Concurso EuroCosplay Central Comics Fest 2016

por Raquel Cupertino
Evento Central Comics Fest 2016

O verão está a aproximar-se e com ele uma das mais esperadas convenções de cultura pop do país. O evento Central Comics Fest 2016 trás com ele uma vasta panóplia de atividades destinadas a um leque variado de interesses, desde banda desenhada, animação, cinema, TV e jogos.

Nesta convenção cultural poderão encontrar desde concursos relacionados com a cultura Geek, a torneios de videojogos e TCG, palestras, oficinas, entre tantas outras atividades destinadas a preencher o fim de semana mais divertido e completo do verão.

Este ano, o Central Comics Fest 2016 será em Vila Nova de Gaia (na EB Manuel António Pina), nos dias 23 e 24 de julho de 2016.

 

Concurso EuroCosplay Central Comics Fest 2016

 

As inscrições para o Eurocosplay 2016 já se encontram abertas! Para os amantes de cosplay, não podem perder o concurso de cosplay EuroCosplay em que os vencedores irão representar Portugal, na final, em Londres!

 

Regulamento Concurso EuroCosplay Central Comics Fest 2016

 

Datas e Horários

1 – As inscrições são feitas para o e-mail: geral@centralcomics.com, até ao fim do dia 15 de julho de 2016. Na ficha de inscrição é obrigatório incluir o nome verdadeiro do participante, idade, e-mail e este deverá também incluir o nome da personagem, bem como nome da série, filme ou jogo, etc., a que pertence. Atenção: Qualquer tentativa de inscrição após esta data não será válida para concurso.

2 – O concurso realizar-se-à no dia 23 de julho, da parte da tarde, conforme o horário do programa. A EB Manuel António Pina proporciona uma sala/camarim onde se poderão vestir e maquilhar, e deverão estar já prontos 60 minutos antes do início do concurso, para poderem ser entrevistados pelos jurados. Vão ser acompanhados por um colaborador da organização do evento, que vos dará as restantes indicações.

3 – Os vencedores do concurso serão anunciados pelas 19h/20h, após a deliberação do júri.

 

Regras globais

1 – O concurso está aberto a todos as pessoas com 18 anos ou mais até 24 de outubro de 2016.

2 – O concurso destina-se apenas a cosplayers individuais. Cosplay em grupo não será julgado.

3 – Os participantes do concurso (e respectivo acompanhante) não pagam entrada no evento.

4 – O skit não é obrigatório, no entanto é uma mais-valia. Se trabalharem numa peça com skit, têm de ter em atenção que a tela de projecção preenche praticamente o fundo total do palco. Assim, tenham em conta que irão desfilar à frente da projecção, causando deste modo uma sombra sobre a tela.

5 – Os skits, músicas ou vídeos terão de ser fornecidos pelo concorrente, juntamente com a inscrição, num formato a ser lido por um computador, até ao dia 15 de julho de 2016.

6 – O concurso está interdito aos membros da organização, colaboradores, voluntários e jurados.

7 – Os cosplayers poderão levar mais uma pessoa consigo para os camarins, para os ajudar a vestir e maquilhar. Estes poderão também ir a palco ajudar com o cenário e/ou alguma intervenção durante o skit, caso não seja possível esta ser feita pelo pessoal do evento.

 

Vestuário e Interpretação

1 – As participações válidas a concurso terão de ser baseadas em personagens já existentes, sejam elas de manga, anime, comics, bd, jogos, cinema ou televisão – desde que sejam de domínio público. Cosplays originais não poderão concorrer.

2 – Os participantes devem ter feito o seu próprio fato. A ajuda de outras pessoas é permitida, mas o cosplayer deve estar envolvido em elaborar todas as partes significativas do traje. Acessórios menores, perucas ou sapatos podem ser comprados, mas a maioria do fato deve ter sido construída pelo concorrente. Devem fornecer imagens a partir do material de origem do fato como referência. Fotos de construção ou de progresso pode ser fornecidas, mas não são obrigatórias.

3 – O desfile/representação terá de ter a duração mínima de 1 minuto e máxima de 2 minutos. Para este tempo não conta a preparação prévia que a apresentação poderá ter. Permitimos um tempo de preparação do palco até 1 minuto (embora na final em Londres sejam permitidos apenas 30 segundos), e quem faz essa preparação será um colaborador Central Comics.

 

Apreciação

1 – O Júri irá votar segundo os seguintes critérios: vestuário, acessórios, maquilhagem, fidelidade ao original e interpretação (com ou sem skit). Além disso, o júri irá inspeccionar de perto todos estes detalhes (com excepção da interpretação), antes da entrada em palco.

2 – Numa primeira avaliação, o detalhe “fidelidade com o original” não terá em conta a constituição física do concorrente. No entanto, esse critério poderá ser usado para o caso de desempate.

3 – O vencedor tem a possibilidade de ir a Londres à final europeia, que será em outubro de 2016.

 

Central-Comics-Fest-2015-Cosplay-Alien

 

Para mais pormenores sobre o regulamento, consultar:

Regulamento Concurso EuroCosplay Central Comics Fest 2016

 

Mais informações:

Site: Central Comics

Facebook: Central Comics Fest 2016

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.