Eram uma vez os três, os famosos Moscãoteiros, do pequeno Dartacão…
Agora dêem o vosso melhor para tirar isto da cabeça. Nós damos uma ajuda:
https://www.youtube.com/watch?v=NBbB8fhLjZI
Talvez muitos de vós não tenham presenciado in loco a popularidade que esta adaptação em jeito de fábula canina do aclamado romance de Alexandre Dumas gerou. Ainda assim, bem além da sua emissão original em Portugal em 1983, a série animada, que é uma co-produção entre a espanhola BRB Internacional S.A. e o estúdio anime Nippon Animation, estendeu-se para lá da sua década e deu-se a conhecer a gerações posteriores através de retransmissões na RTP, TVI e Canal Panda.
Pois bem, parece que o “nosso fiel amigo” Dartacão e os seus companheiros estão a preparar um regresso, desta feita ao grande ecrã, em animação 3DCG.
Dartacão e os Três Moscãoteiros – Filme 3DCG a caminho!
O projecto está a braços da empresa sediada na Índia e Singapura, Cosmos-Maya, em parceria com a Apolo Films (Espanha). Tal como aludimos acima, a icónica série animada é uma co-produção Japão/Espanha que estreou originalmente no Japão (MBS) em 1981, e na Espanha (TVE) em 1982. Desde então, existiram várias iterações da série, e quase 40 anos depois, ainda está em transmissão em mais de 100 territórios.
O nomeado para Emmy e Annie, Doug Langdale (Kung Fu Panda: Legends of Awesomeness) está a escrever o guião do filme, baseado no original escrito por Claudio Biern Boyd, o qual é Presidente da Apolo Films. Toni Garcia (Invizimals) é o realizador.
A Universal juntou-se ao projeto para levar SVOD (Subscription video on demand ou streaming video on demand) a vários territórios, incluindo U.K., França e Alemanha. Parceiros espanhóis no projecto incluem a TVE, Lusomundo e A Contracorriente, com apoio financeiro da ICO, Banco Santander, Sodena e Sonagar.
A Cosmos-Maya irá financiar parcialmente, co-produzir e distribuir o filme exclusivamente na Ásia. A empresa estabeleceu um estúdio independente com tecnologia de ponta para produzir longas metragens.
Toni Garcia disse:
É fascinante ver os níveis de acabamento/detalhe no estúdio. Existe uma cultura de partilha e aprendizagem, a qual impacta positivamente o ouput e o tempo de entrega.
O escritor da serie original, Claudio Biern Boyd, disse ainda:
‘Dogtanian’ [Dartacão] irá entreter crianças tal como costumava fazer com os seus pais há 40 anos, seguindo a nossa filosofia: fazer as crianças felizes.
Fonte: Variety