Escrever sobre este filme sem spoilar é realmente difícil. Tentarei explicar da melhor forma que me é possível o que precisam de ver/saber para assistir a este filme e para quem é destinado.
Digimon Adventure Last Evolution Kizuna – Um filme obrigatório!
A aventura dos nossos 8 heróis começou há 12 anos atrás, Tai e Yamato (Matt) agora com 22 anos passaram mais de metade das suas vidas enquanto “crianças escolhidas” ao lado dos seus parceiros digitais.
Agora adultos, ambos enfrentam o “peso” do futuro e tudo o que este reserva. Ao contrário dos restantes, os dois amigos encontram-se num impasse. Sem saberem o que querem para as suas vidas, vêem-se ambos presos o um passado heróico enquanto crianças escolhidas.
Após os acontecimentos de Digimon Adventure: 02 + Digimon Adventure tri. ser criança escolhida e possuir digimon passou a ser algo de conhecimento geral, e as façanhas dos 8 heróis são reconhecidas mundialmente.
Viajar entre o mundo digital e o real nunca foi tão fácil e, mesmo com terríveis lutas contra digimons errantes, a vida corre bem para os nossos protagonistas.
A situação muda quando, de repente, crianças escolhidas de todo o mundo entram em coma e os seus digimons desaparecem.
O grupo liderado por Tai e Yamato é chamado a intervir uma vez mais. Desta vez um pouco desfalcado…
Um novo vilão – o crescimento!
Digimon Adventure Last Evolution – Kizuna não poupa em detalhes para contextualizar muito bem o espectador que se tratam das mesmas crianças escolhidas que acompanhamos há 22 anos atrás da televisão, agora bem mais velhas. Dito isto, o filme não se preocupa em caracterizar ou explicar a personalidade de cada personagem, o seu percurso atual, o que cada uma segue como profissão. Assumem que vimos toda a franquia de Digimon Adventure e daí a história segue para o ponto fulcral: o vilão!
Claro que, no início, não sabemos qual é o vilão ou a causa, há muitas digivoluções, Yamato e Tai são os protagonistas claros do filme e até aí não há nada de novo. O giro está em toda a abordagem… Afinal, estamos a falar de adultos num mundo de adultos, não é verdade?
Não há soluções simples, não há “só o mundo digital” e as consequências no mundo real existem e de forma bem… humana!
O que podemos contar com Digimon Adventure Última Evolução – Kizuna?
Muitaaaaa nostalgia! Nostalgia do início ao fim, sem dúvida – chorei que nem bebé desde o minuto 1. Mas não só…
É um filme muito bom, sem aqueles plot hole que me davam comichão no Digimon Adventure tri., sem grandes pressões para a história seguir x ou y rumo. Conseguimos ver o encadeamento das ações e as digivoluções fazem sentido.
Claro que não é perfeito e esperava ver muito mais de todas as crianças escolhidas. Além disso, há uma necessidade de ter visto a curta-metragem que serve de prequela para compreendermos o porquê de algumas personagens pouco aparecerem ou terem tomado uma determinada decisão.
Quanto à animação e banda sonora, nada temam, linda, polida, incrível, nostálgica… Vejam o filme, vale tão a pena!
Um filme diferente do que podemos estar à espera
Antes de ver este filme, andei fugida ao máximo de tudo o que fosse vídeos, imagens e curiosidades. Não queria ser spoilada mas, honestamente, achava eu que não havia mal nenhum em o ser. As crianças escolhidas iriam ganhar, segundo o final de Digimon Adventure: 02 tudo iria acabar bem ao lado dos seus companheiros digitais…
Façam um favor a vocês mesmos e: NÃO PESQUISEM NADA SOBRE O FILME.
Eu AMEI ver o filme e uma das principais razões foi por ter sido constantemente surpreendida!
Mas, não pesquisar nada não significa que não tenham que assistir a algumas coisas antes.
Infelizmente não conheço a franquia a fundo. Desisti após o Digimon Adventure: 02 quando era ainda criança/adolescente por não gostar tanto das gerações seguintes. Ainda vi alguns episódios de Tammers anos mais tarde mas acabei por dar o drop (apesar de admitir que é muito bom!). Assim sendo, e contextualizando o leitor, assisti a Digimon Adventure (revi há cerca de 2 anos), Digimon Adventure: 02, os primeiros 3 filmes de Digimon Adventure tri., o short DIGIMON ADVENTURE 20th memorial story “To Sora”, Digimon Adventure Movie, de Mamoru Hosoda, e Digimon Adventure: Bokura no War Game!. Se não me esqueci de nada, a minha informação restringe-se a este conteúdo pelo que o que falarei aqui tem apenas por base o que vi podendo, e acredito que sim, faltarem informações que sejam relevantes.
O que preciso de ver antes de assistir ao filme Digimon Adventure: A Última Evolução Kizuna?
Acredito que quem assistiu apenas ao Digimon Adventure consiga, sem problema, compreender o filme e adorar a experiência mas, se quiserem saborear todo o lore (vulgo, chorar desde o minuto 1) devem ter em mente os acontecimentos presentes em:
- Digimon Adventure Movie
- DIGIMON ADVENTURE 20th memorial story “To Sora”
O primeiro trata-se de uma masterpiece do Mamoru Hosoda sobre o primeiro encontro das crianças escolhidas com os digimons. Em suma, o que as tornou as primeiras crianças eleitas. Os acontecimentos foram abordados ao longo da série anime mas acreditem quando vos digo que vale muito a pena ver este filme.
O segundo é uma prequela oficial do filme focada na Sora e essencial para perceberem alguns acontecimentos do filme. É pouco mais de 6 minutos mas que explicam um pouco mais sobre as escolhas desta personagem.
Mas isso chega?
Claro que, para apanharem todos os easter eggs seria preciso assistirem a tudo o que compõe o universo Digimon Adventure. Entram todas as personagens do Digimon Adventure: 02, por exemplo, o que é delicioso de observar (não considero isso spoiler, mas se sim, desculpem!) e claro que há muitos conceitos, sobretudo o contexto atual do mundo real vs digital que apenas se afirmaram após o Digimon Adventure tri..
Mas, em suma, só têm que saber que, após Digimon Adventure: 02 as crianças digi-escolhidas eram mais que muitas e ter parceiros digitais estava dentro da normalidade.
No mundo de Kizuna a presença de digimons é mais normalizada e as lutas de digimon algo que aprenderam a aceitar. Se quiserem saber mais, sem dúvida ver Digimon Adventure tri. é obrigatório – até porque aborda muitos assuntos que culminam aqui como o “crescer e ter uma vida adulta” mas enquanto criança escolhida e o que isso implica.
Para quem é Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna?
Este último filme da franquia é a derradeira carta de amor para os fãs. É um filme para todos os fãs de anime, mas foi construído para aquecer o coraçãozinho de uma geração muito específica. Com isto não estou a dizer que, se não vires tudo o que disse em cima e fores assistir não vais compreender e “sentir” o filme. Apenas que, para quem cresceu com a franquia e é agora um adulto, este filme tem outro sabor.
The more that people accept the future chosen for them the less they will age. We will do anything to reach higher heights.
This is not a story about the past. It’s a new story about US and our Digimon. it’s our new adventure with them.
Em suma…
É um filme para quem, tal como eu, cresceu com Digimon Adventure. Este filme é para nós. Para aqueles que passaram a infância a assistir no horário da tarde do Batatoon. A vibrar com o tema de abertura, a ter momentos de karaoke com o tema de encerramento.
Digimon Adventure: A Última Evolução Kizuna, é um filme para todos nós!
Relembramos que Digimon Adventure: A Última Evolução Kizuna encontra-se neste momento em exibição nos cinemas portugueses com as vozes originais da primeira dobragem! Mais informações sobre elenco e estreia em Portugal AQUI.
Artigos Relacionados:
- Digimon Adventure Movie | Análise
- Digimon Adventure tri Kokuhaku | Análise
- Digimon Adventure tri Ketsui | Análise
- Digimon Adventure Tri Saikai | Análise
- Digimon Adventure | Análise
Análises
Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna
A aventura dos nossos 8 heróis começou há 12 anos atrás, Tai e Yamato (Matt) agora com 22 anos enfrentam o "peso" do futuro e tudo o que este reserva, tudo isto com um novo vilão à espreita...
Os Pros
- Nostalgia
- Animação
- Banda Sonora
- História
Os Contras
- Necessidade de contexto dentro da franquia
- Necessidade de assistir Digimon Adventure Memorial Story Project