Título: DAYS
Adaptação: Manga
Produtora: MAPPA
Géneros: Escolar, Desporto
Ficha Técnica: Disponível
DAYS | Opening
“Wake We Up” – HOWL BE QUIET
DAYS | Enredo
Aqui não há mistérios, DAYS apresenta-nos, humildemente, a clássica história do zero a herói que vimos em tantas outras histórias do género – SLAM DUNK, Yowamushi Pedal, Hajime no Ippo e Baby Steps.
Claramente sabemos que o protagonista terá sucesso, que a sua escalada de inexperiente até excelente é inevitável, mas não é isso que importa aqui. Histórias como esta valem pelo caminho que se percorre, e não exclusivamente pela meta final.
Nesta história, Tsukamoto Tsukushi, tímido rapaz, com baixa auto-estima, vê a sua vida como caloiro de liceu dar uma volta inesperada quando o virtuoso e admirado Kazama Jin, o convida para jogar futsal consigo (por falta de membros para jogar).
Com um coração cheio de emoção e vontade, o inexperiente Tsukushi (que nunca antes havia chutado uma bola) aceita o convite.
Apesar de a sua estreia no mundo do futebol ser tudo menos fantástica (como seria de esperar), Jin vê algo em Tsukushi que lhe chama a atenção: apesar da sua clara inexperiência e ineptitude desportiva, este acanhado rapazinho demonstra uma inocente paixão pelo desporto, tudo para poder contribuir para o bem estar daqueles que consigo partilham o campo.
Este sentimento é cimentado quando Tsukushi decide fazer os testes para entrar na afamada equipa de futebol da sua escola – Seiseki. Apesar das reticências de Jin, o novato Tsukushi apresenta-se em campo para os testes… dando assim o primeiro passo na sua caminhada pelo mundo do futebol.
DAYS | A pequena diferença…
Em que é que poderá ser DAYS diferente de obras do género? No encadeamento das cenas, sobretudo. Antes de explicar, quero ressalvar que algum conhecimento sobre a progressão de enredos semelhantes ajuda a entender o que vou dizer, mas não é essencial:
O que me refiro com o encadeamento de cenas é, que o anime, de episódio para episódio (vi 3 episódios para estas Primeiras Impressões), faz saltos entre algumas das etapas desgastantes que o nosso protagonista tem que desbravar para evoluir.
Por exemplo: quando Tsukushi começa a correr muito mais que o habitual, por SPOILERS que não vou divulgar, tal facto volta a ser destacado no episódio #2 quando se entende que através da corrida a sua velocidade e endurance aumentaram consideravelmente. Ou seja, não foi necessário mostrar X episódios com ele a batalhar com a sua dificuldade em ganhar resistência.
Não sei se será por limitação de tempo do estúdio, ou se a obra foi assim escrita (ainda não li o manga), mas episódio após episódio (pelo menos nos introdutórios), a ação que transita entre cada um, pressupõe uma espécie de fill in the blanks por parte do espetador. Tal facto, acelera etapas, que poderiam ser aborrecidas, e torna a ação mais fluida.
DAYS | Ambiente
A animação é simples mas alegre. Não tem gradientes malucos (estou a olhar para ti ufotable) e efeitos de luz ou olhos de brilho ultra realista, mas as cores são “cheias” e vivas e as linhas são carregadas, conferindo assim carácter às personagens e à bola. Sim, não caíram na tentação de criar uma bola mutante (metade 3D metade 2D) e apostaram num desenho mais cartoon, carregando nos contornos e criando efeitos com traços quando a bola está em movimento (em grande plano).
O desenho simples mas terno e a coloração eficaz, podem não ser chamariz para toda a gente, mas conferem uma grande margem de manobra ao departamento de animação para construir todas as ações baseadas em movimento, sobretudo os desportivos. A simplicidade cultiva a fluidez e tal já se tornou notório nos poucos episódios que vi.
Os desenhos das personagens são agradáveis e distintos sem serem aberrantes (não há cabelos arco-íris). Sempre que um traço estético singular é atribuído a uma personagem, este é um detalhe menor que contribui para a individualizar e destacar a sua posição, numa história que conta com bastantes elementos.
A nível de som há que destacar a atuação vocal, que é muito boa (engracei com as vozes, mesmo a do Tsukushi) e a banda sonora, que sem ser intrusiva ou uma autêntica obra prima, serve bem o seu propósito e é usada com belo efeito nas cenas onde é introduzida.
DAYS | Potencial
Até ver não há nada de novo aqui, quer em termos de enredo, quer em termos de rumo da história, ou até de revolução na conceção de personagens.
A menos que sejas ávido fã de desporto e, sobretudo, animes de desporto (como eu), DAYS não chamará a tua atenção, seguramente.
Para aqueles que sentem o bichinho do desporto, que sentem aquele efeito borboleta na barriga quando se imaginam no lugar do protagonista a começar do zero e caminhar até ao topo, DAYS oferece a dose ideal dessa “droga”.
As personagens são interessantes ao ponto de nos manterem “ligados” quando a bola não rola e, quando o apito soa, vemos ao mais alto nível o carinho e paixão com o qual o estúdio MAPPA está a tratar desta adaptação.
Irá DAYS juntar-se a lista de clássicos anime de desporto? Só o tempo o dirá. Mas, para já, juntou-se a minha lista de animes a assistir e espero que outra lista, a de episódios, seja longa.
Análises
DAYS
Irá DAYS juntar-se a lista de clássicos anime de desporto? Só o tempo o dirá. Mas, para já, juntou-se a minha lista de animes a assistir e espero que outra lista, a de episódios, seja longa.
Os Pros
- Animação alegre e fluida
- Personagens com capacidade de inovar a 'trope' na qual se inserem.
Os Contras
- Enredo muito familiar e explorado.