Debuts Kpop 2009 – Um bom Ano na Indústria

por Baltas
Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

2009 foi o ano que nos deu êxitos do K-Pop como Gee“,Sorry Sorry” e Nobody“. Foi também o ano que nos introduziu a novos grupos espetaculares que, por sua vez, nos iriam trazer grandes êxitos como “I Am The Best“, Madonna e Fiction“. 2009 foi certamente o ano do K-Pop e daqueles que estão dentro do género desde aí. Só de ler o nome destes grupos, poderá trazer um grande sentido de nostalgia.

Infelizmente, a maioria dos grupos que se estrearam em 2009 ou já fizeram disband ou estão numa longa pausa. Talvez, apenas por uns minutos, possamos voltar atrás no tempo e visitar os dias de glória destes grupos que nos encheram a vida de sorrisos, cor e grande música!

Aqui estão nove grupos de K-Pop que se estrearam há 10 anos atrás, em ordem de estreia:

 

Debuts Kpop 2009 – Um bom Ano na Indústria

 

After School

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros atuais: Raina, Nana, E-Young, Ga Eun; (Antigos membros: So Young, Bekah, Kahi, Lee Joo Yeon, Jung Ah, Uee, Lizzy)
Data de estreia: 17 de Janeiro
Single de estreia: “AH!”
Empresa: Pledis Entertainment
Estado: Em pausa desde 2015

Enquanto que as After School inicialmente se estrearam com cinco membros, elas estabeleceram um conceito de “graduação”, onde os membros são regularmente acrescentados e também se “formam”. O grupo tem lançado constantemente músicas bem amadas, incluindo Diva“, “Bang! e Flashback.” Particularmente “Because of You” foi um sucesso instantâneo, conseguindo um all-kill nos tops digitais e tornou-se ainda numa das músicas com mais vendas.

 

 

Conhecidas pelas suas fantásticas atuações em palco, as After School incorporavam frequentemente elementos diferentes e estilos de dança nas atuações, tal como sapateado e danças em varões. Citando as The Pussycat Dolls como uma influência, o grupo até fez a abertura para elas durante uma parte asiática da tour das “The Pussycat Dolls.

Em 2010, a sub-unidade das After School, Orange Caramel, foi formada por Raina, Nana e Lizzy. As Orange Caramel também construíram uma boa base de seguidores devido aos seus conceitos divertidos e irreverentes, com músicas de ficar no ouvido, como Catallena e “My Copycat“.

As After School não lançaram qualquer música nova desde 2015, então as membros passaram a realizar trabalhos individuais. A Raina está a trabalhar como artista a solo, enquanto que a Nana, a Uee, a Jooyeon, a So Young e a Lizzy (agora a promover como Park Soo Ah) estão todas ativas como atrizes. A antiga líder Kahi está casada, é mãe de dois filhos e foi muito recentemente vista como treinadora de dança nas séries “Produce 101″. A Ga Eun também se juntou ao “Produce 48” e mesmo tendo sido considerada uma das melhores e ficado em primeiro por múltiplas semanas, ela não chegou aos últimos 12. A Jung Ah casou-se no ano passado e muitos membros celebraram o seu dia especial com ela.

 

2NE1

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros: Bom, Cl, Dara, Minzy
Data de estreia: 17 de Maio
Single de estreia: “Fire”
Empresa: YG Entertainment
Estado: Disband em novembro de 2016

Frequentemente referidas como as rainhas, as 2NE1 recolheram bastante atenção a partir do momento em que começaram em 2009. A sua estreia no “Inkigayo” com “Fire” continua icónica até ao dia de hoje, graças ao conceito arrojado e ousado (e os seus penteados). O single seguinte, I Don’t Care“, também partilhou o mesmo sucesso e conseguiu-lhes o prémio de “Música do Ano” nos MAMAs de 2009, assim como múltiplos outros prémios em grandes cerimónias de prémios, cimentando a sua posição de rookies acima da média. Elas continuaram a varrer várias cerimónias de entrega de prémios durante a carreira, incluindo “Artista do Ano” e “Álbum do Ano.

 

 

Assim como outros grupos de sucesso do K-Pop, as 2NE1 também eram grandes no Japão, mas o mais significativo, conseguiram entrar no mercado americano. O quarteto trabalhou com will.i.am dos Black Eyed Peas e apareceram no “The Bachelor e “America’s Next Top Model“. Os seus singles não só estavam constantemente em nº1 nos tops Gaon mas também conseguiram entrar para o Billboard 200. Especificamente, o segundo álbum de estúdio “Crush” atingiu o nº61 e estabeleceu um novo recorde para um álbum K-Pop a chegar a uma posição tão alta.

Infelizmente, o sucesso do grupo tomou uma volta, quando em 2014, a Bom parou atividades temporariamente. As outras três membros perseguiram as suas carreiras a solo, colocando o grupo em pausa. Em 2015, o grupo voltou a juntar-se nos MAMAs e surpreendeu com uma atuação dos seus êxitos. Esta foi a única atuação como um grupo em 2015 e, como acabou por ser, a sua última atuação ao vivo com quatro membros.

Em Abril de 2016, foi anunciado que a Minzy havia deixado a YG Entertainment e o grupo 2NE1 iria continuar com apenas três membros a partir de aí. No entanto, uns meses depois, a YG Entertainment anunciou o fim do grupo, com apenas a CL e a Dara a continuar na empresa. O trio lançou um último single, “Goodbye”, como uma despedida para os fãs.

Desde o fim do grupo, os membros continuaram a perseguir as suas carreiras a solo, ao cantar e interpretar, e pelo que parece, a sua amizade, continua forte. A Minzy começou a sua primeira tour norte americana e lançou o primeiro single inglês no final do ano passado. Mais recentemente, a CL, a Minzy e a Park Bom enviaram desejos de sucesso a Sandara Park quando ela se tornou na apresentadora no programa “Video Star.” A Sandara participou no regresso da Park Bom em Março, que se trata o primeiro comeback em oito anos.

 

4Minute

 

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros: Jihyun, Gayoon, Jiyoon, HyunA, Sohyun
Data de estreia: 15 de Junho
Single de estreia: “Hot Issue”
Empresa: Cube Entertainment
Estado: Disband a junho de 2016

Na altura, quando os teasers do grupo começaram a ser lançados, as 4Minute reuniram imensa atenção imediatamente por incluir a ex-Wonder Girls, HyunA. O primeiro single, Hot Issue” foi muito bom e foi apenas o início do que seria uma carreira bastante impressionante. Elas lançaram imensas músicas de sucesso, incluindo What’s Your Name? (o primeiro nº1 do grupo em tops Gaon, tal como nº1 no Billboard K-Pop Hot 100), Whatcha Doin’ Today? (notavelmente a ganhar contra as 2NE1 e as Girls’ Generation no “Inkigayo”), e Crazy (a conseguir um impressionante nº1 em estreia nos Billboard’s World Album Charts).

 

 

A junho de 2016, a poucos dias de completarem sete anos, o grupo anunciou o fim depois de rumores de negociações de contrato falhadas. Apenas a HyunA permaneceu com a empresa, enquanto que as outras quatro raparigas saíram mal o contrato terminou. No entanto, em 2018, quando surgiram notícias que a HyunA namorava com o Hyojong (E’Dawn), membro do grupo Triple H, do qual HyunA também pertencia, foram confirmadas, ela também saiu da empresa. Muito recentemente, foi anunciado que a HyunA (e Hyojong) assinaram pela empresa do PSY, a P NATION.

As outras quatro raparigas também continuaram a construir as próprias carreiras na indústria, com a Jihyun (agora Son Ji Hyun), a aparecer recentemente no K-Drama “Grand Prince”, enquanto que a Gayoon e a Sohyun têm estado ativas em filmes. A Jiyoon, que agora se promove sob o nome Jenyer, continua a trabalhar na sua própria música.

 

T-ara

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros: Qri, Eunjung, Hyomin e Jiyeon; (Antigos membros: Hwayoung, Areum, Boram e Soyeon)
Data de estreia: 29 de Julho
Single de estreia: “Lie”
Empresa: Core Contents Media (Agora conhecida como MBK Entertainment)
Estado: Em pausa

Bem conhecidas pela música divertida e de dance-pop, as T-ara apanharam a Ásia de surpresa com as suas músicas. Bo Peep Bo Peep“, do primeiro álbum de estúdio do grupo (lançado apenas quatro meses depois de se estrearem), conseguiu ganhar a “Triple Crown” no “Inkigayo”. A versão japonesa da música, que foi lançada mais tarde durante a carreira, atingiu o nº1 no top Oricon, tornando-as o primeiro grupo não japonês a conseguir isso com um single de estreia. Roly-Poly” foi outro grande sucesso; tornou-se um dos singles mais vendidos de 2011 e foi premiado como “Record of the Year (Digital)” nos Seoul Music Awards.

 

 

Em 2010 e 2012, as membros Hwayoung e Areum foram acrescentadas ao grupo, respetivamente. No entanto, pouco depois da adição de Areum, as T-ara foram varridas por controvérsia e a Core Contents Media anunciou rapidamente a saída da Hwayoung. A meio de 2013, a Areum deixou o grupo devido a problemas de saúde, enquanto que a Soyeon e a Boram saíram em 2017 depois dos contratos terem terminado.

Em 2017,  depois da Soyeon e a Boram saírem, as T-ara lançaram o nono EP, “What’s My Name“, como um quinteto. Em 2018, a Eunjung, a Hyomin, a Jiyeon e a Qri escolheram não renovar os seus contratos com a MBK Entertainment, deixando assim a empresa.

Mantendo a ideia que não tinham terminado, as raparigas focaram-se mais em trabalhos individuais. A Eunjung tem andado ocupada com filmes e dramas, muito recentemente trabalhando no “Loving Horribly“, assim como a Hwayoung, cujo drama mais recente é “Mad Dog”. A Areum decidiu juntar-se ao programa de reboot de ídolos, “The Unit“, no ano passado. A Jiyeon, regressou em dezembro do ano passado com “One Day“, que é o primeiro comeback a solo desde 2014. A Hyomin também tem andado constantemente a lançar músicas, com o o terceiro mini álbum “Allure” que foi lançado no mês passado, fazendo o seu primeiro regresso desde 2016.

 

f(x)

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros: Victoria, Amber, Luna, Krystal; (Antigos membros: Sulli)
Data de estreia: 5 de Setembro
Single de estreia:LA chA TA
Empresa: SM Entertainment
Estado: Em pausa desde 2016

As f(x) estrearam-se oficialmente com “LA chA TA” e desde aí, construíram uma forte base de seguidores com os seus sons mais experimentais e eletropop. O forte sucesso com o seu segundo EP, “Electric Shock, também fez com que conseguissem um convite para atuarem no SXSW nos Estados Unidos, tornando-as o primeiro grupo K-Pop a fazê-lo. O segundo álbum de estúdio, “Pink Tape” também foi o único álbum coreano a atingir a Fuse’s List para “Melhores Álbuns” de 2013. Os seus lançamentos conseguiram constantes prémios, tanto em eventos de final de ano, assim como programas musicais semanais.

 

 

Em 2014, depois do grupo lançar o terceiro álbum de estúdio “Red Light”, foi anunciado que a Sulli iria fazer uma pausa temporária para se focar na sua saúde. No entanto, a pausa eventualmente tornou-se permanente em 2015 quando a Sulli deixou oficialmente o grupo. Continuando como um quarteto, as f(x) lançaram depois “4 Walls” que foi o quarto álbum de estúdio que subiu ao cimo do Billboard World Album Chart. Mesmo não tendo terminado, o grupo ainda não lançou o que quer que seja depois do lançamento do single “All Mine” através da SM Station a meio de 2016.

Apesar da meia-pausa do grupo, os membros estão a ter sucesso nos seus trabalhos a solo. No início do ano, a Luna regressou a solo com “Even So” e os membros partilharam mensagens amorosas de apoio. A Amber, mesmo lançando novos singles e vídeos, planeia promover nos Estados Unidos. A Victoria está ativamente a promover tanto como artista a solo como atriz na China, aparecendo também em muitos programas de variedade. A Krystal também tem estado ativa como atriz pois apareceu recentemente em “The Player” com Song Seung Heon. Após trabalhar em alguns filmes, a Sulli apareceu recentemente no seu próprio reality program.

 

Secret

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros: Jung Hana, Jung Hyosung, Song Ji Eun, Han Sunhwa
Data de estreia: 13 de Outubro
Single de estreia:I want you back
Empresa: TS Entertainment
Estado: Disband não oficial

O debut das Secret foi um bocado perdido por entre outros grupos femininos na altura. Só em 2010, que foi quando o grupo começou a adotar uma imagem mais retro, que começou a encontrar o sucesso. O segundo lançamento digital, “Magic” ganhou o público, assim como “Madonna”, que chegou nº1 nos tops Gaon e é uma das músicas mais conhecidas do grupo. Com estes dois êxitos consecutivos, as Secret conseguiram ganhar o prémio “New Artist” nos Golden Disk Awards. O “Starlight Moonlight” de 2011 é outro dos êxitos do grupo e é um dos singles mais vendidos até hoje.

 

 

Em Setembro de 2016 foi anunciado que a Sunhwa iria deixar o grupo pois tinha optado em não renovar o contrato com a TS Entertainment. Mesmo afirmando que as Secret iriam continuar como grupo de 3 membros, o grupo não voltou a fazer nada desde então. Em Fevereiro de 2018, foi anunciado que a Hyosung e a Jieun tinham deixado a TS Entertainment e que elas tiveram disputas legais com a empresa, em relação a assuntos contratuais e de pagamento.

Mesmo havendo problemas negociais entre os membros e a empresa, os membros permaneceram em contacto e as três juntaram-se para falar, este ano. A Han Sun Hwa tem estado ativa como atriz desde que deixou o grupo e está em conversações para ser a atriz principal na segunda temporada de “Save Me“. A Song Ji Eun tem estado a trabalhar como artista a solo assim como atriz, com o seu drama mais recente sendo “My Secret Romance“. Após o tribunal decidir a favor de Hyosung, no que toca ao seu contrato com a TS Entertainment, ela assinou com uma nova empresa e continuará a sua carreira como atriz.

 

MBLAQ

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros: Seungho, G.O, Mir; (Antigos membros: Lee Joon, Thunder)
Data de estreia: 15 de Outubro
Single de estreia:Oh Yeah
Empresa: J.Tune Camp
Estado: Disband não oficial

Os MBLAQ receberam interesse significante durante a sua estreia por serem formados pelo Rain e chegaram a fazer a sua primeira atuação com ele, no concerto em Outubro de 2009. As músicas do álbum single de estreia “Just BLAQ” foi muito bem recebido e muita gente elogiou as suas habilidades de atuação.

 

 

Os lançamentos do grupo tiveram sucesso nos tops Gaon (quatro dos oito EPs chegaram a nº1) e mantiveram uma popularidade estável, com “Y“, “Cry” e “This is War” sendo alguns dos maiores êxitos. Eles também conseguiram vários prémios, incluindo o Bonsang” nos 26º Golden Disk Awards eIdol Music Daesang (Grand Prize)” nos 19º Korean Cultural Entertainment Awards. O quinteto era presença assídua em vários programas de variedade graças às suas personalidades fáceis de se relacionar assim como trabalhos em OST de dramas.

Em Dezembro de 2014, o Joon e o Thunder anunciaram que iriam deixar o grupo, o que queria dizer que os MBLAQ passariam a promover apenas com três membros a partir daí. Após a separação, o trio lançou o oitavo (e último) EP “Mirror”. Desde aí, o grupo entrou em pausa e os membros expandiram-se para outras áreas. O Seungho seguiu o teatro musical e o G.O seguiu o seu canal de YouTube. O Lee Joon foi reconhecido como um ator estabelecido durante os últimos anos.

Tanto o Seungho e o Lee Joon estão atualmente a cumprir o serviço militar e irão sair dentro de pouco tempo, dentro deste ano. O Thunder, que estabeleceu a sua própria empresa no último ano, é esperado que se aliste dentro deste ano. Mais recetemente, o Mir e o Thunder apareceram como convidados no “Video Star” onde se encontraram ao fim de cinco anos e falaram sobre o tempo que passaram juntos.

Mesmo não tendo existido um anúncio oficial de fim do grupo, a sua empresa, J.Tune Camp acabou e os membros foram para outras empresas.

 

BEAST (Highlight)

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros: Yoon Doojoon, Yong Junhyung, Yang Yoseob, Lee Gikwang, Son Dongwoon; (Antigos membros: Jang Hyunseung)
Data de estreia: 16 de Outubro
Single de estreia:Bad Girl”
Empresa: Cube Entertainment
Estado: Atualmente a promover como Highlight

A estreia dos BEAST como um grupo foi alvo de mau olhar por serem rejeitados de outras empresas ou de terem tido estreias sem sucesso anteriormente. No entanto, a base de fãs que cresceu rapidamente, provou que os dissidentes estavam errados e o grupo até recebeu o prémio “Best Newcomer” nos 19º Seoul Music Awards em 2010, juntamente das After School e das T-ara.

 

 

A versatilidade do grupo, ao ter danças poderosas e ferozes ao mesmo tempo que eram capazes de ligar emoções com baladas fortes, provaram o quanto eles eram uma força. A sua multitude de músicas de ficar no ouvido conseguia muitas vezes o nº1 nos tops semanais do Gaon assim como ganhar-lhes múltiplos prémios em programas musicais semanais. Mesmo em Rainy Days” uma música b-side do álbum de estúdio “Fiction and Fact”, impressionou muito e conseguiu uma vitória no “Music Bank. A faixa principal desse álbum, “Fiction” ganhou o prémio “Song of the Year” nos KBS Music Awards de 2011. Os BEAST também ganharam o prémio “Artist of the Year” tanto na edição de 2011 como em 2012, dos Melon Music Awards e “Record of the Year” nos Seoul Music Awards em 2015.

Em 2016, a Cube Entertainment confirmou a saída do Hyunseung dos BEAST e o grupo iria continuar com os outros cinco membros. Como um quinteto, o grupo lançou o terceiro álbum de estúdio, “Highlight” foi o último sob o nome “BEAST”.

Após decidirem deixar a Cube Entertainment em finais de 2016, os rapazes estabeleceram a própria empresa, Around Us Entertainment mas não conseguiram os direitos para usarem o nome BEAST, que tinha trademark pela antiga empresa. Então mudaram o nome para “Highlight” e começaram uma nova jornada. Mesmo competindo contra as novas gerações de ídolos, os Highlight provaram que ainda têm o que é necessário e continuam a ser nomeados para vários grandes prémios em grandes eventos de entrega de prémios. O primeiro single com a sua nova empresa “Plz Don’t Be Sad” ganhou oito nº1 em vários programas musicais semanais. Eles também têm a distinção de ser o único grupo desta lista que ainda está ativo.

Os cinco membros também estão ativos como atores, no teatro musical ou a lançar músicas a solo. Atualmente, o Doojoon e o Yeoseob estão no serviço militar, enquanto que o GIkwang irá alistar-se a 18 de Abril. O Hyunseung alistou-se a meio de 2018. O Junhyung e o Dongwoon são esperados no serviço militar durante este ano.

 

Rainbow

Debuts Kpop 2009 - Um bom Ano na Indústria

 

Membros: Woori, Seungah, Jaekyung, Noeul, Yoonhye, Jisook, Hyunyoung
Data de estreia: 12 de Novembro
Single de estreia: “Gossip Girl
Empresa: DSP Media
Estado: Disband oficial em 2016

As Rainbow estrearam-se em 2009 e receberam logo bastante atenção por pertencerem à mesma empresa que o grupo feminino mais importante da altura, as KARA. Elas estrearam-se com “Gossip Girl” mas não foi até ao ano seguinte, quando lançaram “A” que conseguiram atrair maior atenção para o grupo. A versão japonesa da música teve bastante sucesso e até chegou ao nº3 no top Oricon.

 

 

Durante a carreira das Rainbow, foram apresentadas duas sub-unidades, Rainbow Pixie e Rainbow Blaxx. O MV de “Cha Cha” das Rainbow Blaxx, mesmo sendo considerado demasiado sugestivo, foi um dos vídeos de K-Pop mais vistos na altura. No total, as Rainbow lançaram dois álbuns de estúdio e cinco EPs, todos eles tiveram bastante sucesso nos tops Gaon. Também conseguiram o prémio “Hallyu Icon” nos 26º Golden Disc Awards.

Em 2016, foi confirmado que todos os membros decidiram não renovar os contratos com a DSP Media e então terminaram o grupo e seguiram os seus caminhos. Escolhendo ver o término do grupo mais como uma suspensão temporária, as raparigas permaneceram bastante próximas e publicaram fotografias dos seus encontros, frequentemente. O grupo reuniu-se no último ano para celebrar o nono aniversário.

A Jisook continuou com a sua própria música e foi anunciado este ano que ela estaria a preparar-se para um regresso a solo. A No Eul participou recentemente no BNT International, onde ela falou um pouco sobre a vida depois das Rainbow. A Woori, que está agora a promover como Go Na Eun, esteve envolvida em dramas e filmes; enquanto que a Hyunyoung apareceu em musicais. A Seung Ah e a Jae Kyung, que têm estado ambas ocupadas com dramas, reuniram-se nos MBC Drama Awards de 2018, onde conseguiram prémios pelas suas interpretações impressionantes.

 

Qual destes grupos de 2009 sentem mais saudades? Ficaram surpreendidos por algum grupo feminino que se estreou nesse ano?

 

Qual o teu grupo preferido da era de 2009?

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI!

 


Artigos relacionados

10 Músicas K-Pop que poderiam estar em K-dramas

Top 15 Melhores Músicas do Junho – Escolha do Baltas

TXT falam sobre Conselhos e Objetivos na Apresentação


 

Fonte: Soompi

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.