Dragon Ball A Lenda de Shen Long | Análise

por Renato Sousa
Dragon Ball A Lenda de Shen Long - Bulma & Goku
Depois das análises detalhadas às várias séries de Dragon Ball transmitidas até à data, a chegada de “Dragon Ball Super” ao ecrã televisivo – algo que vai acontecer nas próximas semanas – veio dar o “empurrão” que eu precisava para começar a analisar os filmes associados a esta franquia. Vamos…

Dragon Ball: A Lenda de Shen Long

Enredo - 4.7
Personagens - 4.9
Produção Visual - 7.6
Banda Sonora - 8.5

6.4

Razoável

Longe de pertencer aos melhores momentos de Dragon Ball, esta história vale pela maneira interessante com que se reúnem os primeiros heróis da criação.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 2.9 ( 1 votos)
6

Depois das análises detalhadas às várias séries de Dragon Ball transmitidas até à data, a chegada de “Dragon Ball Super” ao ecrã televisivo – algo que vai acontecer nas próximas semanas – veio dar o “empurrão” que eu precisava para começar a analisar os filmes associados a esta franquia. Vamos então ao primeiro: “Dragon Ball A Lenda de Shen Long”.

 

Dragon Ball A Lenda de Shen Long | Sinopse

Desde a descoberta dos primeiros rubis nas terras do Rei Gurumes que aquela região nunca mais foi a mesma. O Rei tornou-se sedento pela angariação de mais e mais rubis, começou a oprimir o povo e a destruir as suas terras para dar aso a mais escavações em busca das tais pedras preciosas.

O que Gurumes não contava era com a maldição inerente à angariação e ganância pelos rubis [de sangue]. Por mais comida que coloque na sua boca, nenhum dos alimentos é capaz de o saciar. Mais ainda, a sua forma física está em constante mutação e o aspeto humano há muito que desapareceu.

Como tal, a única esperança do Rei é a reunião de todas as Dragon Balls, para solicitar ao Dragão que o liberte daquela terrível maldição. Uma tarefa muito complicada, tendo em conta que os grandes heróis desta obra: Goku, Bulma, Yamcha, entre outros, também as procuram e não vão facilitar em nada esta tarefa de Gurumes.

 

Dragon Ball A Lenda de Shen Long - Vongo & Pasta

Vongo & Pasta

 

Dragon Ball A Lenda de Shen Long | Ambiente e Enredo

As séries de anime do tipo shounen costumam por norma ter alguns filmes associados, muitas vezes lançados em paralelo com o decorrer da obra. Aliás, muitos deles costumam ser resumos de partes da história que foram contadas ao longo de dezenas de episódios. No caso deste primeiro filme de Dragon Ball a situação é um pouco diferente. Por outras palavras, este resumo que dita o primeiro encontro/ início de uma grande amizade entre Goku, Bulma, Yamcha, Tartaruga Genial, Puar e Oolong foi alvo de algumas alterações em relação à obra original. Todos acabam por se cruzar, mas por acontecimentos que divergem dos apresentados na série.

Curiosamente, este ponto que acabei de referir parece-me ser o forte desta longa-metragem, o ponto que fortalece o enredo. A história do Rei Gurumes é muito simples e outra coisa não se podia esperar, pelo que o caminho para a valorização do filme nunca poderia advir daí. Sobra então este segundo aspeto, que a meu ver é o ponto-chave da obra, até mesmo para aqueles que nunca viram Dragon Ball (se é que é possível existir alguém nesta situação!) e que agora queiram conhecer a sua história sem perder muito tempo com isso. Todos estes encontros e reencontros não são de longa duração, até porque o filme é curto. Porém, o que interessa ressalvar é que esta correria entre cenas parece estar num plano inclinado, ou não seria o espetador capaz de acompanhar e perceber o essencial de cada segundo de história sem dificuldade.

Para um filme dos finais do ano 1986, o dito cujo tem uma concepção gráfica bastante satisfatória e uma banda sonora de excelência. Esta última foi particularmente bem aproveitada da primeira série da franquia. Grande parte das melhores músicas são reproduzidas nesta produção.

 

Dragon Ball A Lenda de Shen Long - Pasta & Yamcha

Pasta & Yamcha

 

Dragon Ball A Lenda de Shen Long | As Personagens

A par dos grandes protagonistas da franquia, “Dragon Ball A Lenda de Shen Long” conta ainda com quatro personagens especialmente criadas para esta longa-metragem.

Pansy, criança de uma das vilas pertencentes ao reinado de Gurumes e que tem sofrido na pele a ganância do Rei em encontrar mais rubis. Apesar de muito jovem, a rapariga está determinada em tentar fazer algo para mudar a situação complicada da sua família e dos seus vizinhos.

Pasta e Vongo são os principais auxiliares do Rei no terreno. Seja no que diz respeito à procura dos rubis ou das Dragon Balls, esta dupla representa toda a infantaria de Gurumes, ou não teria tanto tempo de antena. Embora detenham algum talento para o combate e para o controlo de equipamentos tecnológicos avançados, Pasta e Vongo estão longe de serem uma ameaça de relevo para Goku e companhia.

Gurumes é o principal antagonista desta produção, mas está longe de fazer jus a este título enquanto personagem. Como já disse, o aspeto de maior valor deste filme é a reunião do grupo de heróis que participou nas primeiras grandes aventuras da obra de Akira Toriyama, sendo o plano maléfico um ponto secundário. Depois de passar grande parte das cenas sem dar um ar da sua graça, nem mesmo a intervenção do Rei na reta final da história serve para apagar a imagem pálida que minuto após minuto foi sendo criada na mente do espetador.

 

Dragon Ball A Lenda de Shen Long - Gurumes

Gurumes

 

Dragon Ball A Lenda de Shen Long  | Juízo Final

Em suma, “Dragon Ball A Lenda de Shen Long” está longe de poder ser comparado à série, longe de nos encher as medidas, indo de encontro ao estereótipo criado para este tipo de produções, isto é: dar mais mediatismo à obra envolvida e permitir aos seus responsáveis ter mais algum lucro com o projeto.

Tendo em conta todos os parâmetros de análise, com a parte ambiental de grande nível que transita da série, a história vale, como já disse, pela maneira original e atrativa com que os primeiros heróis da criação se reúnem, sendo uma rampa de lançamento e conhecimento para os adeptos do anime que (inacreditavelmente!) possam ter deixado escapar Dragon Ball do seu radar. Para os fãs mais acérrimos, de dizer que são 50 minutos nada exuberantes, mas também longe de serem maçadores. Segue-se o trailer.

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”C7mJ_qDnBBA”]

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.