ter passado pelo ptAnime, obviamente que também aqui foi questionado. O à-vontade, a despreocupação para com a situação e a ausência de uma resposta em sua defesa levaram, mais uma vez, a crer no que já se suspeitava.
Estas são apenas algumas informações proferidas de forma sucinta, cujos interessados podem consultar mais ao detalhe nesta publicação do grupo “Figuras de Anime” existente no Facebook e aí obter mais alguns esclarecimentos. A vida dá muitas voltas, e se alguma vez estas acusações graves se provarem erradas o ptAnime fará a sua mea-culpa. Infelizmente, para nós e para a comunidade de figuras de Anime em geral, não parece ser um desses casos de injustiça em que o culpado se vem a provar inocente. O ptAnime sente vergonha e embaraço por ter tido um colaborador deste tipo. Um colaborador que se faz passar por cliente da sua própria loja vezes em conta é, no mínimo, desonesto. Pessoas com este tipo de comportamentos não são, DEFINITIVAMENTE, as que procuramos. Para nós o caminho para o sucesso não é feito de qualquer maneira e a qualquer custo, sem se pensar nas consequências que isso pode ter para os outros. Os nossos meios são o esforço, o trabalho, a dedicação e a paixão pelo projeto, sem nunca descurar o bem-estar da comunidade em geral.
Fica o alerta!