Criada Associação Parlamentar Japonesa para Manga, Anime e Jogos!

por Pedro Costa
Associação Parlamentar Japonesa para Manga, Anime e Jogos

A primeira reunião da Associação Parlamentar Japonesa para Manga, Anime e Jogos (Manga Giren) ocorreu no passado dia 18 de novembro. A maioria dos seus membros são vereadores do Partido Liberal Democrático, que atualmente se encontra no poder.

Os criadores de manga/anime famosos incluem, Tetsuya Chiba (Ashita Joe), Hideaki Anno (Evangelion), Ken Akamatsu (Negima!), Machiko Satonaka (Karyudo no Seiza) e Kazuhiko Torishima, diretor de gestão sénior na Shueisha, também estiveram presentes para explicar o estado atual da indústria.

De acordo com o relatório de blog por Taro Yamada, que é membro do Your Party da Casa dos Vereadores e que também serve o secretário geral representativo no Manga Giren, existem dois objetivos principais para a associação.

O primeiro é o objetivo de relançar o projeto do International Media Art General Center. Este foi oficialmente anunciado em 2007 pelo LDP, o partido no poder na altura, que iria funcionar com centro internacional para a cultura pop Japonesa incluindo manga, anime e jogos.

Contudo, depois do LDP ter sido derrotado pelo Partido Democrático na eleição geral em agosto de 2009, o projeto foi imediatamente cancelado.

O segundo objetivo é um corte nos impostos para criadores de manga/anime/jogos, que necessitam de apoio financeiro para manter a competitividade internacional.

Atualmente, Yamada é o único membro que está claramente a apoiar a liberdade de expressão em manga, anime e jogos.

Em contraste, não existe nenhuma menção sobre liberdade de expressão no relatório de Keiji Furya, o “CEO” do Manga Giren. Furya defende que a missão principal da associação é apoiar a indústria de manga/anime/jogos para o interesse nacional do Japão.

 

Fonte: Crunchyroll

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.