Título: Digimon Adventure Movie
Adaptação: Original
Produtora: Toei Animation
Géneros: Ação, Fantasia, Sci-Fi, Crianças
Data de Estreia: 6 de março de 1999
Digimon Adventure Movie | Enredo
Para os fãs de Digimon Adventure os acontecimentos desenvolvidos neste filme não são novos. Digimon Adventure Movie trata-se do episódio prequela da série original, em que é retratado o primeiro contacto das “crianças escolhidas” com os Digimons – o verdadeiro motivo porque são “crianças escolhidas”.
Durante a série foi-nos mostrado que as primeiras crianças a entrar em contacto com os Digimon foram Taichi e Hikari, pelo que esta narrativa segue essa mesma linha. Uma vez mais o relevo da 8ª criança escolhida, Hikari, é determinante para a cascata de acontecimentos que se avizinham num futuro não muito distante dos nossos 8 heróis. Além de ter sido ela quem descobriu a “anomalia” e “chocou” o ovo do Koromon, foi através dela, e do seu apito, que a linguagem e consequente ligação se afirmaram entre Humanidade e Digimon.
A narrativa floresce ao longo dos 20 minutos de forma orgânica e perfeitamente encadeada. Somos envolvidos pela magia da franquia e nada podemos fazer a não ser desfrutar da sucessão de acontecimentos natural e “crua” dos primórdios do universo Digimon.
Digimon Adventure Movie | Ambiente
Uma linguagem visual indescritível.
O poderio do episódio não está na ligação às personagens, como acontece com a franquia Digimon Adventure tri., muito pelo contrário. Em vez disso, somos arrebatados por mensagens visuais enternecedoras, que aliadas ao que conhecemos daquele mundo, transformam-no numa verdadeira obra de arte cinematográfica.
E o responsável por esta gloriosa produção é nada mais nada menos que: Mamoru Hosoda-sensei! Para os amantes e fiéis seguidores do trabalho deste Senhor, é caso para dizer: só podia ser ele. E a verdade é que só! O traço leve, os movimentos orgânicos e as coreografias de batalha monstruosamente bem executadas, preenchem o ecrã desde o primeiro minuto, fornecendo uma substância única ao filme.
Claro que as diferenças de design são significativas face ao original, no entanto, a diferença não é inimiga da perfeição. E a qualidade da animação suprime qualquer queixa que possa surgir quanto a esse quesito.
A banda sonora manteve-se a original na sua composição e sem qualquer defeito na sua distribuição. Os seiyuu estão de parabéns! Em simultâneo com os sons e expressões do Digimon deram ânimo e substância às personagens e narrativa.
Digimon Adventure Movie | Juízo Final
Com apenas 20 minutos, o episódio consegue funcionar de forma individual. Ou seja, qualquer pessoa que não conheça a franquia é capaz de ver e desfrutar o filme. Claro está que para os fãs o peso é irremediavelmente superior. Além de passarmos a conhecer a história por detrás dos flashes de imagens que nos foi transmitido durante a primeira temporada da série, somos embrenhados por uma dose de nostalgia e carinho pelos nossos protagonistas preferidos.
Em suma, uma obra para todos os que desejem perder-se no universo de animação japonesa pela mão de Mamoru Hosoda.
> Artigos Relacionados: Digimon
Análises
Digimon Adventure Movie
Digimon Adventure Movie trata-se da prequela da série anime Digimon Adventure de 1999.
Os Pros
- Ambiente
- Construção narrativa
Os Contras
- - -