Os jogos de azar são populares no mundo inteiro, tanto por proporcionarem momentos de diversão às pessoas, como por lhes dar oportunidade de levar dinheiro para casa. O pachinko é uma modalidade de jogatina que, apesar de ser pouco conhecida no Brasil e em Portugal, é bastante praticada no Japão.
Neste artigo, podes ficar a conhecer um pouco sobre este jogo de azar, que é o único permitido no país asiático.
Sobre a modalidade
O pachinko é praticado em máquinas que lembram um cruzamento entre as slot machines e o pinball. Essas máquinas foram construídas pela primeira vez na década de 1920 e surgiram como um brinquedo de criança. Em 1930, foram adaptadas para adultos e expandiram-se para todo o Japão.
Para jogar, é preciso inserir dinheiro ou cartões na máquina para obter bolas de metal, que são atiradas (dentro da máquina) de uma bandeja pelo jogador com o objetivo de tentar ganhar mais bolas. Essas bolas caem por meio de vários pinos, e as que caírem no buraco central iniciam uma máquina caça-níqueis (slot machine). Essa máquina caça-níqueis é digital e fica em uma tela no centro do sistema. Cada giro da máquina paga um número de bolas, mas o objetivo principal é obter três símbolos ou números iguais para ganhar um jackpot.
Antigamente, as máquinas de pachinko tinham uma alavanca com uma mola que permitia que o jogador atirasse as bolas individualmente. Hoje em dia, as máquinas usam um botão que controla a força de um pistão elétrico para atirar as bolas.
Algo interessante sobre o jogo é que se, ao girar, a máquina mostrar dois símbolos ou números iguais, começam a aparecer muitas animações na tela antes da terceira coluna parar de girar, o que é chamado o reach – ou super reaches quando essas animações são muito longas. Se houver o jackpot, a máquina entra no modo de recompensa, que dura algumas rodadas, em que animações e vídeos aparecem na tela central e se abre um buraco de recompensas, para o qual o jogador deve tentar atirar as bolas. Se acertar no buraco do modo de recompensas, inúmeras bolas são jogadas em uma bandeja separada embaixo da máquina, que podem ser colocadas em um balde de bolas e usadas para continuar jogando ou ser trocadas por prémios.
Apesar de não ser possível jogar pachinko no Brasil, devido à ilegalidade dos jogos de azar em ambientes físicos, quem gosta da jogatina pode encontrar diversas modalidades, como o clássico bingo, na lista de opções de plataforma de bingo online feita pelo sitedeapostasonline.net. Esses sites têm sede em outros países e por isso podem operar por aqui, e, além do bingo, também costumam oferecer opções mais parecidas com o pachinko, como as máquinas caça-níqueis. A plataforma de avaliações traz dicas e coupons exclusivos para iniciantes, além de uma descrição detalhada sobre cada operadora para que possas escolher aquela que mais te agrada.
Como é realizada a premiação?
Quanto à premiação, nos estabelecimentos de pachinko existe sempre um “prémio especial”, que geralmente é um pequeno pedaço de ouro ou outro item valioso que pode ser vendido por dinheiro num outro local. Este prémio é dado ao jogador de acordo com o número de bolas ganhas, e a maioria prefere o prémio especial, só escolhendo os outros prémios quando sobra um número de bolas pequeno. Os prémios comuns podem variar de isqueiros e canetas a itens maiores, como bicicletas e tecnologia.
No Japão, é ilegal que os locais de pachinko e fliperamas paguem premiações em dinheiro, e, por isso, os jogadores podem vender o que ganharam nos estabelecimentos que ficam na mesma rua. Um fato interessante é que a maior parte das lojas de pachinko no Japão pertence a coreanos. Já a rede de estabelecimentos que fazem a troca de prémios especiais por dinheiro em Tóquio é administrada exclusivamente pela empresa Tokyo Union Circulation.