Da ideia ao papel – A Construção do manga Weak de Kachisou

por Raquel Cupertino
Manga português Weak

Kachisou é uma mangaka de 26 anos, natural de Faro, que desde cedo descobriu qual a sua profissão de sonho. A paixão pela banda desenhada japonesa surgiu era ela ainda uma criança. Ciente das dificuldades, apostou cedo na área enquanto autodidata. Desenho atrás de desenho, muita leitura e estudo depois…

 

Da ideia ao papel – A Construção do manga Weak de Kachisou

Manga Português Weak com Pré-venda Disponível

 

É uma das autoras de manga mais reconhecidas nacionalmente, com vários prémios arrecadados por parte do concurso SMA da editora japonesa Coamix, uma masterclass no Japão, e vários trabalhos realizados em Portugal no âmbito da promoção de manga.

 

Da ideia ao papel - A Construção do manga Weak de Kachisou

 

Neste artigo pretendo falar um pouco do processo de criação do livro Weak. Dado que veio fruto de um concurso, o seu processo criativo acabou por ser pouco falado pela autora. Vamos falar um pouco das suas inspirações, das ajudas que teve e do que mais gostou na “montagem” do livro. Poderão conhecer um pouco do “backstage“, ler alguns comentários da Kachisou e ainda o meu ponto de vista enquanto um dos membros da equipa responsável pela co-edição. Prontos? Bora lá!

 

Como surgiu o livro Weak?

Em 2019, é lançado pela Editora Bubok Portugal o Concurso – Universo Manga. Kachisou concorre e arrecada o primeiro prémio: a edição e publicação do livro da sua autoria.

A concurso foram duas histórias: A Tua Força e Amigos, que compõe a versão normal do livro, aquela que foi a concurso e venceu! Durante as reuniões para publicação do livro foi decidido criar também uma versão especial à qual chamamos de Deluxe. Nela poderão encontrar o exclusivo manga Senta!, múltiplos 4-komastoryboardsnotas do processo criativo e uma entrevista à autora.

 

Construção do manga Weak de Kachisou

 


Querem saber mais sobre o livro manga? Temos um artigo só sobre isso AQUI.


 

Quais as principais inspirações da autora?

Quando questionada sobre as suas maiores inspirações, na altura em que criou as duas principais one-shots que compõe Weak, Kachisou afirma:

Urasawa Naoki e Miyazaki Hayao eram os autores que mais acompanhava na altura – e que continuo a acompanhar – contudo, também acabei sendo inspirada pela arte de outros artistas que estiveram presentes comigo no Masterclass da SMA, tais como por exemplo Ichiro e Massimo Dall’Oglio.

 

Inspiração Ghibli

 

Kachisou e o estilo retro dos anos 80/90

Rádios antigos, televisões de outros tempos e, até, uma moda que nos remonta a um tempo onde os telemóveis não existiam, são alguns dos pormenores que podemos encontrar na colectânea de mangas desta autora algarvia.

Apaixonada pela moda dos anos 80 e todo o visual mais retro associado aos backgrounds e character design, Kachisou criou um livro único. Ler o livro Weak é como viajar no tempo visualmente, enquanto lemos histórias intemporais na sua temática e mensagem a passar.

 

Eu fico muito encantada com o estilo retro. Posso dizer que ando a assistir mais filmes dessa época, como Back to the Future, entre outros. Acho que é mais uma paixão. Tal como tem artistas que adoram mecha (robôs), no meu caso eu adoro retro!

 

Enquanto fãs do estúdio Ghibli, são claras as inspirações que conseguimos observar sobretudo no manga “Amigos”. Desde a indumentária da protagonista, até o seu traço infantil, tudo transpira a design “ghibliano”. Kachisou não esconde a sua paixão pela arte do Miyazaki Hayao. Mas, as suas inspirações vão mais além fruto da sua viagem ao Japão.

 

manga Weak de Kachisou - One Shot Amigos

 

O estúdio Ghibli sabe animar bem as crianças, quando estive no Japão no Museu Ghibli, este tinha uma curta de animação onde um menino corria. Lembro-me de ter ficado tão apaixonada pela animação! A Ghibli consegue fazer uma animação tão humana…

 

Como foi feita a selecção das one-shots?

Aquando a data de entrega do concurso, a nossa autora estava repleta de trabalho. Ainda assim, conseguiu criar dois mangas para o concurso. A construção criativa e o desenho dos mangas foi em tempo recorde mas ainda assim a qualidade da arte e da história não foram comprometidas!

Resta-nos saber o porquê de serem escolhidas duas histórias tão distintas: um aspirante a pugilista e uma menina solitária que encontra um robô. Kachisou esclarece-nos esta dúvida:

 

Não as escolhi em específico para o concurso em si, basicamente o “Tua força” foi inspirado no Muhammad Ali. Bem antes de saber da existência do concurso estava a pensar no tipo de histórias que queria fazer. Posso afirmar que não estava inspirada e então estive a ver fotos retro no instagram!

Sim, eu faço muito isso para ver se vem um “click”! Então, lá vi algumas fotos do Ali e pronto, apaixonei-me, pesquisei e tive uma ideia.
Já o one-shot manga Amigos, com o tema “abandono” foi feito mesmo em cima da hora, não planeei, apenas disse para mim mesma: “quero fazer um robot e tentar algo mais triste”!

 

manga Weak de Kachisou - One Shot Tua Força

 

O Name – Da ideia ao painel

O Name é (assim de forma muito resumida) o rascunho do storyboard que o mangaka faz antes de passar ao manuscrito propriamente dito. Este é enviado para o editor que pode aprovar, reprovar ou ainda proceder a algumas alterações.

Na criação dos dois one-shots para concurso a nossa artista Kachisou contou com uma “editora” muito especial: a sua irmã.

 

Ela é a minha primeira leitora então as suas reações são muito importantes para mim.

No one-shot Amigos,  fiz o NAME e entreguei à minha irmã para ler. Se ela comentasse que não sentiu nada ao lê-lo, então não estava bom. Mas ela odiou porque era triste demais para ela, então yeah estava bom! E a partir dali segui logo para o rascunho do manuscrito.

 

Manga Deluxe – Behind the scenes da criação do manga Weak

Como co-editores, a equipa ptAnime teve que proceder não só à revisão do manga mas também participar na montagem da edição Deluxe! Estamos a falar de um livro que é muito mais que uma colectânea de histórias é, também ele, uma apresentação da autora e do próprio universo manga. A pressão era muita e queríamos dar o nosso melhor junto da editora que confiou em nós para este trabalho hercúleo: a editora Bubok Portugal.

Uma das histórias que compõe em exclusivo a versão deluxe é o one-shot Seat (SENTA!). Mas o que vocês não sabiam é que esta não foi a primeira criação da autora para o livro!

Quando perguntei à Kachisou o porquê do manga Senta! e o que queria transmitir com ele, acabei por recordar uma das reuniões com a artista onde estivemos as duas a rever um primeiro Name:

 

Porque a Raquel (co-editora e amiga) tinha dito que a primeira ideia (o NAME “storyboard”) era demasiado adulto. Na verdade eu nunca faço uma história a pensar no público-alvo, o que acaba por prejudicar a minha vida na maioria das vezes, porque ou é muito infantil ou é muito adulto! Como o público-alvo era para todas as idades, então tivemos de ter isso em atenção, não é?

Para vocês ter uma ideia, a história envolvia crianças com uma revista playboy, então tive de pensar noutra piada. Sim, eu tenho piadas sujas, é por isso que gosto do Shinchan, não é?

 

Name de Manga extra autoria de Kachisou

 

A “montagem” do manga Weak de Kachisou

É verdade, a montagem do livro teve muitas voltas! E a Kachisou foi crucial na criação do seu próprio livro do início ao fim. Adicionamos painéis dos primórdios da sua aprendizagem enquanto mangaka, fizemos uma entrevista, e ainda colocamos storyboards muito engraçados!
Foi um trabalho difícil: o que fica bem? Faz sentido ser colocado aqui? Vamos lá rever uma vez mais! Houve uma altura que já não conseguimos ver mais o manga à frente! Acho que ainda sei algumas falas de cor!

Claro que vou deixar-vos a opinião da Kachisou sobre a “montagem” do livro:

O que mais gostei no livro ou no processo da montagem foi ter feito o Name e desenhar as páginas! A parte das revisões era mais chata para ser sincera, porque quando começo a rever começo também a querer mudar os painéis e ver todos defeitos da minha arte.

A entrevista foi divertida, mas tenho vergonha de reler o que escrevi porque sei que estava a dizer disparates, como sempre costumo fazer xD Logo, yeah foi tudo muito difícil, mas valeu a pena!

 

Manga Weak – Uma aposta de manga em Portugal

Foi uma aventura incrível e o resultado não poderia nos deixar mais orgulhosos. A versão normal é apenas constituída por três mangas (Amigos, Tua Força e Fear) enquanto que a versão Deluxe possui tudo isso mais o one-shot Senta!, entrevista, notas do autor e muito mais!

 


Já estás rendido? Garante já a tua Edição Deluxe!

Weak – Edição Deluxe | Kachisou


 

Todos os livros são únicos e especiais, frutos de paixões e sonhos. Com Weak não foi diferente. Tanto nós como a Kachisou desejamos do fundo do coração que gostem do livro e que apostem cada vez mais nesta e noutras obras portuguesas que tanta qualidade têm (seja manga, comic ou prosa).

Poderão encontrar o manga Weak na versão portuguesa e espanhola, em breve estará também disponível a versão inglesa!

 

Amelie - Mairimashita! Iruma-kun

 

O que podemos esperar da Kachisou daqui para a frente?

Neste momento, estou um pouco focada em fazer algumas comissões, por agora.

 

A nossa querida mangaka vai fazer uma pausa na criação literária mas promete voltar em breve! Afinal, quando desafiada para dizer uma frase que representa-se o livro, Kachisou disse:

“Não sejas engolido pelo medo.”

 

Uma frase forte mas cheia de força e esperança de que melhores dias virão. Enquanto não há data para mais manga da Kachisou, poderão sempre acompanhá-la nas suas redes sociais.

Kachisou

 


Outras ligações relacionadas:

Manga Português a conquistar o Japão – Entrevista

Portuguesa ganha o concurso manga SMA EX5 do Japão

Manga Português Weak com Pré-venda Disponível

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.