Dr. Stone – Primeiras Impressões

por Roberto Filho
Dr. Stone - Primeiras Impressões

Título: Dr. Stone
Adaptação: Manga
Estúdio: TMS Entertainment
Demografia | Gênero: Shounen | Sci-fi, Aventura.

 

Das obras mais recentes a serem publicadas na Shounen Jump, duas tinham minha atenção. Youkoso no Neverland era a primeira e esta recebeu uma primorosa adaptação! Agora é a vez de Dr. Stone! O manga tem argumento de Riichiro Inagaki e arte de Boichi, será que a adaptação estará no nível da obra original?

 

Dr. Stone – Primeiras Impressões

Logo no início somos apresentados ao facto que carrega a trama do anime: todos no mundo foram transformados em pedra.

Nesse momento temos uma adaptação exata do manga!

 

Dr. Stone - Primeiras Impressões manga vs Anime

 

Eis que tudo se fez pedra

Num determinado dia, sem maiores explicações, um grande clarão varre o mundo, transformando todos em pedra. Milhares de anos depois Senkuu e Taiju conseguem libertar-se da petrificação, Senkuu decide restaurar o mundo à sua antiga sociedade e descobrir o que é o misterioso raio de luz.

Por agora fomos apresentados aos dois protagonistas: Senkuu, um génio que sabe tudo sobre todas as áreas das ciências. Taiju Ooki, um energético e bondoso “brutamontes”. Senkuu e Taiju estudavam na mesma escola e, apesar de terem personalidades completamente diferentes, são bons amigos.

 

Dr. Stone - Primeiras Impressões - Petrificação

 

A adaptação

O primeiro episódio adaptou os dois primeiros capítulos do manga. Eu tenho a opinião dividida quanto a isso, por um lado foram bem apresentados os personagens. Por outro as coisas ficaram um pouco apressadas, mas isso não atrapalha muito. Tirando uma ou outra pequena mudança, os acontecimentos estão bem fiéis, tanto que todas as imagens que estou a usar são exatas ao manga.

 

 

Como há a necessidade de apresentar os personagens, são-nos constantemente revelados flashbacksExiste a possibilidade de ser uma prática normal no anime, mas não constante, e não será massante igual a Naruto! Isso se respeitarem o manga.

Taiju pode parecer um personagem repetitivo, isso faz parte da personalidade dele, arrisco-me a compará-lo com Asta. Ambos falam alto, são determinados e honestos. Porém Asta é extremamente chato e Taiju não!

Ponto positivo para a boa adaptação do personagem.

 

 

Uma boa aula de ciências

Em Are You Lost? somos apresentados a diversas técnicas de sobrevivência, Dr. Stone caminha por uma estrada parecida. Senku explica todo e qualquer processo científico a ser realizado. Neste primeiro episódio aprendemos a fazer bebidas alcoólicas! Isso deve acontecer várias vezes durante o anime, estes devem ser dos momentos mais importantes dos episódios.

Junto a essas boas aulas de ciências vem um dos aspectos que mais gostei do episódio: o time-lapse! Time-lapse pode ser traduzido como passagem-de-tempo, uma câmara super rápida para termos a sensação que muito tempo passou! Achei o seu uso muito acertado e divertido.

 

 

Dr. Stone – Primeiras Impressões | Por fim a esperança

Eu gostei muito de como fizeram este início de Dr. Stone! Acredito muito no potencial, não só porque conheço o manga, mas principalmente pelo episódio. A animação, para mim, está ótima! Não é algo de tirar o fôlego, mas não decepciona, entrega bem o proposto. A adaptação dos personagens difere-se um pouco o design original, mas não ficou estranho!

Consigo ver, para Dr. Stone, um longo tempo de adaptação, acredito que ganhará temporadas espaçadas iguais Boku no Hero. Os arcos de Dr. Stone são bem definidos e aguardarei cada um deles com esperança!

E quanto a vocês? O que acharam? Estarei sempre a comentar sobre os episódios no Twitter, são bem-vindos e acompanhar-me!

 

Dr. Stone - Primeiras Impressões

 

 

1 comentário

Também deverás gostar de

1 comentário

LEANDRO SANTOS 2 Agosto, 2019 - 20:28

gostei.. mas achei as coisas demasiado apressadas..
tirando isso gostei das personagens, conseguiram ser desenvolvidas dentro do tempo existente.
a ciência é um aspecto interessante e bem implementado
e o mistério, presumo que o continue a ser por muito tempo, mas estou curioso

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.