Criador de Gundam expressa Opinião sobre “Into the Spider-Verse”

por Pedro Costa
Criador de Gundam expressa Opinião sobre "Into the Spider-Verse"

No domingo, o realizador de Mobile Suit Gundam, Yoshiyuki Tomino, deu uma palestra especial no campus da Takarazuka University (Tokyo) para estudantes que estudam media e as artes. Um dos assuntos que surgiu durante a palestra foi o filme animado de 2018, Spider-Man: Into the Spider-Verse,  o qual Tomino-sensei descreveu como “um anime verdadeiramente estranho”.

 

Criador de Gundam expressa Opinião sobre “Into the Spider-Verse”:

Criador de Gundam expressa Opinião sobre "Into the Spider-Verse"

 

Para contextualizar, Tomino-sensei estava a descrever a natureza experimental do filme e o nível de trabalho que foi aplicado na sua concepção. Ele descreveu-o como o resultado do que acontece quando “toda a gente dá o seu todo”. Ele comparou-o ao trabalho de animadores digitais modernos em anime, que desenham cenas de acção flashy como se estivessem a exibir as suas habilidades, apesar de Spider-Verse elevar isso a outro patamar.

Tomino-sensei disse que passou uma semana a pensar sobre o porquê do filme ter ganho o Oscar para Melhor Filme de Animação”.

À primeira vista, parece um filme live-action, e é muito experimental em vários sítios. Para espectadores Americanos, pode ser a sua primeira ver a assistir a um filme animado que não é expressamente para miúdos. Não vou avaliar a qualidade do filme, mas a nível técnico, consigo ver a quantidade de trabalhado árduo que o staff nele colocou.

 

Criador de Gundam expressa Opinião sobre "Into the Spider-Verse"

 

Ele disse que toca às pessoas que trabalham em anime ultrapassar Into the Spider-Verse, e outros filmes de elevado perfil.

Se vais trabalhar em anime, é isso que eu quero que superes. Quero que mantenham esta ideia em mente, tipo, ‘Vou ultrapassar Star Wars.’ Ficaria muito feliz se vocês conseguissem fazer algo que conseguisse batê-lo.

 

Na mesma palestra, Tomino-sensei falou também na ideia de alguém se comparar a grandes da animação como Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Ele lembrou a audiência:

Anime é feito em equipa, e as pessoas à tua volta informam o teu trabalho.

 

Por outras palavras, talento não é um jogo zero-sum. Tomino-sensei, disse que ele foi capaz de fazer obras como Gundam porque ele conheceu Miyazaki-sensei e Takahata-sensei.

 


Spider-Man: Into the Spider-Verse – Animadores Japoneses partilham Experiências

Mobile Suit Gundam – Artigos Relacionados


 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.