Criadores de AnoHana falam do seu sucesso

por Raquel Cupertino

Muitos foram os corações arrebatados em 2011, com o lançamento de Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai., mais conhecida como AnoHana: The Flower We Saw That Day. A equipa de criativos por trás dessa série encontra-se responsável por um novo filme original: Kokoro ga Sakebitagatterunda. (Anthem of the Heart). O filme tem estreia marcada para 19 de setembro deste ano.

 

Criadores de AnoHana falam do seu sucesso

 

Criadores de AnoHana falam do seu sucesso

Os três membros chave da equipa de criativos são: o escritor Mari Okada, o diretor Tatsuyuki Nagai, e o diretor de animação e designer de personagens, Masayoshi Tanaka. Recentemente, os três membros reuniram-se com uma equipa de jornalistas da Anime Anime, e partilharam alguns dos segredos do seu trabalho criativo.

Quando lhes perguntaram o porquê de um novo título, ao invés de colocaram como continuação de AnoHana, o diretor Nagai respondeu alegando que após o sucesso de AnoHana, foi dito à equipa:

“vão em frente e façam o que vocês quiserem.”

 

Então em vez de repetirem a série, os três reuniram-se e naturalmente criaram uma nova história. Foi-lhes pedido para descreverem o processo de produção de ideias, Nagai contou que ele e Tanaka tiveram uma ideia e disseram “sim, deveria ser assim”, mas no final Okada diz “não, talvez seja melhor assim”. Okada salta e discorda, dizendo que no final, a decisão final é feita pelo diretor, e que Anthem of the Heart foi beneficiado pelo julgamento de Nagai.

 

Criadores de AnoHana falam do seu sucesso

 

Apesar de Anthem se tratar de uma história original, ela partilha vários elementos com AnoHana, a narrativa acontece na mesma cidade, Chichibu, e é outra “Seishun“, ou seja uma história juvenil. Os jornalistas questionaram ao trio o porquê dessa escolha.

“Na realidade, no início nós estivemos a pensar em produzir algo completamente diferente de AnoHana. Nós nem queríamos que ocorresse na atualidade.” disse Tanaka. “Nós estivemos a planear isto durante anos, e mudou muitas vezes, mas acabou por seguir desta forma até ao final”.

Nagai acrescentou que desenvolver uma história no ensino secundário foi algo decidido desde o início. Com essa base, naturalmente Anthem ganhou a sua forma.

 

Criadores de AnoHana falam do seu sucesso

 

De seguida, foi perguntado à equipa sobre a escolha de quatro protagonistas para um filme.

“Nós tivemos sérias dúvidas sobre se conseguiríamos fazer tal”, contou Nagai. “O problema está nos detalhes”.

Os jornalistas questionaram também: “Tendo em conta que trabalham na televisão, o que pensam à cerca das diferenças de anime em televisão e nos cinemas?”

Nagai respondeu: “nós estamos habituados a produzir séries de animação, logo fazermos um filme de duas horas, pela primeira vez, foi um longo processo de tentativa, erro”. E acrescentou, “eu só realmente compreendi depois de terminarmos as dobragens”.

Tanaka acrescentou: “sim, eles são totalmente diferentes. A distância é enorme”.

Nagai afirmou que, existe uma diferença significativa entre a criação do filme AnoHana, o qual foi composto por uma grande quantidade de material novo, e a criação de um filme do zero, são processos totalmente diferentes.

Por último, o jornalista pediu ao trio algumas considerações finais sobre o processo de produção de Anthem.

Nagai respondeu: “Houve bons momentos e maus momentos, e demorou o seu tempo, mas no geral foi divertido”.

Okada disse: “Fazer um filme como uma equipa tem as suas dificuldades, mas possuiu um sentimento único”.

Tanaka ainda acrescentou: “Dependendo se tu contares o filme Anohana como um projeto em separado, este é o terceiro ou quarto anime que fizemos em conjunto… naturalmente, não é todos os dias só sorrisos, mas nós tentamos alcançar os objetivos que não conseguimos antes e passar para o nível seguinte. Tu podes pensar que quanto mais projetos nós desenvolvemos juntos, mais fluído é o nosso trabalho, mas não tem sido o caso.”

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”_XNJhJ1e9L4″]

 

Anthem of the Heart estreia a 19 de setembro.

 

Fonte: Otaku Usa Magazine

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.